Que atitudes do empregador autorizam o trabalhador a pleitear rescisão indireta do contrato de trabalho?

Perguntado por: Mélanie Fonseca de Loureiro  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (38 avaliações)

Para caracterizar a rescisão indireta é necessário que o empregador tenha cometido falta grave, gerando prejuízos para o empregado e tornando inviável a manutenção da relação empregatícia. ... Isso porque a rescisão teve origem em uma quebra de contrato por parte do empregador.

Quando cabe a rescisão indireta do contrato de trabalho?

A rescisão indireta é caracterizada pela solicitação da demissão por parte do colaborador e se difere do pedido de demissão, pois, é realizada quando o empregador não cumpre a lei ou o acordo firmado no momento da contratação.

Como pedir rescisão indireta do contrato de trabalho?

Para solicitar uma rescisão indireta, o empregado precisa entrar com uma reclamação trabalhista, de natureza declaratória, de modo que o contato com o empregador será feito diretamente pelo poder judiciário, evitando assim outros constrangimentos.

Como comunicar a empresa sobre a rescisão indireta?

O primeiro passo é romper o contrato por justa causa e comunicar esse fato ao empregador. Esse procedimento deve ser feito por meio de um advogado, preferencialmente especializado em causas trabalhistas. O pedido de demissão indireta se inicia com a entrada em uma ação trabalhista de rescisão contratual.

Quais são os requisitos que motivam a demissão por justa causa o que é rescisão indireta do contrato de trabalho?

Qualquer conduta do empregador e/ou preposto que gere agressão fisica ao empregado, salvo no caso de legítima defesa própria ou de outrem será motivo para ingressar com pedido de rescisão indireta na justiça trabalhista. Não se faz necessária a agressão consumada, bastando a tentativa para se configurar o ato lesivo.

Tech & Startups: Empresa auxilia importação e exportação

38 questões relacionadas encontradas

Quais motivos para rescisão indireta?

A rescisão indireta é um direito trabalhista, não muito conhecido, com todo o respaldo em leis para o trabalhador. Ela deve ser acionada quando o funcionário sentir-se ameaçado, humilhado, ferido ou ter seus direitos negados pelo empregador, como atraso de salários, não pagamento das horas extras e férias.

Quando o empregado tem direito a rescisão indireta?

Sendo julgada procedente a Rescisão Indireta o ex-empregado terá direito as verbas rescisórias estipuladas na CLT.
  • Saldo de dias trabalhados;
  • Férias vencidas ou proporcionais;
  • 1/3 das férias;
  • Multa de 40% sobre o saldo do FGTS;
  • Aviso prévio;
  • 13º salário proporcional.
  • Guias para requerimento do auxílio desemprego.

O que acontece se a rescisão indireta indeferida?

Assim, uma vez ajuizada ação trabalhista, visando à rescisão indireta do contrato de trabalho, deixando o empregado o seu posto de trabalho abruptamente, na oportunidade, no caso de indeferimento de sua pretensão, tem o empregador o direito de descontar das verbas rescisórias a ele devidas o valor correspondente ao ...

O que fazer quando a empresa não quer me mandar embora?

Se você está em busca de sair do emprego pelas situações anteriores, é possível procurar um advogado para solicitar a rescisão indireta, onde, a Justiça identificará o abuso e solicitará a quebra do contrato de trabalho, indenizando assim o trabalhador e garantindo todos os direitos trabalhistas, como o saque do FGTS e ...

E devido o aviso prévio na rescisão indireta?

não é devido aviso prévio na despedida indireta. ... é ilegal substituir o período que se reduz da jornada de trabalho, no aviso prévio, pelo pagamento das horas correspondentes. E. reconhecida a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho, o empregado não tem direito ao aviso prévio.

Como dar entrada na rescisão de contrato?

  1. CPF.
  2. Carteira de Trabalho (todas, se possuir)
  3. Documento de identificação do PIS/PASEP (cartão) ou extrato atualizado ou Cartão Cidadão.
  4. Requerimento do Seguro Desemprego entregue pelo empregador no ato da dispensa.
  5. Extrato do FGTS ou documento atualizado que comprove os depósitos.

O que acontece na primeira audiência de rescisão indireta?

