Como é possível relacionar a energia da radiação eletromagnética com o seu comprimento de onda?

Perguntado por: Juliana Mélanie Barbosa de Pereira  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (17 avaliações)

Conclusão. A radiação eletromagnética pode ser descrita por sua amplitude (brilho), comprimento de onda, frequência e período. Pela equação E = h ν E=h\nu E=hν , vimos como a frequência de uma onda de luz é proporcional à sua energia.

Qual a relação entre energia e comprimento de onda?

Quanto maior a frequência de uma radiação, maior sua energia. Quanto menor o comprimento de onda de uma radiação, maior sua energia.

Como as radiações eletromagnéticas são classificadas conforme o comprimento de onda?

O espectro eletromagnético nos mostra os tipos de ondas eletromagnéticas, que são classificadas pela sua frequência de oscilação ou pelo seu comprimento de onda. As ondas de menor frequência são as ondas de rádio, e as de maior frequência são as que correspondem à radiação gama.

Qual é a relação entre a frequência e comprimento de uma onda eletromagnética?

O comprimento de onda λ tem uma relação inversa com a frequência f, a velocidade de repetição de qualquer fenômeno periódico. O comprimento de onda é igual à velocidade da onda dividida pela frequência da onda.

Qual radiação eletromagnética possui menor comprimento de onda?

Comprimento de onda (nm – 10-9 m)

Observando a tabela anterior com cuidado, é possível perceber que a cor violeta apresenta a maior frequência do espectro visível e, consequentemente, o menor comprimento de onda, uma vez que essas duas grandezas são inversamente proporcionais.

Radiações eletromagnéticas – Ciências – 9º ano – Ensino Fundamental

19 questões relacionadas encontradas

Quanto menor o comprimento de onda maior a frequência?

Existem sete tipos diferentes de ondas eletromagnéticas. Elas são representadas pelas faixas de frequência, comprimento e oscilação das ondas. Desta forma, quanto menor for o comprimento da onda, maior será a sua frequência.

Quanto menor o comprimento de onda mais energia?

O comprimento de onda é a distância entre dois picos consecutivos de uma onda, sendo que quanto maior o comprimento da onda, menor será a energia da radiação e vice-versa.

Qual a diferença entre frequência e comprimento de onda?

comprimento de onda( ): distância entre dois pontos equivalentes, pertencentes a dois pulsos consecutivos; freqüência (f): taxa de repetição de uma determinada vibração. A freqüência de uma onda é a freqüência de vibração da fonte que a produziu.

Qual a relação entre frequência e período de uma onda?

Qual a relação entre Período e Frequência? 1 - O período e frequência tratam - se de grandezas inversas, com isso, sua relação é dada por: Onde: F = frequência T = Período Assim sendo de maneira formal a frequência é vista como a quantidade de oscilações na unidade de tempo, sendo medida em Hertz.

Qual a ligação existente entre o comprimento de onda e a frequência de uma onda de luz?

Lembrando-se de que a a luz é energia radiante, quanto menor o comprimento da onda maior será a freqüência e maior será a quantidade de energia.

Como é feita a classificação de ondas eletromagnéticas?

São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama. O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento.

Como funciona As ondas eletromagnéticas?

Ondas eletromagnéticas transportam energia através do espaço sem transportar matéria. Esse tipo de onda é formado por campos elétricos e magnéticos perpendiculares entre si, além disso, não precisa de um meio material para propagar-se.

Quais são as ondas eletromagnéticas?

Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia. Ademais, apresentam-se na forma de ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama, em ordem crescente de frequência e energia.

Qual é a relação entre a energia de um elétron é o comprimento de onda da luz emitida de um átomo?

Cada fóton tem uma energia proporcional à frequência da radiação. Desta equação podemos ver que um fóton de energia eletromagnética tem sua energia e comprimento de onda relacionados em uma proporcionalidade inversa (lembre-se: h e c são constantes). Segundo Bohr, cada elétron pode Ter somente um valor de energia.

Como calcular a energia de um comprimento de onda?

A fórmula da energia envolvendo o comprimento de onda é E = hc/λ, onde "E" é a energia do sistema em Joules (J), "h" é a constante de Planck: 6.626 x 10-34 Joule segundos (J s), "c" é a velocidade da luz no vácuo: 3.0 x 108 metros por segundo (m/s) e "λ" é o valor do comprimento de onda em metros (m).

O que é comprimento de onda da luz?

Os comprimentos de onda da luz visível são classificados segundo a cor, do violeta, que tem comprimento de onda λ = 4 . 10-7 m, ao vermelho, cujo comprimento de onda é λ = 7 . 10-7 m. Portanto, a sensibilidade dos olhos é uma função do comprimento de onda e é máxima para um comprimento de onda λ = 5,5 .

Qual é a diferença entre frequência e período?

Como o período pode ser obtido pela divisão do tempo decorrido pelo número de ciclos completados nesse tempo, e a frequência pode ser obtida pela divisão do número de ciclos completados pelo tempo necessário para completar esses ciclos, então, o período nada mais é que o inverso da frequência, e vice-versa.

O que é período e frequência qual é a relação entre essas grandezas?

Frequência e período são grandezas físicas escalares que se relacionam com a rotação de objetos que executam movimento circular e com a produção de ondas. As duas grandezas relacionam-se matematicamente, de modo que uma é o inverso da outra.

O que é uma frequência de uma onda?

– Frequência:

É o número de oscilações de onda, por um certo período de tempo. A unidade de frequência do Sistema Internacional (SI), é o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e é representada pela letra f. Então, quando dizemos que uma onda vibra a 50Hz, significa que ela oscila 50 vezes por segundo.

Para que serve o comprimento de onda?

O comprimento de onda representa uma oscilação completa no espaço da posição. Ou seja, é a distãncia paralela à direção em que a onda se propaga entre repetições da forma da onda: O número de onda k, representa uma contagem em unidade de comprimento de onda.

Como medir a frequência de uma onda?

Como tal, a fórmula para o cálculo da frequência quando o tempo é dado é escrita como: f = 1 / T.
  1. Nessa fórmula, f representa a frequência e T representa o período de tempo requerida para que se complete uma única oscilação de onda.
  2. Exemplo A: "O tempo para certa onda completar uma única oscilação é de 0,32 segundos.

Quanto maior a frequência de uma onda maior sua energia?

A quantidade de energia está diretamente relacionada à frequência e ao comprimento de onda eletromagnética do fóton. Quanto maior for a frequência do fóton, maior a sua energia. Da mesma forma, quanto maior for o comprimento de onda do fóton, menor a sua energia.

Quanto maior a frequência mais grave o som?

Quanto maior for a frequência de uma onda sonora, mais agudo será o som, que será denominado de som alto. Em contrapartida, quanto menor for a frequência das ondas sonoras, mais grave será o som, que será denominado de som baixo.

Quais são as ondas eletromagnéticas no dia a dia?

Existem sete tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama. Juntas elas formam um espectro de onda eletromagnética que varia com a frequência e o comprimento de cada onda.

Artigo anterior
Onde se localiza o Osteoclasto?
Artigo seguinte
Como colocar uma imagem como capa de uma música?