O que é um hematoma?

Perguntado por: Carolina Vicente de Barros  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (65 avaliações)

O hematoma é um acúmulo de sangue fora dos vasos sanguíneos, podendo acontecer em qualquer lugar do corpo. Geralmente o surgimento do hematoma é decorrente de alguma lesão ou trauma. Além disso, é identificado como uma mancha na pele que pode ser vermelha, azul, roxa ou até mesmo preta.

Como se forma um hematoma?

O hematoma é uma manifestação hemorrágica, ou seja, se dá pelo extravasamento do sangue após o rompimento de um vaso por conta de uma batida ou contusão. O sangue liberado se espalha pela região atingida e, acumulado sob a pele, faz surgir a mancha.

O que fazer quando se tem um hematoma?

Para tirar hematomas que tenham mais de 24 horas, pode-se aplicar compressas de água morna, pois aumentam a circulação sanguínea local e ajudam a remover os coágulos formados. Para isso, deve-se molhar um pano em água morna e depois aplicar sobre o local, deixando-o atuar por, aproximadamente, 20 minutos.

Quantos dias dura um hematoma?

Quanto tempo dura um hematoma

O tempo de cura de um hematoma é de, em média, 7 dias - a depender da quantidade de sangue acumulada no local.

Quais as cores do hematomas?

O hematoma dá à pele a coloração que varia em tons de vermelho, roxo, azulado, esverdeado, acastanhado e amarelado, dependendo da cor original da pele, da evolução e do tempo de sua ocorrência. Os glóbulos vermelhos nessas lesões são degradados e fagocitados pelos macrófagos.

Hematoma: Dr. Fernando Amato

22 questões relacionadas encontradas

Quais as fases do roxo na pele?

Roxa – Azulada

Logo após (se a batida for mais forte), a lesão começa a ter a aparência roxa e são as hemácias que resultam nessa coloração. Essa é a primeira fase após a ruptura dos vasos e quanto mais sangue passa na área atingida mais escura será a coloração do hematoma. Esse estágio dura de 4 a 7 dias.

Quanto tempo demora para um hematoma ficar roxo?

A cor roxa dura uma média de 5 dias, enquanto, logo depois, vem outras fases e colorações. É uma evolução gradual dos tecidos envolvidos e costuma durar uma total de 15 dias ou um pouco mais para a resolução ser completa.

Quando o hematoma não sai?

Quando o hematoma não é tão profundo e nem tão grave, ele some sim espontaneamente, sem que seja preciso um tratamento com remédios, pomadas. Já quando é um caso mais grave, quando passa um tempo e é perceptível que não vai sumir, é necessário que se procure um médico e ele receite o que é mais adequado.

Qual pomada para hematoma?

Hirudoid Pomada está indicado para processos inflamatórios localizados como: - Manchas roxas, hematomas, que aparecem após traumas ou contusões, ou após cirurgias; - Inflamação nas veias superficiais, após injeção de medicamentos numa veia ou punção de uma veia para colher exames de sangue.

O que pode causar um hematoma?

O hematoma é um acúmulo de sangue fora dos vasos sanguíneos, podendo acontecer em qualquer lugar do corpo. Geralmente o surgimento do hematoma é decorrente de alguma lesão ou trauma. Além disso, é identificado como uma mancha na pele que pode ser vermelha, azul, roxa ou até mesmo preta.

Qual a causa de hematomas no corpo?

As manchas roxas são causadas pelo extravasamento de sangue na pele, devido a um rompimento de vasos sanguíneos, geralmente, provocado por fragilidade dos vasos sanguíneos, pancadas, alteração das plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue.

Quais os riscos de um hematoma?

Os hematomas que surgem na pele depois de pancadas não representam, geralmente, risco para a saúde – desde que sejam pequenos e restritos ao local do trauma. Se um hematoma surgir espontaneamente – sem nenhum trauma – e em vários locais do corpo, fique atento.

Como drenar um hematoma?

O primeiro tratamento é aplicar gelo no local do trauma, logo após o choque, durante 5 minutos em intervalos de uma hora. A maioria dos casos o hematoma reverte-se espontaneamente.

Quanto tempo demora para sair um hematoma verde?

Segundo estes, a equimose de cor esverdeada é indicativa de que a lesão tenha uma evolução que varia entre 7 e 12 dias. No entanto, fatores como diversidade biológica, localização, extensão e profundidade da lesão, cor da pele e tratamento são capazes de modificar a evolução do espectro equimótico.

Qual a diferença entre equimose e hematoma?

Diferença entre hematoma e equimose

A equimose ocorre quando o sangue extravasado se infiltra e coagula nas malhas do tecido, já o hematoma são coleções sanguíneas produzidas pelo sangue derramado que descola da pele.

Quando me preocupar com um hematoma?

Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.

Quando procurar um médico hematoma?

As pessoas devem falar com um médico sobre quaisquer contusões que durem mais de 2 semanas ou que apareçam ao lado de outros sintomas, como dor ou inchaço. Qualquer pessoa que suspeite estar com sintomas de trombo deve procurar atendimento médico imediato.

Que doença causa manchas roxas na pele?

Doenças infecciosas como dengue e febre amarela, leucemia e doenças autoimunes, como a lúpus, são outra causa para as manchas roxas na pele. As alterações na imunidade afetam a sobrevivência das plaquetas, o que provoca as manchas.

Como são as manchas roxas de leucemia?

Sangramentos e manchas roxas na pele

Petéquias, que são múltiplos pequenos pontos vermelhos na pele, também podem ocorrer.

Como fica a pele de uma pessoa com leucemia?

Manchas roxas ou pontinhos vermelhos na pele; Dor nos ossos e nas articulações; Aumento da frequência de infecções, principalmente urinária; Perda de peso sem causa aparente.

Como desconfiar de leucemia?

O principal exame para ajudar a identificar a Leucemia é o popular Hemograma, também chamado exame de sangue. Através dele o médico consegue identificar as várias células que compõem o sangue e procurar por alguma alteração.

Como identificar a leucemia?

O principal exame de sangue para confirmação da suspeita de leucemia é o hemograma. Em caso positivo, o hemograma estará alterado, mostrando na maioria das vezes um aumento do número de leucócitos (na minoria das vezes o número estará diminuído), associado ou não à diminuição das hemácias e plaquetas.

Como são as manchas causadas pelo lúpus?

a) Lesões de pele: ocorrem em cerca de 80% dos casos, ao longo da evolução da doença. As lesões mais características são manchas avermelhadas nas maçãs do rosto e dorso do nariz, denominadas lesões em asa de borboleta (a distribuição no rosto lembra uma borboleta) e que não deixam cicatriz.

Que tipo de mancha na pele devo me preocupar?

A indicação é universal: se você detectar manchas na pele, procure um médico especialista. É que alterações são assunto sério: sejam as tão famosas sardas ou uma pinta irregular que você nunca tinha visto antes.

Quando ir no hematologista?

Ele deve ser procurado quando houver qualquer tipo de alteração no sangue, descoberto nos exames de rotina. As alterações mais comuns são: aumento ou queda em componentes como hemácias, hemoglobina, leucócitos e plaquetas.

Artigo anterior
Qual é o objetivo da espiritualidade?
Artigo seguinte
Quem ganhou o Mundial Feminino de skate?