Qual é o objetivo da espiritualidade?

Perguntado por: Kevin Gonçalves de Castro  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (11 avaliações)

Espiritualidade tem a ver com propósito e sentido. É um grande ato de conexão entre o ser humano e o divino. É a busca por um reencontro com a sua essência, conectando-se com algo maior que si próprio.

Qual é o sentido da espiritualidade?

A espiritualidade pode ser definida como uma "propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio". A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.

O que a espiritualidade nos ensina?

A espiritualidade é, sobretudo, um grande ato de conexão entre o ser humano e o divido. Ela constrói o modo como compreendemos o mundo, as pessoas e Deus. É um ato que que energiza nosso ser e nos faz evoluir.

Qual a importância da espiritualidade em nossas vidas?

Como elemento estruturante da experiência humana, a espiritualidade está ligada a manutenção e fortalecimento da saúde física, mental e social, havendo estudos, cada vez mais qualificados nas últimas três a quatro décadas, apontando benefícios diretos como redução de estresse, ansiedade e depressão, uso de substâncias ...

O que a Bíblia fala sobre vida espiritual?

O crescimento espiritual é um ensinamento do Senhor, como que uma ordem para a nossa vida. Ele deseja que todos frutifiquem. A vontade de Deus é que, como árvores, possamos dar frutos. ... Jesus é o nosso modelo, a Bíblia diz que Ele crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.

Sérgio Cortella - O que é espiritualidade? - Somos1só

32 questões relacionadas encontradas

Como o espiritismo ajuda as pessoas?

O principal objetivo é atender os espíritos (desencarnados ou não) que estejam em sofrimento ou incorrendo em atitudes erradas e, com isso, ajudar os médiuns encarnados a educar as suas faculdades mediúnicas e a se aprimorarem moralmente através do exemplo.

O que é ser uma pessoa espiritualista?

É uma corrente filosófica que crê em Deus e na alma, na imortalidade do ser, nos princípios morais e espirituais. ... Seus postulados estão gravados essencialmente em “O Livro dos Espíritos”, que tem como subtítulo 'Filosofia Espiritualista', afirmando sua filiação à corrente do Espiritualismo, ao lado de outras religiões.

O que é viver a espiritualidade?

Espiritualidade é ter consciência da existência Divina e saber que nossa existência neste planeta é tem um propósito, que é o de estar em paz consigo e com o coletivo. ... Temos uma energia vital em nosso corpo e fazemos com ela o que queremos. Basta olhar o milagre da vida, a inteligência inata.

O que é espiritualidade exemplos?

Quando fala-se de espiritualidade, então fala-se de uma busca do ser humano por um significado para a vida, para a sua existência, sobre o seu propósito no mundo. ... Por exemplo: uma pessoa pode acreditar em espíritos, em fantasmas, mas não crê na existência de um ser que está acima de tudo e de todos, um criador.

O que é o que é espiritualidade?

Significado de Espiritual

adjetivo Que é da natureza do espírito; incorpóreo: vida espiritual. Relativo à religião, à vida devota: exercícios espirituais. Que pertence à esfera eclesiástica: o poder espiritual. Que se opõe ao que é literal; alegórico: sentido espiritual.

O que é espiritualidade para a filosofia?

Na filosofia, a espiritualidade é entendida a partir da oposição entre o espírito e a matéria. Pode-se associar a espiritualidade a uma busca do sentido da vida que transcende o mundano. ... E, portanto, a ideia de que a vida (seja nossa ou de outras formas de vida) tem que ser decente”.

Quais são os tipos de espiritualidade?

Uma conversa sobre espiritualidade
  • Espiritualidade Neotestamentária. ...
  • Espiritualidade ascético-monástica. ...
  • Espiritualidade Bíblico-meditativa. ...
  • Espiritualidade místico-contemplativa. ...
  • Espiritualidade da Reforma. ...
  • Espiritualidade Pietista. ...
  • Espiritualidade Fundamentalista. ...
  • Espiritualidade Carismática.

O que é espiritualidade e exemplos de práticas de espiritualidade?

É comum associarmos a espiritualidade a diferentes práticas espirituais, como as missas, cultos, sessões, meditações, além de técnicas ou ações específicas. De fato, a espiritualidade pode estar em uma bênção católica, em um passe espírita, em uma pregação evangélica, em um koan budista.

