Quanto tempo devemos guardar documentos fiscais?

Perguntado por: Alice Melissa Mendes  |  Última atualização: 6. Dezember 2024
Pontuação: 4.9/5 (64 avaliações)

Você precisará armazenar os documentos fiscais por 5 anos, contando a partir da emissão. Eles ficam no formato XML, o formato responsável por comprovar a venda e formalizar o recolhimento dos impostos. O armazenamento da NFe acontece pelo fornecedor e pelo comprador. A Receita pode solicitar o XML para auditá-lo.

Qual o prazo para guarda de documentos fiscais?

AFINAL, QUAL O PRAZO PARA ARQUIVAR OS DOCUMENTOS FISCAIS ? A legislação determina que os documentos fiscais devem permanecer arquivados por cinco anos.

Quanto tempo devo guardar as notas fiscais?

O prazo para guardar notas fiscais e conhecimentos de transporte é de 5 anos. Além disso, vale lembrar que a guarda deve ser feita tanto pelo emitente, quanto pelo destinatário do documento fiscal. No caso do emitente, é necessário armazenar apenas o XML dos documentos fiscais emitidos.

Quais os documentos que devem ser guardados por tempo indeterminado?

Abaixo, você vai conhecer alguns documentos importantes que cumprem este requisito.
  • Documentos históricos. ...
  • Documentos relativos a FGTS. ...
  • Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA) ...
  • Livro Balanço Patrimonial/Geral. ...
  • Livro de Registro de Inventário. ...
  • Livro Diário. ...
  • Escritura de imóvel.

Quais documentos devem ser guardados por 10 anos?

Prazo para guardar documentos de funcionários
  • Contrato de trabalho: Permanente.
  • Folha de pagamento: 10 anos.
  • Guia da Previdência Social: 10 anos.
  • Rescisão de contrato: 5 anos.
  • Aviso prévio: 5 anos.
  • Atestado médico: 5 anos.
  • Exames médicos admissionais, periódicos e demissionais: 10 anos.

POR QUANTO TEMPO DEVO GUARDAR DOCUMENTOS E COMPROVANTES DE PAGAMENTO?

17 questões relacionadas encontradas

Quais documentos precisam ser guardados para sempre?

Documentos tributários, no caso de guias de recolhimento, livros e notas fiscais, declarações que foram entregues ao Fisco e demais documentos contábeis, precisam ser guardados sempre.

Pode jogar nota fiscal fora?

Ou seja, se você jogar fora um documento com base exclusivamente na legislação tributária, pode ser que você fique prejudicado em relação a outras legislações. Portanto, é importante gravar esse conceito: os documentos não possuem prazo de prescrição ou decadência.

É necessário guardar notas fiscais?

Realizar o armazenamento de notas fiscais é uma prática obrigatória e precisa ser seguida tanto por empresas que emitem, quanto pelas que recebem.

Quais notas fiscais devo guardar?

Por isso, é importante guardar as notas fiscais emitidas e recebidas. Em relação a serviços e produtos consumidos, há também riscos de cobranças indevidas – como algumas cobranças indevidas de telefone, internet, água, luz, tributos de imposto de renda e outras.

Quais documentos devem ser guardados por 30 anos?

Já o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o recomendável é guardar por 30 anos. É preciso ressaltar que existem situações em que o empresário deve guardar as comprovações por prazo indeterminado, como o livro de empregados e o contrato de trabalho, por razão da concessão de benefícios previdenciários.

Quando jogar documentos fora?

O prazo de guarda para comprovantes de conta de água, luz e telefone (inclusive celular) determinado pela Lei Federal 8.078/90, art. 26 e 27 é de 90 dias e de 5 anos, por precaução, devido a sua natureza de relação de consumo.

Quanto tempo devo guardar as contas de água e luz?

Apesar de não haver uma legislação específica sobre o prazo para guardar os comprovantes de pagamento, as entidades de defesa dos direitos do consumidor orientam que os seguintes comprovantes devem ser preservados por cinco anos: Água. Energia.

Qual o tempo de arquivamento de documentos?

O tempo de arquivamento, conforme determina a lei, não vai além de cinco anos. Essa medida evita o acúmulo de papel e de espaço por um tempo longo demais. Esse prazo se refere, na maioria das vezes, apenas à fase corrente, ou seja, aquela em que o documento ainda vigora.

O que fazer com talão de nota fiscal antigo?

Não é necessário comperecer ao Posto Fiscal.

Após inutilizados os documentos, deverá ser lavrado termo circunstanciado no livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências, modelo 6, como mero registro.

Como cuidar de notas fiscais?

Como administrar as notas fiscais?
  1. Defina o melhor regime tributário;
  2. Aproveite as vantagens de emitir notas fiscais;
  3. Esteja atento(a) à emissão dos documentos fiscais;
  4. Foque na unificação dos processos de negócios;
  5. Tenha prazos de Emissão e Envio;

Pode jogar contas fora de quantos anos?

Comprovantes de depósito bancário devem ser guardados até a comprovação do crédito em conta. Já extratos bancários devem ser guardados por 5 anos, para comprovação de pagamentos diversos, de salários e movimentação financeira (fisco, por exemplo).

Pode jogar fora RG velho?

Nos casos de documento de identificação, por exemplo, o descarte só deve ser feito quando já foi emitida uma nova via; Não jogue no lixo! Por conterem, na maioria das vezes, informações e dados pessoais importantes, é imprescindível que o descarte de documentos não seja feito diretamente no lixo.

Pode jogar conta antiga fora?

As contas mensais podem ser descartadas. O consumidor deve saber que quitação anual só registra o que realmente foi pago. Se alguma conta fica em aberto no ano anterior, a empresa só dará a declaração referente aos meses pagos. Algumas empresas colocam na declaração a menção de vários anos de contas quitadas.

Por que guardar documentos por 5 anos?

É crença popular que, após cinco anos da produção de documentos, podemos nos desfazer destes, pois perderiam, nesse prazo, a necessidade de serem mantidos. Mas essa ideia não procede. Até se pode perder o valor administrativo, mas resta o valor legal, histórico, cultural ou de prova.

O que define o prazo de guarda de documentos?

O tempo de guarda de documentos é um conceito que define o período pelo qual uma empresa ou pessoa física deve armazenar documentos, sejam eles físicos ou digitais. Isso inclui informações financeiras, contratos, declarações fiscais, recibos, faturas, entre outros.

Quanto tempo guardar documentos em casa?

Alexandre Rabello. o Tributos: Documentos como o comprovante de pagamento de IPTU, IPVA, DARFS, etc, devem ser limpos por 5 anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. o Contas de Água, Luz, Telefone e Gas também devem ser mantidas por 5 anos, pois também são considerados taxas.

É necessário guardar contas antigas?

Portanto, a dica é sempre guardar os comprovantes de contas de água, energia elétrica, internet, tributos (IPVA, IPTU), mensalidade escolar, cartões de crédito, planos de saúde etc.

Quais documentos Um adulto deve ter?

São eles:
  • Carteira de trabalho – CTPS digital;
  • Título do eleitor – e-Título;
  • RG – e-Identidade;
  • CNH – Carteira de Trânsito Digital;
  • CPF – CPF digital;
  • Carteirinha SUS – Conecte SUS;
  • Cartões de conta bancária – aplicativo da sua agência bancária.

Artigo anterior
O que é o hipismo onde surgiu?
Artigo seguinte
Que regra explica o uso do pronome antes e depois do verbo?