Tem como cancelar contrato de curso?
Perguntado por: Sandro Renato Garcia Cunha | Última atualização: 3. Mai 2025Pontuação: 4.5/5 (74 avaliações)
O consumidor não precisa justificar por escrito o cancelamento da inscrição no curso, mas se faz necessário, por segurança, que o aluno comunique, por escrito, dentro do estabelecimento de ensino, ou envio de carta registrada nos Correios, sobre o cancelamento do curso.
Como cancelar um contrato assinado de um curso?
Todo cancelamento do contrato deve ser feito por escrito e o consumidor deve exigir que no documento seja mencionado que não deve qualquer valor ou ainda, se for o caso, toda a tratativa referente a eventuais pagamentos a serem realizados, além da assinatura da escola, como no contrato original.
Sou obrigada a pagar multa por desistir de um curso?
Sim, pois serve como uma garantia da empresa em abater os gastos no caso de cancelamento do aluno. Cancelei antes do início das aulas, tenho que pagar multa? Sim, no máximo 20% do valor pago, os 80% é retornado ao aluno.
Qual o prazo de cancelamento de um curso?
Desistência de curso segundo o Código do Consumidor
O consumidor tem o direito de desistir do curso no prazo de 7 dias a partir da data da contratação ou do início das aulas, o que ocorrer por último.
Tem que pagar para cancelar o curso?
Em caso de desistência do curso dentro do prazo de arrependimento, o consumidor tem o direito de receber a devolução integral dos valores pagos, incluindo matrícula e mensalidades. Esse reembolso deve ser realizado de forma razoável, geralmente em até 30 dias.
QUANDO POSSO DESISTIR DA COMPRA? Direito de Arrependimento do Consumidor.
Qual o prazo para cancelar um curso sem pagar multa?
Nos cursos online o aluno tem até 7 dias para cancelar o curso, sem cobrança de multas e retenção de valores. Já nos cursos presenciais não há prazo para a desistência por parte do consumidor.
Quanto é a multa de cancelamento de curso?
O contrato de ensino pode contar a previsão de multa em caso de desistência. A prática é legal, mas o valor cobrado não pode ser abusivo — entre 5% e 30%, dependendo da época em que foi feito o cancelamento.
Sou obrigado a pagar um curso que não fiz?
De acordo com o art. 39, inciso V do Código de Defesa do Consumidor, e do art. 9º, do Decreto nº 22.626/33, em caso de desistência, o estudante tem, sim, direito a receber as parcelas referentes aos meses já pagos e ainda não cursados.
Como justificar a desistência de um curso?
O consumidor não precisa justificar por escrito o cancelamento da inscrição no curso, mas se faz necessário, por segurança, que o aluno comunique, por escrito, dentro do estabelecimento de ensino, ou envio de carta registrada nos Correios, sobre o cancelamento do curso.
O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre cancelamento de contrato?
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
O que acontece se eu abandonar o curso?
O que é abandono do ensino superior? O abandono no ensino superior é um problema social complexo e que acontece quando os alunos precisam deixar a universidade por fatores internos ou externos, em grande parte relacionados à questão econômica.
Pode desistir de um contrato assinado?
Sim, é possível cancelar um contrato que já foi assinado.
Como fazer uma carta de quebra de contrato?
- Nome da empresa. Comece direcionando a carta à empresa. ...
- Nome do responsável. Pode ser o seu gestor ou o responsável no RH da empresa a quem a carta se destina.
- Solicitação do desligamento do cargo. ...
- Informação o Aviso Prévio. ...
- Local e Data. ...
- Nome completo e Assinatura.
O que diz o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor?
49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
Qual o prazo para desistir de um contrato assinado?
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
Como exercer o direito de arrependimento?
Assim como acontece com outros produtos e serviços, para cancelar um contrato de crédito, o consumidor deve entrar em contato com a instituição responsável e informar sobre o cancelamento alegando que está exercendo seu direito de arrependimento.
O que fazer para não pagar multa por quebra de contrato?
Para solicitar esse cancelamento, o cidadão deve procurar diretamente a empresa para negociar amigavelmente e, se não conseguir resolver, buscar o Procon ou a Justiça em posse do contrato de serviços, notas ou comprovantes que atestem má qualidade do serviço.
O que pode anular um contrato?
- Quando o que foi adquirido apresentar algum problema de defeito do produto ou do serviço.
- Quando o fornecedor descumprir a oferta.
- Ou pela vontade das partes.
É permitido cobrar multa por cancelamento de contrato de prestação de serviços?
Cobrança de multa para rescisão contratual é cabível desde que prevista. Se estipulada de forma clara no contrato, não há abusividade na cobrança da multa de 30% para rescisões antecipadas.
Quais são as formas de terminar o contrato?
Recisão - Extinção de um contrato, que pode ocorrer de várias formas. Resolução - Extinção ou dissolução do contrato por descumprimento ou nulidade. Resilição - Distrato, extinção do contrato por vontade das partes. Rescisão significa anular ou romper.
Quando não se aplica o direito de arrependimento?
O direito de arrependimento não se aplica, no entanto, a qualquer situação. Quando estamos falando de lojas físicas, a devolução de item apenas pode ser feita em caso de defeito ou vício.
Como funciona o trancamento de um curso?
Trancar significa deixar de frequentar o curso por um período, no qual existe a vontade de voltar e continuar de onde parou, sendo que não será cobrado nenhuma mensalidade enquanto a matrícula estiver trancada. E para fazer esse pedido, é necessário ir a secretaria e preencher uma solicitação por escrito.
O que é trancar o curso?
Confira aqui como trancar a faculdade! O trancamento de curso é um recurso disponibilizado pelas instituições de ensino que suspende a sua matrícula por até dois anos. Dentro desse período, você pode escolher se quer trocar de curso, trocar de instituição de ensino ou continuar a graduação de onde parou.
Quanto custa para trancar a faculdade?
De acordo com o Artigo 1º, § 7º da lei nº 9870/99 a faculdade é proibida de realizar qualquer cobrança de prestação de serviço. Ou seja, realizar o trancamento do curso, disponibilizar boletins e gerar certificados são ações que já estão inclusas na mensalidade e não deve ser cobrado um valor adicional.
Qual a lei do cancelamento?
O Projeto de Lei 1873/23 inclui no Código Penal o cancelamento virtual e o linchamento virtual, que passam a ser punidos com pena de detenção e multa. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
Para que serve arruda espiritual?
Quanto tempo leva para colar o osso do calcanhar?