Quanto tempo devemos guardar comprovantes de contas pagas?

Perguntado por: Mateus Fonseca Pereira  |  Última atualização: 16. Februar 2025
Pontuação: 4.3/5 (31 avaliações)

Os comprovantes de pagamento devem ser guardados por cinco anos, prazo de prescrição da cobrança de taxas previsto no Código Civil.

Pode jogar contas fora de quantos anos?

Comprovantes de depósito bancário devem ser guardados até a comprovação do crédito em conta. Já extratos bancários devem ser guardados por 5 anos, para comprovação de pagamentos diversos, de salários e movimentação financeira (fisco, por exemplo).

Quanto tempo devo guardar as contas de água e luz?

Apesar de não haver uma legislação específica sobre o prazo para guardar os comprovantes de pagamento, as entidades de defesa dos direitos do consumidor orientam que os seguintes comprovantes devem ser preservados por cinco anos: Água. Energia.

O que fazer com contas pagas antigas?

As contas mensais podem ser descartadas. O consumidor deve saber que quitação anual só registra o que realmente foi pago. Se alguma conta fica em aberto no ano anterior, a empresa só dará a declaração referente aos meses pagos.

Quais documentos pode jogar fora?

Contas de consumo, que são as de água, luz, gás e telefone, por exemplo, podem ser descartadas assim que o consumidor receber a declaração anual de quitação de débito. Essa, por sua vez, deve ser mantida por cinco anos”, explica Pablo Nemirovsky, superintendente de serviços ao consumidor.

Confira por quanto tempo devemos guardar comprovantes de contas pagas

29 questões relacionadas encontradas

Precisa guardar conta de luz e água?

Portanto, a dica é sempre guardar os comprovantes de contas de água, energia elétrica, internet, tributos (IPVA, IPTU), mensalidade escolar, cartões de crédito, planos de saúde etc.

Quantos anos tem que guardar recibos de aluguel?

Os recibos de pagamento de aluguel devem ser guardados por três anos após o fim do contrato de locação e a consequente entrega das chaves.

Como arquivar recibos de pagamentos?

Dicas para arquivar documentos financeiros

E para o arquivamento deste material, você não precisa de nada muito elaborado: Para os que têm espaço em casa (um quarto específico para escritório), um arquivo de metal; Para os que não têm muito espaço disponível em casa, pastas sanfonadas podem ser excelentes substitutas.

Quanto tempo devo guardar documento de carro?

O Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV) deve ser mantido por 1 ano, durante seu período de vigência. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, Lei. 9.503/97, art. 230, seu porte é obrigatório para o condutor do veículo.

Pode jogar fora RG velho?

Nos casos de documento de identificação, por exemplo, o descarte só deve ser feito quando já foi emitida uma nova via; Não jogue no lixo! Por conterem, na maioria das vezes, informações e dados pessoais importantes, é imprescindível que o descarte de documentos não seja feito diretamente no lixo.

Pode jogar nota fiscal fora?

Ou seja, se você jogar fora um documento com base exclusivamente na legislação tributária, pode ser que você fique prejudicado em relação a outras legislações. Portanto, é importante gravar esse conceito: os documentos não possuem prazo de prescrição ou decadência.

Quanto tempo tem que guardar o IPTU?

o Tributos: Documentos como o comprovante de pagamento de IPTU, IPVA, DARFS, etc, devem ser limpos por 5 anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. o Contas de Água, Luz, Telefone e Gas também devem ser mantidas por 5 anos, pois também são considerados taxas.

Por que guardar documentos por 5 anos?

É crença popular que, após cinco anos da produção de documentos, podemos nos desfazer destes, pois perderiam, nesse prazo, a necessidade de serem mantidos. Mas essa ideia não procede. Até se pode perder o valor administrativo, mas resta o valor legal, histórico, cultural ou de prova.

Quais documentos devem ser guardados por 10 anos?

Prazo para guardar documentos de funcionários
  • Contrato de trabalho: Permanente.
  • Folha de pagamento: 10 anos.
  • Guia da Previdência Social: 10 anos.
  • Rescisão de contrato: 5 anos.
  • Aviso prévio: 5 anos.
  • Atestado médico: 5 anos.
  • Exames médicos admissionais, periódicos e demissionais: 10 anos.

Quais os documentos que devem ser guardados por tempo indeterminado?

Abaixo, você vai conhecer alguns documentos importantes que cumprem este requisito.
  • Documentos históricos. ...
  • Documentos relativos a FGTS. ...
  • Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA) ...
  • Livro Balanço Patrimonial/Geral. ...
  • Livro de Registro de Inventário. ...
  • Livro Diário. ...
  • Escritura de imóvel.

É preciso guardar folha de pagamento?

Os principais documentos de uma empresa que devem ter a guarda corretamente, são os relativos ao setor de RH, tributários, trabalhistas, contábeis e guias de recolhimento. Dependendo da situação, recomenda-se armazenar documentos trabalhistas por 10 anos, como a folha de pagamento e o registro eletrônico.

Quais notas fiscais devo guardar?

Por isso, é importante guardar as notas fiscais emitidas e recebidas. Em relação a serviços e produtos consumidos, há também riscos de cobranças indevidas – como algumas cobranças indevidas de telefone, internet, água, luz, tributos de imposto de renda e outras.

Sou obrigado a guardar nota fiscal?

Há obrigatoriedade da guarda do DANFE (emitente e destinatário)? A regra geral é que o emitente e o destinatário deverão manter em arquivo digital as NF-es pelo prazo estabelecido na legislação tributária para a guarda dos documentos fiscais, devendo ser apresentadas à administração tributária, quando solicitado.

Quais documentos precisam ser guardados?

Documentos como comprovantes de pagamento devem ser guardados por cinco anos, e estão inclusos o IPTU e IPVA, sem contar o DARFS. Notas fiscais de todos os produtos adquiridos ou serviços, precisam ser guardados tanto pelo prazo de garantia, como para evitar qualquer tipo de problema.

Qual a forma correta de descartar o papel?

Resumidamente, a forma correta de descartar o papel é separá-lo do lixo comum e reciclá-lo. Afinal, o papel é um material reciclável, o que significa que pode ser transformado em novos produtos, como papelão, sacolas, papéis ondulados e até mesmo em papel para jornais.

Como descartar notas fiscais antigas?

Se houver, destrua essas informações com cuidado. Descartar em locais seguros: Após destruir as informações pessoais, certifique-se de descartar as caixas em locais seguros, como lixeiras com tampa ou em um local que não seja acessível ao público.

Artigo anterior
Quais os animais que ajudam a natureza?
Artigo seguinte
Como se determina a competência dos Juizados Especiais?