Quanto tempo posso marcar nova perícia no INSS?

Perguntado por: Bruna Tavares  |  Última atualização: 14. September 2024
Pontuação: 4.5/5 (44 avaliações)

Até 45 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

Qual prazo para pedir nova perícia INSS?

até 30 dias após a data da cessação do benefício anteriormente concedido.

Qual o prazo para pedir prorrogação do auxílio-doença?

É necessário realizar o pedido nos 15 dias anteriores da data para a alta médica. Após a liberação, a prorrogação terá duração de 30 dias. No entanto, caso o segurado permaneça doente, deverá fazer novo pedido a cada 30 dias, até que se recupere e retorne ao trabalho.

O que fazer quando o INSS indeferiu pedido de auxílio-doença?

Se você escolher fazer recurso no inss de indeferimento auxílio-doença, o seu pedido passará por uma nova análise, mas novamente pelo INSS – o que diminui as chances de ter o benefício concedido. Já na Justiça você passará por uma nova perícia médica, mas dessa vez com um Médico de confiança do juiz e não do INSS.

Quantas vezes eu posso remarcar a perícia do INSS?

Vale lembrar que só é possível realizar no máximo três pedidos de prorrogação de um benefício. Após isso, só é possível fazer um novo pedido de benefício previdenciário após 30 dias.

POSSO PEDIR NOVA PERÍCIA NO INSS ENQUANTO AGUARDO O PROCESSO JUDICIAL

22 questões relacionadas encontradas

Como pedir nova perícia no INSS?

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

O que acontece se eu remarcar a perícia do INSS?

A remarcação por impedimento de comparecimento é importante porque, caso o segurado não possa ir à perícia, a simples falta será considerada desistência e acarretará o indeferimento do requerimento.

Quando a perícia é negada quem paga?

Auxílio-doença indeferido: o que a empresa deve fazer? Caso o seu benefício seja indeferido, a empresa deve se responsabilizar por encontrar alguma alternativa, como tentar readaptar o trabalhador em outra função que esteja apto a exercer.

Quando dá indeferimento da perícia tenho que voltar a trabalhar?

Portanto, o segurado que tem o auxílio-doença negado pode retornar ao trabalho enquanto espera a decisão judicial. E, mesmo assim, pode receber o auxílio-doença retroativo deste período.

Porque os médicos do INSS nega benefício?

Um dos principais motivos pelos quais o INSS nega o auxílio-doença é a falta de documentação correta. O processo de requerimento exige uma série de documentos médicos e administrativos que comprovem a incapacidade do requerente para o trabalho.

Quanto tempo dura o benefício por incapacidade?

Quanto tempo uma pessoa pode receber auxílio-doença? Não há limite de vezes para a renovação do benefício. O segurado pode permanecer afastado o tempo que a perícia ou a análise dos documentos julgar adequado, até que recupere a capacidade de trabalhar.

É necessário esperar a perícia médica para voltar a trabalhar?

Existem algumas circunstâncias em que o trabalhador pode voltar ao trabalho antes de passar pela perícia médica. São elas: Se o trabalhador já estiver recuperado antes do procedimento; Se o atestado chegar ao fim do prazo e a data da perícia ainda não tiver chegado.

O que fazer quando o atestado vence antes da perícia?

Retornar ao trabalho sem estar em plenas condições poderá agravar sua doença e te gerar sequelas, não faça isso. A sugestão desse texto é para o empregado que adoece, pega atestado, agenda a perícia, mas se recupera 100% antes da perícia ser realizada.

Como funciona a perícia de prorrogação?

Para ter direito à prorrogação, o trabalhador afastado deve fazer o pedido ao INSS nos 15 dias que antecedem a data prevista para a alta médica. A prorrogação automática terá duração de 30 dias e, caso permaneça doente, o segurado deve fazer novo pedido a cada 30 dias, até que se recupere e volte ao trabalho.

Como agendar perícia de prorrogação?

O requerimento poderá ser feito nos últimos 15 dias do auxílio-doença, através do telefone 135 ou pelo MEU INSS. Caso o segurado não possa comparecer à perícia médica no dia e hora agendados, ele pode solicitar a remarcação, no prazo de 7 dias, uma única vez.

Quem libera para retorno ao trabalho?

O atestado de retorno é um documento legal, emitido por médico do trabalho devidamente registrado nos respectivos conselhos regional e federal de medicina, e que tem por objetivo comprovar a aptidão do trabalhador ao retorno ao trabalho após período de afastamento.

Quantas vezes posso fazer o pedido de prorrogação do auxílio-doença?

Esse pedido de prorrogação sem perícia pode ser feito tantas vezes quanto o beneficiário solicitar, sendo que esses procedimentos serão aplicados até o dia 30 de abril de 2024.

O que fazer quando o pedido de prorrogação é negado?

Se o seu pedido de prorrogação for negado, porque o perito não reconheceu sua incapacidade temporária, a primeira providência a ser tomada é encaminhar um pedido de reconsideração, no prazo de 30 dias após a perícia. Esse pedido vai obrigar o INSS a reavaliar a negativa.

O que reprova na perícia médica do INSS?

Um grande erro na hora de ir fazer a perícia é não levar os documentos principais, como documento pessoal original com foto e documentos médicos, como exames, relatórios e prontuários atualizados. A função do perito é verificar se você tem direito ao benefício, evitando que possa haver possíveis fraudes.

Quando o auxílio-doença é negado por motivo de carência o INSS e a empresa não tem o dever de pagar aquele trabalhador?

Se o médico da empresa não liberar o empregado para trabalhar, e o INSS não conceder o auxílio-doença, a empresa continua sendo obrigada a pagar os salários desse empregado.

O que fazer quando a perícia e indeferida?

Após ter o pedido de benefício indeferido, é possível utilizar o Meu INSS ou ligar para o 135 para solicitar a reanálise do pedido. Através do Meu INSS, basta utilizar a opção “Recurso” após o login.

O que aparece quando a perícia é negada?

A negativa também pode ser combatida via judiciário. Para saber o resultado da perícia do INSS, ligue para o órgão ou entre no site oficial da Previdência. Em caso de negativa, procure pelas vias administrativas ou judiciais, se entender que seu direito foi violado.

Pode voltar a trabalhar antes da perícia médica?

EMPREGADO: É importante que o empregado saiba que ele PODE retornar ao trabalho antes da perícia inicial, que isso não é um dever, é uma possibilidade, caso este já esteja recuperado, com alta médica e devidamente apto para o labor, já que, ao retornar ao trabalho sem a devida recuperação, aumenta o risco de ...

O que acontece se não passar na perícia médica?

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei 4708/20, que obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar o auxílio-doença, no valor de um salário mínimo (R$ 1.100, atualmente), se a perícia médica não for realizada em 60 dias.

Como passar na perícia do INSS por ansiedade?

Sempre fale apenas a verdade ao perito e nunca exagere seus sintomas, pois o perito perceberá isso com facilidade. Quando perguntado pelo perito, fale de forma clara todos os sintomas que você sente, inclusive os efeitos colaterais dos remédios que você toma.

Artigo anterior
Em que linguagem é feita a realidade virtual?
Artigo seguinte
Qual o motivo de tanto pernilongo?