Que regra explica o uso do pronome antes e depois do verbo?

Perguntado por: Ivan Rafael Moreira Paiva Mota  |  Última atualização: 6. Dezember 2024
Pontuação: 5/5 (22 avaliações)

A próclise ocorre quando o pronome vem antes do verbo. A mesóclise ocorre quando o pronome vem no meio do verbo, entrecortando-o. A ênclise ocorre quando o pronome vem depois do verbo.

Quando usar o pronome se antes e depois do verbo?

O «se» coloca-se depois do verbo (posição enclítica), quando pertence a uma oração principal ou independente na forma afirmativa: «Recomenda-se a substituição», «Diz-se que vai chover», «Eles casaram-se», «Ele feriu-se».

Quando usar o pronome antes ou depois do verbo?

O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.

Pode pronome antes de verbo?

7) Resumindo o que antes se expôs, de modo específico para a dúvida trazida pela leitora, a conclusão que se pode extrair é a de que, com o infinitivo preposicionado, o pronome pessoal oblíquo átono pode vir, indiferentemente, antes ou depois do verbo.

Pode pronome depois de verbo?

O pronome pode vir antes (próclise), no meio (mesóclise) ou depois do verbo (ênclise). O pronome oblíquo pode se posicionar antes, no meio ou depois do verbo.

Colocação Pronominal [Prof Noslen]

24 questões relacionadas encontradas

Pode usar pronome depois do verbo?

Na língua portuguesa, o pronome pode vir antes, depois ou no meio do verbo.

Quando os pronomes devem ser usados em uma frase?

São usados para indicar a pessoa no discurso e podem ter a função do sujeito ou de objeto do verbo. Assim como os demais pronomes, os do caso pessoal também têm classificação. Eles podem receber a designação de retos ou oblíquos. Seus usos variam de acordo com a função na frase.

Quais são os 7 pronomes?

Agora confira cada tipo, são 7, e seus exemplos nas tabelas didáticas.
  • Pronomes Pessoais. ...
  • Pronomes possessivos. ...
  • Pronomes demonstrativos. ...
  • Pronomes interrogativos. ...
  • Pronomes relativos. ...
  • Pronomes Indefinidos. ...
  • Pronome ou partícula expletiva ou de realce.

Como usar a antes de verbo?

Empregamos «a» com verbos noutros casos, como por exemplo naquele em que o a inicia um complemento de: a) Modo: Ele veio a correr. b) Fim: O João saiu de casa a ver (= para ver) se encontrava o filho. c) Estado: A Maria ficou a arder em febre.

É correto escrever Desejo-lhe?

O “lhe”, segundo a tabela abaixo, é usado apenas para a terceira pessoa (ele), enquanto o “te” é usado para a segunda pessoa (tu). Portanto, ao desejar boas-vindas a alguém, diga “Desejo-te boas-vindas”, senão estará falando para a pessoa que você desejou boas-vindas a um terceiro.

Quais são as regras de concordância verbal?

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.

Qual é o certo mim ou me?

Quando devemos usar 'MIM' ou 'ME'

É o seguinte: o “MIM” sempre virá depois de uma preposição, como “para”, “a” ou “de”. Exemplo: “Ela mãe gosta muito de mim”. Já “ME” sempre estará junto a um verbo e não terá preposição antes. Exemplo: “Minha mãe me ama muito”.

Pode iniciar uma frase com pronome?

Dentre os pronomes pessoais, os únicos permitidos para figurarem em início de sentença são os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele e etc.). Os demais pronomes pessoais (os oblíquos: me, te, o, a e etc. e os reflexivos e recíprocos: nos, se e etc.), ocupam posição interna na sentença.

O que é pronome é um exemplo?

Pronomes são vocábulos que substituem ou acompanham um termo substantivo. Esta casa é do meu pai, já aquela (casa) é da minha mãe. Veja que o pronome “este” acompanha o substantivo “casa”, modificando-o. Já o pronome “aquela” substitui o substantivo “casa”, o qual está implícito na oração.

Pode começar a frase com verbo?

Não há problema nenhum em se iniciar frases com um verbo no inifitivo, porque o verbo no infinitivo pode ser tratado como um substantivo: Ser ou não ser, eis a questão (William Shakespeare, em Hamlet)

Qual é a função do pronome?

Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.

Como colocar pronomes na frase?

Coloca-se o pronome no meio do verbo: (a) quando o verbo estiver no futuro; (b) quando iniciar a frase; e (c) quando antes dele não houver palavra atrativa: "Dir-lhe-ei tudo o que penso".

Quais são os exemplos de pronomes?

  • Eu → mim, me, comigo;
  • Tu → te, ti, contigo;
  • Ele → se, o, a, lhe, si, consigo;
  • Nós → nos, conosco;
  • Vós → vos, convosco;
  • Eles → si, os, as, lhes, se, consigo.

Quando as formas verbais terminam em usamos os pronomes?

Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los. O dever de casa, Carlos fê-lo com atenção. Buscamo-la logo após à nossa chegada.

Pode usar pronome oblíquo antes do verbo?

Quando o pronome oblíquo estiver antes do verbo (próclise, as formas utilizadas são as padrões: o, a, os, as. Quando o pronome oblíquo estiver depois do verbo (ênclise), as formas do pronome variam de acordo com o verbo que acompanham.

Quais são os pronomes dos verbos?

Verbos pronominais são aqueles acompanhados por pronomes “me”, “te” “se”, “nos” (pronomes oblíquos átonos). Esse tipo de verbo é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. Sendo assim, o verbo deverá ser conjugado sempre acompanhado do pronome oblíquo correspondente à pessoa gramatical do sujeito.

Artigo anterior
Quanto tempo devemos guardar documentos fiscais?
Artigo seguinte
Qual o prazo para pagamento na execução fiscal após a citação?