Quantos tipos de silepse existem?

Perguntado por: Ema Carlota Coelho de Leal  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (59 avaliações)

Há três tipos de silepse: silepse de gênero, silepse de número e silepse de pessoa.

Quantos e quais são os tipos de silepse *?

A silepse, também conhecida como concordância ideológica, pode ser classificada em três tipos: silepse de gênero, número e pessoa.

O que é silepse e exemplos?

A silepse é um recurso da escrita em que a concordância não ocorre de acordo com os termos da frase, mas com a ideia que se quer passar. Como em "a violenta São Paulo", em que a palavra violenta está no feminino por concordar com o termo oculto "a cidade de".

Como identificar a silepse?

Classificação
  1. Silepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino);
  2. Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural;
  3. Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.

O que significa Sileps?

Silepse é uma figura de construção ou sintática que trata da concordância que acontece não com o que está explícito na frase, mas com o que está mentalmente subentendido, com o que está oculto. É, portanto, uma concordância ideológica, irregular ou figurada, que ocorre com a ideia que o falante quer transmitir.

SILEPSE ✏️

27 questões relacionadas encontradas

Qual é o significado de Paronomásia?

1. Figura de retórica que consiste em reunir na mesma frase palavras quase idênticas no som, mas de significação diferente. 2. Semelhança entre palavras de línguas diferentes.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

O que é Assíndeto exemplos?

Assíndeto é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de conjunções coordenativas, isto é, conjunções que ligam orações ou elementos independentes entre si em um enunciado. Veja: Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes e carne. Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes, carne.

O que é antonomásia e exemplos?

Significado de Antonomásia

substantivo feminino Retórica Figura que consiste na substituição do nome próprio de uma pessoa, cidade, país, pelo de uma sua qualidade ou por uma perífrase que concentre um dos seus atributos: o príncipe dos poetas (por Camões), o Redentor (por Jesus Cristo). Alcunha, apelido, cognome.

O que é paradoxo é um exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

O que é prosopopéia Cite um exemplo?

Prosopopeia (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais. Prosopopeia é uma figura de linguagem usada para tornar mais dramática a comunicação. Exemplos: Árvores pedem socorro.

São exemplos de sinestesia?

Sinestesia (figura de linguagem)
  • cor berrante (visão + audição)
  • perfume doce (olfato + paladar)
  • olhar penetrante (visão + tato)
  • risada gostosa (audição + paladar)
  • cheiro azedo (olfato + paladar)
  • resposta seca (audição + tato)

O que é uma figura de linguagem?

Figuras de linguagem são recursos usados na fala ou na escrita para tornar mais expressiva a mensagem transmitida. É muito importante saber identificar as diversas figuras de linguagem, pois desta forma é possível interpretar melhor os diferentes tipos de textos.

Quais são os tipos de figuras de linguagem?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Quais são os verbos impessoais?

Os verbos impessoais são aqueles que não possuem sujeito. Ou seja, eles surgem em orações sem sujeito. Há alguns muito usados, como o verbo “haver” no sentido de “existir”, como o próprio “há” no início dessa oração.

Quais são as modalidades das figuras de linguagem?

Para que todas as possibilidades sejam alcançadas, as figuras de linguagem abrangem diferentes modalidades:
  • Figuras de semântica.
  • Figuras de sintaxe.
  • Figuras de som/fonética.

O que é antonomásia ou perífrase exemplos?

A perífrase é uma figura de linguagem que está relacionada com as palavras. ... Ainda que a perífrase e a antonomásia sejam consideradas a mesma figura de linguagem, a antonomásia trata-se de um tipo de perífrase. Assim, a antonomásia é quando se refere a uma pessoa (nomes próprios).

Como identificar Perifrase?

Perífrase é uma figura de linguagem fortemente relacionada às palavras delimitadas. Dessa forma, ela se encontra como uma figura de palavra. Esse tipo de figura de linguagem tem ocorrência frequente de acordo com a substituição de uma ou mais palavras por uma outra expressão ou sentença.

São exemplos de catacrese?

Catacrese
  • O pé da mesa estava quebrado.
  • Descasque dois dentes de alho para a comida.
  • A cabeça do prego está torta.
  • A asa da xícara quebrou-se.
  • Sentou-se no braço da poltrona para descansar.
  • Ele já compôs a cabeça do samba.
  • O inseto é menor que a cabeça do alfinete.

O que é um assíndeto e polissíndeto?

Assíndeto é uma figura de estilo que consiste na supressão de conectivos em uma oração. ... Opondo-se a essa definição, polissíndeto é a figura de linguagem que consiste no uso repetitivo dos conectivos e tem significado vindo do grego polysýndeton, isto é, “múltiplas ligações”.

Qual é a diferença entre polissíndeto e assíndeto?

Assíndeto e Polissíndeto: Diferenças

Enquanto o assíndeto é determinado pela omissão de uma conjunção (síndeto), o polissíndeto é marcado pela repetição da conjunção coordenativa (conectivo). Exemplos: Maria correu, pegou o ônibus, foi para o trabalho.

Por que junto ou separado?

já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Como se usa o por quê?

Porquê, junto e com acento, é usado quando se pretende indicar um motivo, razão ou causa. Aparece precedido de artigo ou junto de um pronome ou numeral. Pode ser substituído por o motivo, a causa, entre outros.

O que é uma personificação exemplos?

O que é a Personificação:

Como dito, a personificação é o efeito de “humanizar”, ou seja, dá feições tipicamente humanas ao que é, originalmente, inanimado. Exemplo: “A vida é cruel”; “Hoje o dia sorriu para mim” ou “O gato estava apaixonado pela encantadora e tímida gatinha”.

Artigo anterior
Por sua conta e risco significado?
Artigo seguinte
Em que momento se consuma o crime de apropriação indébita?