O que é uma Emenda à Constituição?

Perguntado por: Mateus Fernando de Pinho  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (26 avaliações)

Emenda constitucional é uma alteração feita em determinado texto específico presente na Constituição de um Estado, alterando as bases da lei em determinada matéria.

Como emendar a Constituição?

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pode ser apresentada pelo presidente da República, por um terço dos deputados federais ou dos senadores ou por mais da metade das assembleias legislativas, desde que cada uma delas se manifeste pela maioria relativa de seus componentes.

Quais são as emendas constitucionais?

Emendas Constitucionais
  • Emenda Constitucional nº 113, de 08 de dezembro de 2021. ...
  • Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019. ...
  • Emenda Constitucional nº 98, de 06 de dezembro de 2017. ...
  • Emenda Constitucional nº 88, de 07 de maio de 2015. ...
  • Emenda Constitucional Nº 79, de 27 de maio de 2014.

O que é uma proposta de emenda constitucional?

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) é uma atualização, um emendo à Constituição Federal. É uma das propostas que exige mais tempo para preparo, elaboração e votação, uma vez que modificará a Constituição Federal.

Quem pode escrever uma emenda constitucional?

A emenda deve ser proposta por no mínimo ⅓ (um terço) dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; pelo Presidente da República; ou por mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa (isto é, maioria simples) de seus membros.

AGU Explica - Emenda Constitucional

34 questões relacionadas encontradas

Quem tem iniciativa para propor um projeto de lei?

61 da Constituição Federal, um projeto de lei pode ser proposto por qualquer parlamentar (deputado ou senador), de forma individual ou coletiva, por qualquer comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, pelo Presidente da República, pelo Supremo Tribunal Federal, pelos Tribunais ...

Quando não pode haver Emenda Constitucional?

Está previsto no texto constitucional em seu art. 60, § 1 que durante a vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio, a Constituição não poderá ser emendada, por exemplo. É o que chamamos de “limitações circunstanciais”.

O que é PEC na educação?

O Senado aprovou, nesta terça-feira (21), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2021, que isenta de responsabilidade gestores públicos pela não aplicação de percentuais mínimos de gastos em educação em 2020 e 2021, devido à pandemia.

Qual matéria pode ser objeto de emenda constitucional?

i) A forma federativa de estado; ii) O voto secreto, direto e universal; iii) A separação dos poderes; iv) Os direitos e garantias individuais.

Qual é o significado de PL?

Polónia — cujo código ISO 3166-1 alpha-2 é "PL" Índice Preço/Lucro. Projeto de lei. Fotoluminescência.

Quantas são as emendas constitucionais?

Esta é uma lista das emendas constitucionais à Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Atualmente são 111 as emendas, sendo a última datada de 28 de setembro de 2021.

Quantas EC existem?

Além destas, há outras seis emendas constitucionais de revisão, totalizando 105 emendas promulgadas em três décadas de vigência da Constituição cidadã, assim apelidada por Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte.

Quantas emendas tem a Constituição 2020?

O Brasil, desde a sua independência, teve sete Constituições : as de 1824 , 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988. Alguns consideram como uma oitava Constituição a Emenda nº 1 , outorgada pela junta militar, à Constituição Federal de 1967, que teria sido a Constituição de 1969.

É possível alterar a Constituição Federal?

A Constituição Federal, principal lei do País, só poderá ser alterada por meio de uma proposta de emenda constituição (PEC), apresentada com apoio de 1/3 dos parlamentares da Câmara ou do Senado, pelo presidente da República ou por mais da metade das Assembléias Legislativas.

É possível haver emenda constitucional para ampliar um direito individual?

Sim, pois a Constituição Federal , noart. 60, § 4º apenas veda a aprovação de Emenda cuja tendência seja a de abolir cláusula pétrea já existente, o que nos faz concluir que não há óbices à edição de Emenda que vise ampliar esse núcleo imodificável constitucional.

É possível a propositura de emenda constitucional por iniciativa popular?

Embora a Constituição Federal não autorize proposta de iniciativa popular para emendas ao próprio texto, mas apenas para normas infraconstitucionais, não há impedimento para que as constituições estaduais prevejam a possibilidade, ampliando a competência constante da Carta Federal.

Pode ser objeto de nova proposta de emenda à Constituição na mesma sessão legislativa matéria de proposta que foi rejeitada ou prejudicada?

a matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. a vigência de intervenção federal não impede que a Constituição seja emendada. ... pode ser proposta por iniciativa de qualquer membro da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.

Como gastar os 25% da educação?

Os 25% a serem utilizados na educação por municípios e governos estaduais são resultantes de receitas próprias e provenientes de transferências. Dentre os impostos municipais estão o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Intervivos (ITBI).

O que diz o artigo 212 da Constituição Federal?

212 da Constituição Federal nos seguintes termos: “§ 5º A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas, na forma da lei.”

Quanto a União deve investir em educação?

Nos termos do artigo 212 da Constituição Federal, os municípios devem aplicar, anualmente, no mínimo 25% da receita resultante de impostos para a manutenção e o desenvolvimento do ensino.

Quais são as limitações ao poder de reforma constitucional?

Das limitações ao poder reformador constitucional

São suas limitações as temporais e circunstanciais, as formais e as materiais, sendo as últimas de maior importância e divergência doutrinária.

Quais as limitações do poder de reforma constitucional?

AS LIMITAÇÕES AO PODER DE REFORMA

As limitações expressas são aquelas formalmente postas na Constituição. Estas limitações conferem estabilidade a princípios básicos e podem ser, temporárias, circunstanciais, materiais e pétreos. As temporárias são a paralisação do órgão revisor até o decorrer de um certo tempo.

Quais são os limites ao poder de reforma constitucional?

Art. 60, 1º - A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio. c) Limitações materiais: impedem a alteração de determinados conteúdos consagrados no texto constitucional. São as denominadas cláusulas pétreas.

Quem é responsável pela elaboração das leis no Brasil atual?

De acordo com a Constituição, ao Legislativo compete basicamente legislar e fiscalizar os atos do Executivo. No âmbito federal, o poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Quem são as pessoas que criam as leis?

Essas regras são chamadas normas jurídicas ou leis, que são elaboradas pelos representantes da população, ou seja, os Vereadores, os Deputados e Senadores que são eleitos para tratar desses assuntos, já que não podemos reunir todos os eleitores para fazer essas leis.

Artigo anterior
Como esquentar o arroz na panela elétrica de arroz?
Artigo seguinte
O que quer dizer Gostosuras ou travessuras?