Qual é a diferença entre religião e espiritualidade?

Todos os conceitos de religião estão vinculados à manifestação de atos de culto, de ritos e de outras formas de expressão religiosa, enquanto a espiritualidade é compreendida como uma dimensão constitutiva humana, caracterizada pela intimidade do ser humano com algo maior.

Como está a sua vida espiritual?

“Assim como eu hoje considerei a sua vida de grande valor, que o Senhor também considere a minha vida e me livre de toda a angústia” (1 Samuel 26:24). ... A vida é valiosa, apesar de seus altos e baixos e de seus problemas e conflitos. Nossa parte é aprender a lidar com tudo isso.

Como cuidar da sua vida espiritual?

Cuide do espírito e… da saúde
  1. · Leve a sério a própria intuição. Assim, você se coloca em contato com suas sensações mais sutis. ...
  2. · Dedique-se a rituais como reza e meditação. Em pacientes com hipertensão, a reza faz a pressão cair em 50% dos casos. ...
  3. · Procure se conectar com o mundo. ...
  4. · Seja otimista.

O que fazer para melhorar a vida espiritual?

5 dicas para você desenvolver a sua espiritualidade
  1. O que é espiritualidade? Para mim, nada mais é do que você estar conectado com algo mais amplo, algo maior. ...
  2. Leitura. Uma forma de estar conectado com sua espiritualidade é o hábito de leituras sobre o gênero. ...
  3. Natureza. ...
  4. Meditação. ...
  5. Cuide do seu corpo. ...
  6. Oração.

Qual a diferença entre ser espírita e espiritualista?

Aquele que crê que em nós existe outra coisa, além da matéria, é espiritualista, o que não implica a crença nos Espíritos e nas suas manifestações”. Já os espíritas acreditam na existência de algo além da matéria, creem em espíritos, na vida após morte, ou seja, acreditam em uma vida espiritual.

Qual é a diferença entre espíritas e espiritualistas?

Para responder essa pergunta, podemos dizer que a espiritualidade é a crença, o espiritismo é a religião. ... Todas as religiões que acreditam na existência do espirito e na sua independência sobre a matéria são chamadas de espiritualistas.

O que acontece quando você entra em um Centro Espírita?

Quando você entra em um centro em espírita, as pessoas não vão te contar quem você foi ou fez em suas vidas passadas. ... Seu lugar no céu jamais poderá ser comprado até porque a ideia de céu do Espiritismo nada tem a ver com anjos tocando harpa nas nuvens, e sim com a consciência tranquila do dever cumprido.

O que uma pessoa faz no Centro Espírita?

O Centro Espírita, como escola de formação espiritual e moral que deve ser, desempenha papel relevante na divulgação do Espiritismo e no atendimento a todos os que nele buscam orientação e amparo (2).

O que é Deus para os espíritas?

Deus, para o Espiritismo, é a Inteligência Suprema (Allan Kardec). ... Deus torna-se evidente na Harmonia de tudo o que existe. Ao se fazer identidade com o Cosmo, se faz identidade com Deus, pois os seres, as coisas, as relações, a harmonia do Universo presentam Deus. Dessa forma, Deus é a totalidade.

Quais são as três práticas de espiritualidade?

Algumas práticas, como a meditação, yoga e vegetarianismo, são realizadas com um propósito espiritual.

Quais as práticas de espiritualidade que devemos ter no dia a dia?

5 práticas simples para trazer mais espiritualidade à sua vida
  1. Contemplação. A ideia é separar alguns minutos do dia para entrar em contato consigo mesma. ...
  2. Minissessões de meditação. ...
  3. Desperte para quem você quer se tornar. ...
  4. Como Sócrates. ...
  5. Qual é o seu problema agora?

Como saber se tenho ligação espiritual com uma pessoa?

Uma forte conexão espiritual dispensa qualquer falsidade ou fingimento. Ela não requer nenhum materialismo para se manter e não existem mentiras. Mesmo quando uma das partes comete um erro, ao conversar com o outro será compreendida. Existe um esforço mútuo para essa relação dar certo.

Artigo anterior
O que é ramificada?
Artigo seguinte
O que é um hematoma?