Como pedir estorno de passagem de ônibus?

Perguntado por: Matheus Macedo  |  Última atualização: 5. April 2022
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Para o cancelamento e reembolso da passagem, é necessário preencher um formulário fornecido pela transportadora, que terá 30 dias para efetuar a devolução do dinheiro. Na ausência do formulário, a restituição do pagamento deve ser feita imediatamente e em espécie.

É possível pedir reembolso de passagem de ônibus?

Segundo o advogado do Procon Assembleia, Guilherme Benetti, o consumidor que quiser desistir da viagem pode pedir reembolso, desde que a desistência seja comunicada com até três horas do horário marcado. Porém, é preciso ficar atento, pois a companhia pode cobrar um valor de até 5% do preço da passagem.

Tem como cancelar a passagem e pegar o dinheiro de volta?

Há uma exceção importante: para compras realizadas com antecedência mínima de 7 dias, contados da data de embarque, o passageiro que desistir da passagem aérea em até 24 horas, contadas do recebimento do seu comprovante de compra, tem o direito ao reembolso integral (sem multas).

Como funciona o reembolso de passagem de ônibus?

ser feitos até três horas antes do embarque, sendo autorizado às empresas a retenção de 5% do valor pago. Após três horas antes do embarque as viações podem não aceitar a solicitação. Em caso de reembolso, esse deve ser feito em até 30 dias e com o valor corrigido, considerando a data do reembolso e não a da compra.

Como recuperar dinheiro de passagem?

De acordo com a resolução 400/2016 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), os passageiros têm até 24 horas para desistir da compra e ter o reembolso integral do valor da passagem, sem nenhum custo adicional. A regra é válida tanto para compras feitas pela internet, como para as feitas em lojas físicas.

COMO PEDIR REEMBOLSO DE PASSAGEM DE ÔNIBUS?

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Quanto tempo posso cancelar uma passagem de ônibus?

Por lei, quem viaja de ônibus intermunicipal, interestadual ou internacional pode cancelar a viagem, mudar a data e o horário. Mas para remarcar a viagem o passageiro tem que comunicar essa desistência pelo menos três horas antes do embarque. Respeitando essa antecedência é possível até ter o dinheiro de volta.

Quando perde o ônibus perde a passagem?

Segundo a ANTT, o passageiro que perdeu o ônibus tem o direito de trocar sua passagem. Isso é dito na Resolução número 4282 de 17 de fevereiro de 2014, onde fica claro que a passagem tem validade de um ano após sua emissão.

Como pedir reembolso?

Conhecer as opções de solicitação de reembolso
  1. No computador, acesse play.google.com/store/account.
  2. Selecione Histórico de pedidos.
  3. Encontre o pedido que você quer devolver.
  4. Selecione Solicitar um reembolso ou Informar um problema e escolha a opção que descreve sua situação.

Quais são os direitos dos passageiros de ônibus?

Quais são os principais direitos do passageiro?
  • Receber serviço adequado. ...
  • Ter o lugar no ônibus garantido. ...
  • Obter auxílio no momento de embarque. ...
  • Ter auxílio a deficientes visuais e auditivos. ...
  • Ter ajuda em casos de extravio de bagagem. ...
  • Chegar com antecedência. ...
  • Não viajar em estado de embriaguez. ...
  • Não fumar.

Quanto custa para cancelar uma passagem aérea?

Trata-se do direito de arrependimento, que assegura ao consumidor que comprou suas passagens aéreas via internet ou telefone um prazo de até 7 dias a partir da data da compra para desistir da viagem. Dentro desse prazo, o reembolso das passagens é integral e não há nenhum custo para o cliente.

O que fazer em caso de cancelamento de voo?

Nesses casos, você tem as seguintes opções:
  1. Receber reembolso integral do valor pago na passagem aérea, incluindo as taxas. ...
  2. Embarcar no próximo voo da companhia. ...
  3. Remarcar o voo para data e horário que o passageiro preferir, sem custo adicional.

O que acontece se eu não comparecer no voo?

Porém, vale lembrar que, em caso de não comparecimento (o chamado “no-show”), seu voo de volta pode ser cancelado automaticamente. O cancelamento não ocorre quando, em viagens nacionais, você informa que não irá embarcar até o horário do voo. O procedimento evita, também, a cobrança de eventual multa contratual.

