Qual foi a principal causa da Revolução Federalista?

Perguntado por: Beatriz Benedita Fernandes  |  Última atualização: 6. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (33 avaliações)

A Revolução Federalista ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da República, e teve como causa a instabilidade política gerada pelos federalistas, que pretendiam "libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio Prates de Castilhos", então presidente do Estado.

Qual foi a causa da Revolução Federalista?

O conflito originou-se da crise política gerada pelos Federalistas, grupo opositor ao governo de Júlio de Castilhos, então presidente do Rio Grande do Sul, que buscava conquistar maior autonomia e descentralizar o poder da recém-instalada República. Derrubar o então governador; Júlio de Castilhos.

O que os federalistas queriam?

Descontentes com este governo, um grupo denominado de Federalistas (também chamados de maragatos), contrários ao sistema presidencialista, queria a formação de um governo parlamentarista, com mais autonomia dos Estados Nacionais.

Qual foi o resultado final da Revolução Federalista?

A revolução federalista foi derrotada em 24 de junho de 1895 no combate de Campo Osório, nas proximidades de Santana do Livramento, quando o almirante Saldanha da Gama morreu diante das tropas do general Hipólito Ribeiro. A paz foi assinada em Pelotas no dia 23 de agosto de 1895.

Quem venceu a Revolução Federalista de 1923?

A apuração foi conduzida por uma comissão de três deputados (Getúlio Vargas, Ariosto Pinto e José de Vasconcelos Pinto), que a 17 de janeiro de 1923 declarou a vitória de Borges com 106.360 votos, contra 32.216 de Assis Brasil.

Revolução Federalista (1893-1895) - Brasil Escola

39 questões relacionadas encontradas

O que defendiam os maragatos?

Maragatos: foram os sulistas que iniciaram a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, no ano de 1983, em protesto contra a política exercida pelo governo federal, representada na Província por Julio de Castilhos. Os Maragatos eram identificados pelo uso de um lenço vermelho no pescoço.

Quantos anos durou a Revolução Federalista?

A Revolução Federalista aconteceu no Sul do país, entre os anos de 1893 e 1895. Envolveu os maragatos, ou federalistas, e os pica-paus, ou republicanos. A revolução demonstrou a divisão entre os republicanos, pois um grupo defendia a descentralização do poder, e o outro, o fortalecimento do presidente da República.

Quem perdeu a Revolução Federalista?

A revolução federalista foi derrotada em 24 de junho de 1895 no combate de Campo Osório, nas proximidades de Santana do Livramento, quando o almirante Saldanha da Gama morreu diante das tropas do general Hipólito Ribeiro. A paz foi assinada em Pelotas no dia 23 de agosto de 1895.

Quais foram as consequências da Revolução Federalista?

O desfecho da Revolução Federalista foi o acordo celebrado no governo Prudente de Morais entre as duas partes. Júlio Castilhos manteve-se no poder gaúcho, e os federalistas foram anistiados.

O quê Floriano Peixoto defendia?

O Governo Floriano tinha como objetivo consolidar a república no Brasil. Desde 1889 que os grupos republicanos colocavam-se em campos opostos por conta das decisões do governo e da elaboração da primeira Constituição republicana, a de 1891. Entre as Forças Armadas, os ânimos estavam acirrados.

O que a Lapa tem a ver com a Revolução Federalista?

Um episódio militar que ocorreu durante a Revolução Federalista em 1894, quando a cidade de Lapa se tornou arena de um sangrento confronto entre as tropas republicanas, os chamados pica-paus (legalistas), e os maragatos (federalistas), contrários ao sistema presidencialista de governo.

Como Floriano Peixoto foi eleito?

A crise entre o primeiro presidente e o Legislativo e a possibilidade de uma revolta levaram o militar a renunciar o seu cargo. Com isso, no dia 23 de novembro de 1891, Floriano Peixoto, o vice-presidente do Brasil, foi nomeado como presidente.

O que os republicanos defendiam?

O republicanismo é a ideologia segundo a qual uma nação é governada como uma república, na qual o chefe de Estado é escolhido através do voto ou do congresso (como em repúblicas parlamentares) para assumir a função por um determinado tempo, diferente da monarquia, na qual o indivíduo fica até o fim da vida ou sua ...

Quem era o líder dos maragatos?

Os “maragatos” representavam os federalistas, liderados por Gaspar Silveira Martins, e eram identificados pelo uso de lenços vermelhos.

Quem são os chimangos?

Ximango ou Chimango é o apelido pelo qual eram chamados uma das duas correntes inicialmente havidas no Brasil, durante o período regencial, e que apoiava o governo; formavam o Partido Moderado e sofria a oposição dos exaltados, também chamados jurujubas ou farroupilhas (lenço vermelho, que tinham sido pacificados por ...

O que foi a guerra entre maragatos e chimangos?

O ano de 1923 começou com mais um entrevero de Chimangos, de lenço branco, contra os Maragatos, de lenço vermelho. Eles se engalfinharam para saber quem mandaria no estado. Na verdade, não era uma disputa pelo poder político e sim razões econômicas e sociais que determinaram a Revolução de 23.

Porque os maragatos usavam lenço vermelho?

Os “maragatos” adotaram o lenço vermelho como símbolo de sua facção política. Os republicanos, ou “pica-paus”, usavam o lenço branco como símbolo da sua facção política. O nome “pica-pau” originou-se do quepe com enfeite vermelho das forças republicanas.

Qual o significado do lenço vermelho?

Em 1923, o lenço vermelho identificava os maragatos (revolucionários) e o lenço branco identificava os chimangos (governo).

Por que o nome chimango?

Os correligionários de Borges de Medeiros usavam lenços brancos no pescoço e tinham o apelido de “chimangos”. Eles eram centralizadores e defendiam a permanência vitalícia do então presidente no poder.

Qual a diferença entre chimangos e maragatos?

Nessa época da Revolução Federalista, os Chimangos, que apoiavam o governo central, usavam o lenço braço, e os Maragatos, contrários à política exercida pelo governo federal, exibiam o lenço vermelho. Uma terceira cor era também utilizada: o preto, que indicava uma pessoa que passava por um período de luto.

Quem foram os chimangos e maragatos?

Chimango era o grupo governista, de Antônio Augusto Borges de Medeiros. Os maragatos estiveram com outros oposicionistas, inclusive dissidentes republicanos, ao lado de Joaquim Francisco de Assis Brasil. Chimangos usavam o lenço branco e maragatos, vermelho.

Por que o presidente Floriano Peixoto ficou conhecido como Marechal de Ferro?

Ele ficou conhecido na história brasileira como “marechal de ferro” por sua ação em reprimir duas revoltas durante sua administração. O governo de Floriano Peixoto ficou marcado pelo autoritarismo, manifestado na repressão contra seus opositores e críticos.

Que grupo social apoiava o governo de Floriano Peixoto?

Assim que assumiu, Floriano recebeu o apoio de militares e das oligarquias que eram contra o governo de Deodoro da Fonseca, sua forma de governar rendeu a ele o apelido de “Marechal de Ferro”, por usar a força para resolver os problemas existentes.

Artigo anterior
Como era o caráter de José?
Artigo seguinte
O que é uma linha contínua?