1. Ainda que seja acolhido o pedido de rescisão indireta do contrato de trabalho, não será devida a multa estabelecida no art. 477 , § 8º da CLT se o empregador quitou, em primeira audiência, as parcelas rescisórias que, na época, entendia devidas, 2. Recurso provido.

O que diz o artigo 483 da CLT?

§ 1º - O empregado poderá suspender a prestação dos serviços ou rescindir o contrato quando tiver de desempenhar obrigações legais incompatíveis com a continuação do serviço. § 2º - No caso de morte do empregador constituído em empresa individual, é facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho.

Quais as verbas de uma rescisão indireta?

Em caso de rescisão indireta, as verbas rescisórias são as mesmas da rescisão sem justa causa. Há também a possibilidade do Tribunal do Trabalho reconhecer culpa recíproca nessa demissão litigiosa. Nesse caso as verbas rescisórias serão reduzidas em 50%.

O que fazer para ser demitido com todos os direitos?

Fazer um combinado com a empresa em que ela considere o seu pedido de demissão como uma dispensa sem justa causa e te pagar os seguintes direitos (como se ela tivesse demitido): Aviso Prévio, saldo de salário, férias e 13º proporcionais, Seguro desemprego, FGTS integral, multa de 40% sobre o FGTS e rescisão trabalhista ...

Como fazer para sair da empresa com todos os direitos?

Apesar de parecer estranho, é possível sim, demitir o empregador, neste caso, a rescisão indireta garante que o trabalhador possa se desligar da empresa garantindo todos os direitos e verbas como se tivesse sido demitido sem justa causa.

Qual a melhor forma de pedir para ser mandado embora?

O ideal é combinar um horário para conversar a sós com seu superior e explicar as suas razões com objetividade, sinceridade e humildade, ingrediente que não pode faltar nessa conversa. Outra dica importante: jamais critique qualquer pessoa ou qualquer aspecto da empresa que tenha contribuído para a sua decisão.

É possível converter pedido de demissão em rescisão indireta?

Portanto, não há amparo jurídico para a conversão do pedido de demissão em rescisão indireta. Uma vez descontente com as condutas da empresa, deveria a parte ajuizar ação com o pedido de conhecimento da rescisão indireta.

Quando é considerado abandono de emprego?

Características do abandono do emprego

A Lei não especifica a quantidade de faltas consecutivas para que o abandono seja configurado, mas a Justiça do Trabalho entende que a ausência de um colaborador por mais de 30 dias consecutivos e sem justificativa pode caracterizar o fato.

Quando o funcionário pode dar justa causa na empresa?

São elas: conduta desonesta do empregado; ato imoral ligado à conduta sexual, como assédio sexual; mau procedimento; concorrência desleal praticada pelo empregado; condenação criminal transitada em julgado; negligência e desinteresse, como faltas e atrasos constantes; embriaguez em serviço; violação de segredo da ...

Como provar o assédio moral?

É importante que a vítima tente coletar o máximo de provas possíveis para comprovar o assédio. Isso pode ser feito através de e-mails, testemunhas ou mesmo gravações ambientais promovidas pelo empregado através de gravador do telefone celular, por exemplo.

Em quais hipóteses o trabalhador pode aplicar a justa causa no empregador conforme artigo 483 CLT?

Podemos vê-la no artigo 483 da CLT, onde também estão enumeradas as hipóteses em que a “justa causa do empregador” é cabível: ... g) o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários.

O que é considerado rigor excessivo?

O rigor excessivo se caracteriza com a má-educação, maus tratos, falta de cortesia, punição desproporcional ou injusta do empregador ao trabalhador.

Quais as hipóteses extinção do contrato de trabalho por rescisão indireta conforme artigo 483 da CLT?

Prevê o artigo 483 da CLT, em suas alíneas “c” e “d”, que o empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando: c) correr perigo manifesto de mal considerável; d) não cumprir o empregador as obrigações do contrato.

O que acontece na primeira audiência de trabalho?

Como deu para perceber, a audiência trabalhista é um ato processual em que o magistrado tem contato direto com as partes litigantes, ouve seus pleitos e argumentos, forma seu convencimento, oportuniza a produção de provas e decide como será o desenrolar do processo.

Artigo anterior
Como pedir estorno de passagem de ônibus?
Artigo seguinte
Como abrir uma empresa de prestação de serviços administrativos?