Quais são os meus direitos quando o ônibus atrasa?

TRANSPORTE RODOVIÁRIO

Atraso superior a 1 hora da partida do ponto inicial ou de uma das paradas previstas durante o percurso por culpa da empresa: dá ao usuário o direito de ser remanejado para outra companhia sem nenhum custo, ou o direito de desistir da viagem com o reembolso imediato do valor da passagem.

Qual a exigência da ANTT?

Deverá portar durante toda a viagem a licença de viagem (autorização de viagem) e a relação de passageiros. Adicionalmente os exigidos em Resoluções específicas da ANTT (ex: formulário de reclamação de dano ou extravio de bagagem) e na legislação de trânsito.

Quais são os direitos do consumidor?

No art. 6º, o CDC traz os direitos básicos do consumidor, que são: Direito à vida, saúde e segurança, que assegura que produtos e serviços não trazem riscos dessa ordem aos consumidores; ... Direito ao serviço público adequado e eficaz, pois esse tipo de serviço deve ser garantido pelos órgãos públicos.

Como pedir reembolso de uma compra pela internet?

Você tem até sete dias para refletir se a compra feita fora de um estabelecimento comercial é o que se esperava. O prazo conta a partir da entrega do produto ou do início da prestação do serviço. Caso queira cancelar, é recomendável que entre em contato com o fornecedor por escrito (por e-mail, por exemplo).

Como é feito reembolso no boleto?

Após o cancelamento da compra, você receberá um e-mail com um link para preencher um formulário de reembolso. É possível receber o reembolso tanto em conta corrente quanto conta poupança.

Como pedir reembolso cartão de crédito?

Como pedir estorno do cartão de crédito?
  1. O cliente faz o pedido de estorno para o estabelecimento comercial onde a compra foi realizada;
  2. O estabelecimento checa as políticas de devolução;
  3. Se tudo der certo, o valor reembolsado segue para o adquirente da transação (a maquininha na qual você utilizou o seu cartão);

Como remarcar passagem de ônibus pela internet?

Quando uma passagem de ônibus é comprada com um portal de vendas de passagens terceirizado, o cliente que quiser o cancelamento ou troca da passagem, deverá entrar em contato diretamente com o portal, respeitando o prazo do pedido ser feito até 3 horas antes da viagem.

Tem como cancelar passagem de ônibus comprada pela internet?

Com toda essa facilidade, será que cancelar passagem de ônibus comprada pela internet também é algo simples? A resposta é sim. Se você ainda não fez a troca do voucher (ou comprovante de compra) pelo bilhete da passagem é só entrar em meu pedido, fazendo o login com seu e-mail e n° do pedido e solicitar o cancelamento.

O que fazer quando um ônibus atrasa?

A assistência material é o principal direito do consumidor em situações de atrasos no contrato de transporte. A assistência material é o auxílio obrigatório que deve ser dado pela empresa transportadora ao consumidor em situações de atraso, cancelamento ou interrupção da viagem.

Como reclamar de ônibus atrasado?

Registre a reclamação com o SAC

As prefeituras, governos do estado e suas respectivas secretarias responsáveis pelos ônibus devem disponibilizar um telefone para atendimento ao cidadão, o chamado SAC. Ligue, registre seu pedido ou reclamação, anote o protocolo de atendimento e peça um prazo para resposta.

Quanto tempo o ônibus espera o passageiro?

Alguns chegam a esperar, no mínimo, 40 minutos nos pontos do município. Quem depende do transporte público, reclama que a situação ficou bastante ruim durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Fora a demora, os passageiros precisam enfrentar ônibus lotados, principalmente em horário de pico.

O que é taxa de no-show?

As empresas aéreas podem cobrar a taxa de remarcação, mais a variação da passagem aérea (se houver) e, no caso de "no show", cobra-se a taxa "no show" (normalmente mais alta que a de remarcação) e você tem o direito de REMARCAR a passagem, a qual nos é garantida (no Brasil) por até um ano.

Como receber indenização por voo cancelado?

Caso o voo tenha sido cancelado pela companhia, o passageiro deve efetuar primeiro uma reclamação formal, exigindo ser realocado em outro voo. Com a negativa, poderá comprar novas passagens e solicitar o ressarcimento da diferença de valores, já que a passagem cancelada será reembolsada em 12 meses.

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