Quanto tempo para desistir da compra de um imóvel?

Perguntado por: Henrique Márcio Valente Coelho Nascimento  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (41 avaliações)

Prazo de sete dias corridos, pois trata-se de prazo de direito material. Sendo assim, exclui-se o dia do começo e inclui-se o dia do final (conforme se observa no artigo 132, § 1º do Código Civil). No entanto, o prazo não se inicia em feriados ou em dia não útil, quando isso ocorrer, prorroga-se até o próximo dia útil.

É possível desistir da compra de um imóvel?

Todo e qualquer consumidor tem o direito de desistir da compra do imóvel, até a entrega das chaves. Esse tem sido o entendimento da jurisprudência mais atual.

Qual é o valor da multa em caso de desistência na compra de um imóvel?

A multa neste caso deve estar bem especificada em contrato, ficando entre 10% a 20% do valor da negociação, que servirá como indenização. Como nestes casos a compra somente é realizada quando ocorrer a transferência da escritura do imóvel, a desistência pode ocorrer em qualquer momento antes deste registro em cartório.

O que acontece se desistir da compra de um imóvel?

Sim, normalmente os contratos de compra de imóveis na planta determinam um porcentual de multa em caso de desistência. ... Isso acontece se a multa estipulada é superior aos 10% a 15% do valor pago pelo consumidor até o momento do distrato, valor que a Justiça tem entendido como razoável.

Qual o valor da multa do distrato?

A jurisprudência estabelece uma multa de, no máximo, 25% sobre o valor pago quando o comprador desiste da compra. Ou seja, do total que o comprador já pagou do imóvel, ele precisa receber de volta pelo menos 75% em caso de distrato.

Qual o prazo para desistência de compra de imóvel?

17 questões relacionadas encontradas

Qual o valor de um distrato?

A devolução dos valores será de 75% do valor já pago (depois de dedução de comissão de corretagem, impostos e etc.). Ou seja, a incorporadora retém 25% do valor como multa. O prazo máximo para retornar o valor é de 180 dias a partir da rescisão ou 30 dias depois da revenda da unidade, o que ocorrer antes.

Quanto tempo demora um processo de distrato?

Um processo em trâmite na Justiça comum, demora, em média, 42 meses até ser julgado.

O que anula um contrato de compra e venda?

Os artigos 138 a 165 do Código Civil tratam da possibilidade da anulação do negócio quando a vontade de uma das partes esteja viciada por erro, dolo, coação, lesão, estado de perigo e fraude contra credores.

É possível anular um contrato de compra e venda?

A anulação da compra e venda do imóvel ocorre quando um contrato é considerado fraude contra credor. A fraude contra credor é quando um devedor insolvente se desfaz de seus bens sem pagar os credores. Isso está previsto nos artigos 158, até 165, do Código Civil.

Como fazer o distrato de um imóvel?

O distrato de imóvel na planta deve ocorrer de acordo com as cláusulas do contrato de compra e venda. Por isso, é fundamental que o consumidor se certifique de que as regras previstas sejam claras e justas.

Quando o vendedor desiste de vender o imóvel?

Caso o pré-contrato não contenha cláusula expressa prevendo a possibilidade de arrependimento, o promitente vendedor de um imóvel não pode desistir do negócio. Assim poderia formalizar, por escritura pública, o contrato de compra e venda. ...

O que acontece quando o vendedor desistiu da venda do imóvel?

Por sua vez, se o vendedor desistir do negócio, o comprador terá direito de reaver o sinal repassado, acrescido de valor equivalente/igual como indenização pela desistência, ou seja, receberá o valor em dobro.

Como cancelar uma proposta de compra de imóvel?

A proposta pode ser cancelada a qualquer momento, uma vez que é somente uma proposta e não uma compra. Nunca envie dinheiro antecipado em uma proposta. Somente após assinatura do contrato de compra. No caso de uma compra, a mesma pelo CDC pode ser cancelada em até 7 dias corridos.

O que é a cláusula de arrependimento?

O direito de arrependimento é uma das formas de extinção do contrato que dá poder ao contratante (direito potestativo) para unilateralmente desistir do contrato. Usa-se esse direito na promessa de compra e venda de imóveis, em diversos contextos.

Como desfazer um contrato que foi assinado?

Em regra, no Código Civil, o fim de um contrato ou cancelamento de serviço pode ocorrer nas seguintes situações: ... Falta de pagamento dos valores do contrato; Vontade própria, sem precisar justificar; Se o contrato foi fechado de maneira forçada ou com fraude.

Qual o prazo para desistir de um contrato de compra e venda?

Assim dispõe o artigo 49 do CDC: "O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Em que circunstâncias o contrato de compra e venda pode ser nulo?

O objeto do contrato de compra e venda deve ter preço determinado ou determinável, a indeterminação absoluta torna nula a compra e venda. Se deixar ao arbítrio de uma das partes a escolha do preço torna-se nulo o contrato, com fulcro no artigo 489 do CC/02.

Quais os vícios que podem tornar nulo o contrato?

Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico: I - por incapacidade relativa do agente; II - por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores. O negócio anulável pode ser confirmado pelas partes, salvo direito de terceiro.

É possível anular um contrato?

O Código Civil prevê que poderá ser anulado o ato jurídico que tenha ser realizado com base em erro, dolo ou coação. Especificamente no Código de Defesa do Consumidor há a previsão do arrependimento injustificado no prazo de sete dias.

Como não pagar multa de quebra de contrato?

Quando o contrato pode ser cancelado sem pagar multa de fidelidade? A prestadora só pode exigir a fidelidade quando cumprir com qualidade o serviço combinado. Logo, no caso do motivo do cancelamento ser a má qualidade na prestação do serviço, o comprador tem o direito de rescindir o contrato sem pagar a multa.

Como é feito distrato de contrato?

472, o distrato deve ser feito pela mesma forma exigida para o contrato, ou seja, por meio de um documento que explique:
  1. As condições da rescisão;
  2. O acordo a ser anulado;
  3. As obrigações das partes;
  4. Motivos para o encerramento contratual.

Como funciona distrato de contrato?

O distrato de contrato é o meio adequado de anular, quando há vontade de todas as partes, um acordo realizado entre os contratantes para extinguir formalmente o vínculo, obrigações e deveres anteriormente firmados por meio de um contrato, seja da área cível, empresarial, imobiliária e até trabalhista.

Como proceder em caso de distrato?

Formas e tempo para a solicitação do distrato:

O distrato deve ser solicitado sempre na forma escrita. O momento para a solicitação do distrato é até antes do efetivo recebimento das chaves do imóvel. Caso o comprador receba as chaves e tome posse do imóvel, não mais será possível o distrato.

Como calcular um distrato?

SAIBA COMO REALIZAR O CÁLCULO NO DISTRATO DA COMPRA DO IMÓVEL
  1. Quantias correspondentes aos impostos reais incidentes sobre o imóvel.
  2. Cotas de condomínio e contribuições devidas a associações de moradores.
  3. Valor correspondente à fruição do imóvel, equivalente a 0,5% sobre o valor atualizado do contrato (pro rata die)

Como fazer um distrato de uma empresa?

Quando a sociedade é desfeita, tais itens precisam constar no distrato social:
  1. Valor e bens repartidos entre os sócios;
  2. Motivos pelos quais a sociedade se desfez;
  3. Nome da pessoa que irá ficar responsável pela guarda dos livros e documentos;
  4. Nome de quem irá assumir os ativos do empreendimento;

Artigo anterior
O que acontece com os prazos no recesso forense?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para limpar o útero?