Quantos geossítios fazem parte do Geopark Araripe?

Perguntado por: Frederico Martim Pinheiro de Gaspar  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (35 avaliações)

Criado em 2006, o Geopark Araripe está presente em seis municípios da região do Cariri e hoje possui nove geossítios. O projeto de desenvolvimento territorial faz parte da Unesco e sua gestão é feita pela Universidade Regional do Cariri (Urca).

Quais são os 9 geossítios do Geopark Araripe?

Geossítios
  • Colina do Horto.
  • Cachoeira de Missão Velha.
  • Floresta Petrificada do Cariri.
  • Batateira.
  • Pedra Cariri.
  • Parque dos Pterossauros.
  • Riacho do Meio.

Quais os destaques do Geopark?

Este território esta inserido em uma região caracterizada pelo importante registro geológico do período Cretáceo, com destaque para seu conteúdo paleontológico, com registros entre 150 e 90 milhões de anos, que apresenta um excepcional estado de preservação e revela uma enorme diversidade paleobiológica.

Como é formado o Geopark Araripe?

O arenito de formação Cariri encontrado nas rochas da região possui aproximadamente 420 milhões de anos (Período Siluriano) e foi depositado a partir da invasão de águas de um mar raso que antecedeu a formação da Bacia Sedimentar do Araripe.

O que podemos encontrar no Geopark Araripe?

São fósseis de uma planta quase completa – uma gimnosperma do cretáceo inferior com aproximadamente 115 milhões de anos e garimpada nas pedreiras de calcário laminado de Nova Olinda. ... Para Kellner e Álamo Saraiva, os fósseis escavados na bacia do Araripe têm notoriedade reconhecida no mundo dado o nível de conservação.

GEOPARK ARARIPE

16 questões relacionadas encontradas

Qual é o objetivo do Geoparque Araripe?

Os principais objetivos do Geopark Araripe são proteger e conservar os sítios de maior relevância geológica e paleontológica, territorialmente denominados geossítios. Além disso, o mesmo possui uma relação importante com a educação, turismo e desenvolvimento.

Quais as principais características para criação do Geopark Araripe?

  • São locais que apresentam elevado Interesse geológico pelo seu valor.
  • singular do ponto de vista científico e pedagógico, dados pela evidente.
  • manifestação de aspectos geológicos, culturais, antropológicos. Podem.
  • apresentar elevado interesse ecológico, arqueológico, paleontológico,
  • histórico e cultural.

Como é composta a Chapada do Cariri?

É a formação mais antiga de Chapada, aflora numa faixa relativamente estreita, a nordeste da Chapada do Araripe, na Região do Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Milagres e Mauriti, diretamente sobre o embasamento. A formação Cariri é constituída de arenitos conglomeráticos, de friáveis a bastantes consistentes.

Quantos geossítios existem no Brasil?

Os dados apresentados revelam o longo caminho ainda a ser trilhado pelo Brasil em direção à Geoconservação ou conservação do seu patrimônio geológico. O valor total de 111 geossítios inventariados é muito baixo, se comparado a outros países, mesmo considerando as diferenças de áreas territoriais entre eles.

Como é compreendida a área do Geopark Araripe?

A área compreendida pelo Geopark Araripe é de aproximadamente 4.000 km², que abrange as cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Quais os principais motivos para a criação de um Geopark no Cariri cearense?

Os propósitos da criação de geoparques ultrapassam a conservação do patrimônio geológico e aderem a ações e atividades da divulgação do ecoturismo, educação ambiental e atividades de produção sustentáveis (UNESCO, 2017).

Quais são os geoparques do Brasil?

Brasil
  • Geoparque Araripe localizado no extremo sul do Ceará, na região da Chapada do Araripe.
  • Geopark Corumbataí (em preparação), no interior de São Paulo.
  • Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná
  • Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Paraná
  • Parque do Varvito, Itu, São Paulo Parque Rocha Moutonnée.

Quantos geoparques existem?

Atualmente, existem 127 Geoparques Mundiais da UNESCO em 35 países. Até recentemente, a maioria dos Geoparques Mundiais se concentrava na Europa e na China, mas, nos últimos anos, a iniciativa dos geoparques tem se espalhado pelo mundo.

Qual a importância dos geossítios pertencentes a Geopark Araripe na região do Cariri para a promoção do Ecoturísmo?

O Geossítio Pedra Cariri apresenta elevado valor científico, devido à ocorrência de fósseis diversos e abundantes, como insetos, pterossauros, peixes e vegetais. Os fósseis desta região são conhecidos em todo o mundo dada a excepcional qualidade de preservação.

O que significa a palavra Geossítio?

Os geossítios representam as ocorrências in situ de partes da geodiversidade de alto valor científico que, em conjunto com as correspondentes ocorrências ex situ (coleções de museu) constituem o Patrimônio Geológico.

O que é um geoparque?

No conceito da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco, Geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e as paisagens de significado internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Quais são os geossítios?

Também chamados de Sítios Geológicos, os Geossítios são locais bem delimitados graficamente e que concentram formações geológicas com um grande valor científico, estético, ecológico, turístico, cultural e educativo.

Qual a importância dos geossítios para a sociedade?

O simples fato de serem identificados geossítios de valor educativo já é uma relevante contribui- ção para o ensino da Geologia, facilitando assim a atividade dos professores que se sentem, frequentemente, inseguros no que diz respeito a efetuar aulas de campo.

O que é a geodiversidade?

Geodiversidade é o conceito que reúne e qualifica a diversidade ou a variedade de elementos e de processos relacionados aos elementos abióticos da natureza, ou seja, os elementos que não constituem fauna e flora.

Como é composta a flora da Chapada do Araripe?

Flora. As formações vegetais presentes nesta unidade de conservação são Caatinga (variações de caatinga arbórea, arbórea-arbustiva e arbustiva, p. ex.), Cerrado (também com variações), Carrasco e Mata Atlântica. São citadas 516 espécies da flora nativa na região, mas sabemos existirem muito mais.

Qual a vegetação da Chapada do Araripe?

Localizada na Chapada do Araripe, a Flona é uma zona de encontro da Caatinga, bioma predominante, com Cerrado e Mata Atlântica.

Qual a extensão da Chapada do Araripe?

A Chapada do Araripe é uma formação geografica que percorre os Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, com 178 km de extensão e 1000 metros de altitude.

Qual a importância do Geopark Araripe para o Brasil e para o mundo?

Considerado o primeiro da América Latina e do Caribe, o Geopark Araripe ocupa uma área de aproximadamente 5.000 quilômetros quadrados (km²) e abriga registros geológicos do período Cretáceo, com fósseis de seres que habitaram a região entre 120 milhões a 100 milhões de anos atrás.

Qual a importância de um geoparque?

Centrados na conservação do patrimônio geológico na perspectiva do seu uso sustentável, os geoparques permitem veicular, não só conhecimentos de caráter técnico-científico, mas também valores promotores de uma cidadania responsável.

Em que ano foi criado o Geoparque?

Os geoparques (espaços que unem a proteção de patrimônios geológicos e culturais ao desenvolvimento sustentável de seu entorno) surgiram por volta do ano 2000 com o apoio da Unesco e já somam 100 em todo o mundo.

Artigo anterior
Como se escreve a palavra câncer?
Artigo seguinte
O que é exame com sedação?