Quantos nêutrons apresenta o isótopo do césio de número de massa 137?

Perguntado por: Marco Amaral  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (5 avaliações)

Assim, o césio-137 é um radioisótopo do césio que tem em seu núcleo 55 prótons e 82 nêutrons.

Quantos nêutrons apresenta o isótopo do césio de número de massa 137 a 55 B 137 C 82 D 192 e 91?

O césio-137 é um isótopo radioativo (radioisótopo) do elemento químico césio (Cs), cujo número atômico (Z), isto é, a quantidade de prótons no núcleo atômico, é igual a 55, e o número de nêutrons é de 82.

Qual a emissão do Césio 137 para o Bário 137?

O Césio 137 é um isótopo radioativo resultante da fissão de urânio ou plutônio, é usado em equipamentos de radiografia, até aí tudo bem, o problema ocorre quando este isótopo é desintegrado e dá origem ao Bário 137m que passa a emitir radiações gama.

Como é feito o Césio 137?

Obtenção do césio-137

A obtenção do isótopo 137 do césio ocorre por meio da fissão nuclear espontânea ou induzida de vários radionuclídeos pesados, como o urânio-233, o urânio-235 e o plutônio-239.

Quais os tipos de radiação emitida pelo Césio 137?

O Césio 137, por ser radioativo, elimina radiação para atingir estabilidade, sendo a radiação beta a eliminada por ele. Ao eliminar a radiação beta ele se transforma no radioisótopo do elemento químico Bário, de massa 137 e número atômico 56, que emite radiação gama, transformando-se em um isótopo estável.

Como calcular o Número de Prótons, Nêutrons e Elétrons

29 questões relacionadas encontradas

O que o Césio 137 causa nas pessoas?

Os primeiros sintomas da contaminação – náuseas, vômitos, tonturas, diarreia – apareceram algumas horas após o contato com o material. As pessoas procuravam farmácias e hospitais e eram medicadas como vítimas de alguma doença infecto-contagiosa.

O que foi feito para conter a contaminação do Césio 137?

Resumo sobre acidade com Césio-137 em Goiânia

A descoberta do acidente foi feita pelo físico Walter Mendes, e o trabalho de contenção retirou seis mil toneladas de lixo nuclear de Goiânia. Mais de 110 mil pessoas foram examinadas, e quatro morreram pelo contato com a radiação.

Qual a diferença entre o césio 133 para o Césio 137?

A diferença está em que o Césio 137 possui 82 nêutrons e o Césio 133 possui 78 nêutrons. Ambos são Isoelectrónicos, então támbem tem 55 elétrons para ficarem com carga nula.

Qual a distribuição eletrônica de césio?

O átomo Cs possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4 s2 3 d10 4 p6 5 s2 4 d10 5 p6 6 s1. Césio tem várias peculiaridades que a maioria das pessoas nem sabe...

Quantos nêutrons tem o césio?

Descoberto em 1860, por Kirchhoff e Bunsen, o elemento químico césio tem número atômico 55 e seus isótopos mais relevantes são o 133 e o radiativo 137. Assim, o césio-137 é um radioisótopo do césio que tem em seu núcleo 55 prótons e 82 nêutrons.

Quantos elétrons tem o Bário?

O bário (do grego "barýs", pesado) é um elemento químico de símbolo Ba, número atômico 56 (56 prótons e 56 elétrons) com massa atómica 137 u. À temperatura ambiente, o bário encontra-se no estado sólido.

Qual o elemento químico cujo isótopo possui 77 partículas sem carga e 133 partículas em seu núcleo *?

Urânio – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quais as semelhanças e diferença entre os isótopos?

Isótonos: átomos com número de nêutrons (n) iguais que se diferem pelo número atômico (Z) e de massa (A). Exemplo: Mercúrio (Hg) e Chumbo (Pb). Isótopos: se definem como átomos pertencentes a um mesmo elemento químico, possuem números atômicos iguais, mas se diferem no número de massa.

Quais as semelhanças e diferenças entre os isótopos?

Assim, os isótopos são elementos que apresentam mesmo número de prótons, os isóbaros possuem mesmo número de massa, enquanto que os isótonos possuem mesmo número de nêutrons.

Quais são as semelhanças e diferenças entre os isótopos?

Átomos isótopos possuem o mesmo número de prótons e diferente número de nêutrons. ... Por outro lado, átomos de elementos químicos diferentes podem ter semelhanças entre si. Essas semelhanças e diferenças nas propriedades dos átomos devem-se principalmente à quantidade de partículas atômicas (prótons, nêutrons e elétrons).

Como deve ser feito o armazenamento de rejeitos radioativos?

Os rejeitos precisam ser separados de acordo com as formas físicas (sólido, líquido e gasoso) e acondicionados em recipientes apropriados, como tambores metálicos, bombonas plásticas ou outro tipo de contentor.

Quais as consequências do contato do Césio-137 no corpo e na vida dessas pessoas?

As entrevistas evidenciaram que as pessoas que tiveram alguma forma de contato com o elemento químico césio-137 ainda sofrem problemas de saúde, entre eles: radiodermite, queimaduras em várias partes do corpo, imunidade baixa, perda de cabelo, e a dificuldade para receber atendimento hospitalar.

Quais doenças o césio pode provocar?

Com base nos dados obtidos, verificou-se que a menor quantidade de césio radioativo incorporado no organismo humano ou de animais pode provocar a alteração da estrutura e da função de órgãos e de sistemas, e ocasionar novas doenças (doença do coração, dos vasos sanguíneos, tumores malignos, doenças do fígado, dos rins, ...

Quais doenças e sintomas o césio pode provocar?

A perda de apetite (anorexia), a letargia, o enjoo e os vômitos começam entre 1 e 6 horas após a exposição a 1 ou 6 Gy de radiação. Esses sintomas desaparecem entre 24 e 48 horas depois da exposição e a pessoa sente-se bem durante uma semana ou mais.

Qual o material radioativo usado na usina de Fukushima?

O Ministério da Educação e Ciência do Japão fez medições na área que indicaram um alto índice de Césio radioativo. Estudos apontam que o desastre poderia ter sido evitado pois segundo a comissão de avaliação a usina nuclear operava sem capacidade para aguentar um terremoto e uma tsunami.

Artigo anterior
Como fazer a maquiagem durar mais tempo sem primer?
Artigo seguinte
Tem cor com U?