Em que momento se consuma o crime de apropriação indébita?

Perguntado por: Vicente Brito Freitas  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (69 avaliações)

APROPRIAÇÃO INDEBITA. MOMENTO CONSUMATIVO. CONSUMA-SE O CRIME DE APROPRIAÇÃO INDEBITA NO MOMENTO EM QUE O AGENTE INVERTE O TITULO DA POSSE, PASSANDO A AGIR COMO DONO, RECUSANDO-SE A DEVOLVER A COISA OU PRATICANDO ALGUM ATO EXTERNO TIPICO DE DOMINIO, COM O ANIMO DE APROPRIAR-SE DA COISA.

Como provar a apropriação indébita?

A materialidade e a autoria do crime de apropriação indébita e estelionato encontram-se devidamente comprovados por meio do auto de reconhecimento de pessoa, dos documentos acostados pela lesada, além da prova oral.

Quando se consuma o crime de apropriação indébita?

70 do Código de Processo Penal - Ocorre a consumação do crime de apropriação indébita no momento em que o agente inverte o título da posse, passando a agir como dono, recusando-se a devolver a coisa ou praticando algum ato externo típico de domínio, com o ânimo de apropriar-se da coisa.

Quando ocorre apropriação indébita?

A apropriação indébita acontece quando o agente se apropria de coisa alheia móvel, de quem tem a sua detenção ou a posse. O sujeito, que é possuidor ou detentor da coisa, faz a inversão do título da detenção ou da posse e se considera como se fosse realmente o dono.

O que é apropriação indébita exemplos?

Veja um exemplo: uma pessoa fica com a guarda temporária de um objeto que deve ser devolvido ao dono depois de um tempo, como no caso de um objeto que foi emprestado. Mas ela não demonstra a intenção de fazer a devolução e fica com o objeto para si. Essa é uma conduta de apropriação indébita.

Apropriação Indébita - art. 168 do CP

28 questões relacionadas encontradas

Qual o tipo de ação penal no crime de apropriação indébita?

A apropriação indébita é processada mediante ação penal pública incondicionada.

Qual a diferença de apropriação indébita e furto?

Não há subtração. A diferença entre furto e apropriação indébita fica bem clara quando analisamos os dois dispositivos. No furto, a coisa alheia móvel é subtraída, ou seja, a rés não está com o agente ativo, diferente da apropriação indébita em que o agente ativo já possui a posse ou detenção da coisa.

Em que momento se consuma o delito de apropriação indébita previdenciária nas quatro modalidades?

Ressalte-se que referido delito se consuma no momento em que se finda o prazo convencional ou legal para o repasse ou recolhimento das contribuições devidas ou do pagamento dos benefícios devidos a segurados, quando mencionadas quantias já tiverem sido reembolsadas às empresas pela Previdência.

Qual o objeto jurídico da apropriação indébita?

Comete o delito àquele que apropria-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção, podendo ser punida com reclusão, de um a quatro anos, e multa. O bem jurídico tutelado é a propriedade.

O que é apropriação indébita tributária?

O delito de apropriação indébita consiste na apropriação de coisa alheia móvel, de quem tem a posse e detenção (Código Penal, art. 168).

O que é apropriação indébita majorada?

Apropriação indébita majorada. Posse de valores em razão do emprego. ... - Comete o crime de apropriação indébita aquele que se apropria de um malote de dinheiro entregue aos seus cuidados e não o repassa a quem de direito.

São requisitos a configuração do delito de apropriação indébito?

São requisitos do crime: a) Entrega voluntária e consciente do bem ao agente: o agente passa a ter a posse legítima da coisa. Na posse ilegítima o crime é outro (ex.: se o agente subtraiu a coisa, há furto; se a entrega foi inconsciente por fraude do agente ou erro da vítima, o crime é estelionato);

É inadmissível a aplicação do chamado princípio da insignificância no que se refere ao crime de não recolhimento de contribuições previdenciárias art 168-a do CP?

Ambas as Turmas que compõem o Supremo Tribunal Federal entendem ser inaplicável o princípio da insignificância aos crimes de sonegação de contribuição previdenciária e apropriação indébita previdenciária, tendo em vista a elevada reprovabilidade dessas condutas, que atentam contra bem jurídico de caráter ...

Quando ocorre a extinção da punibilidade?

A extinção da punibilidade acontece quando não há mais como se impor ao réu ou condenado a sanção cominada ou aplicada. Ou seja, não há mais interesse punitivo estatal e o indivíduo não pode mais sofrer sanções.

Qual a diferença entre sonegação previdenciária e apropriação indébita previdenciária?

A diferença fundamental entre a conduta prevista no crime de apropriação indébita previdenciária, cujo tipo penal se encontra delineado no art. 168-A do CP, e a conduta prevista no crime de sonegação de contribuição previdenciária, tipificado no art. 337-A do mesmo Digesto, é a fraude existente na segunda conduta.

Como podem ser diferenciados os delitos de furto apropriação indébita e receptação?

Ou seja, na apropriação indébita, o agente tem a posse ou mera detenção do bem de forma legítima. A vítima lhe entrega o bem e o autoriza a exercer a posse de fato sobre a coisa para determinado fim. Já na receptação, não há que se falar em posse legítima.

Quais as diferenças entre os tipos penais de furto e estelionato?

Assim, no "furto qualificado" a fraude é apenas um meio para o agente chegar à subtração da coisa. Já no "estelionato" ela incida da mesma forma, mas não ocorre subtração alguma, ou seja, a "res": é tirada da posse do ofendido. Ao contrário, iludido na sua boa-fé pelo engodo de que foi vítima, ela a entrega ao agente.

Qual é o artigo de furto?

Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. ... § 2º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.

Qual a ação penal no crime de roubo?

Trata-se de ação penal pública incondicionada, imputando-se ao acusado a prática de crime de roubo. ... Segundo o juiz, não se faz possível a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos por se tratar de crime praticado com grave ameaça contra a pessoa.

Quais crimes de ação penal pública incondicionada?

Ante a falta de iniciativa do legislador, em 1984 o STF emitiu a Súmula 608: No crime de estupro, praticado mediante violência real, a ação penal é pública incondicionada. Ou seja: quando houver lesões graves, gravíssimas ou morte da vítima (art.

Pode ser aplicado o princípio da insignificância aos crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação de contribuição previdenciária?

Não é possível a aplicação do princípio da insignificância aos crimes de apropriação indébita previdenciária e de sonegação de contribuição previdenciária, independentemente do valor do ilícito.

É considerado crime deixar de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes no prazo e na forma legal ou convencional?

Segundo o Código Penal, é crime punido com reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa, deixar de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional.

Como denunciar apropriação indébita previdenciária?

O Ministério Público Federal, diante desse quadro, oferece denúncia contra o empresário Y, imputando-lhe a conduta de apropriação indébita previdenciária, nos termos do artigo 168-A.

O que é apropriação da cultura?

Mas, então, o que seria a 'apropriação cultural'? Basicamente, é a ação de adotar elementos de uma cultura da qual você não faz parte. Além disso, para que a gente não fique na superfície da questão, precisamos lembrar que esta apropriação envolve uma relação de poder.

O que é apropriação de imposto?

Apropriação de Impostos Geral: Manutenção de contas que serão utilizadas para a contabilização de qualquer natureza de operação constante nos lançamentos de notas fiscais de entrada e saída.

Artigo anterior
Quantos tipos de silepse existem?
Artigo seguinte
Quem fez a logo da Google?