Quanto tempo depois devo molhar a laje?

Perguntado por: Salomé Érica Soares de Jesus  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (43 avaliações)

É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.

Quanto tempo tem que molhar a laje?

É importante hidratar a laje (ou "curar a laje", como se diz em obra) por pelo menos 7 dias, três vezes ao dia. Isso é necessário para evitar a perda precoce da água que reage com o cimento, ligando os grãos de areia e as britas. Uma parte da água entrará na constituição do concreto, a outra evaporará com o tempo.

Pode molhar a laje no mesmo dia?

Após finalizar uma concretagem, regularmente é realizada a molhagem da superfície concretada durante alguns dias. A frequência com que essa atividade deve ser desempenhada depende do clima da região, geralmente é necessário apenas uma ou duas vezes ao dia durante uma semana.

Quanto tempo tem que esperar a laje secar?

A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso. A temperatura para isso deve estar acima de 10ºC. Vale destacar que o prazo de 14 dias está ligado mais à utilização de cimentos comuns com endurecimento mais lento.

Como devo molhar a laje?

Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.

Precisa mesmo molhar a laje? A cura do concreto!

42 questões relacionadas encontradas

Tem problema molhar o isopor da laje?

A aplicação do revestimento é a última etapa e deve ser feita apenas após a colocação do telhado ou da impermeabilização da laje, já que a água da chuva pode danificar o revestimento.

Pode molhar isopor?

Baixa absorção de água:

O isopor não é higroscópico. Mesmo quando imerso em água o isopor absorve apenas pequenas quantidades de água. Tal propriedade garante que o isopor mantenha as suas características térmicas e mecânicas mesmo sob a ação da umidade.

Quais as desvantagens da laje de isopor?

As desvantagens da laje de isopor existem, especialmente quando o projeto não é executado de forma certa. O conforto térmico só existe quando os cômodos cobertos pela estrutura contam com grandes janelas, que garantem a circulação de ar. A ausência de janelas amplas pode tornar o ambiente abafado nos dias de calor.

Como secar isopor encharcado?

como fazer
  1. PASSO 1: Você vai precisar de esponjas de cozinha, sacos que fechem e água.
  2. PASSO 2: Encharque bem as esponjas para formar um gelo decente.
  3. PASSO 3: Cuidado: feche bem o saquinho para não entornar a água quando derreter.
  4. PASSO 4: Coloque todos os pacotes que fizer no congelador por, no mínimo, 4 horas.

Pode deixar o isopor embaixo da geladeira?

A empresa contatou-me rapidamente acerca do ocorrido, esclarecendo que o isopor não deve ser retirado, compondo a funcionalidade dos novos modelos da Brastemp. Tampouco a proteção cinza na parte de trás da geladeira deve ser retirada.

Quanto tempo dura o gelo no isopor?

Um cooler ou balde de gelo de náilon ou isopor deixarão o gelo fresco por ao menos um dia. Um recipiente plástico poderá mantê-lo em boas condições durante a noite. Evite coolers e baldes de metal, pois eles retêm calor e não evitarão o derretimento do gelo.

Pode deixar a geladeira em cima do isopor?

O grande problema encontrado em algumas geladeiras é a danificação dessa capa, já que assim o necessário isolamento térmico do evaporador não ocorre de forma completa. Rachaduras e buracos na capa de isopor prejudicam a performance do eletrodoméstico.

Qual a melhor laje de isopor ou tijolo?

Segundo profissionais da área, a laje de isopor na maioria dos casos é a melhor opção. ... O preço* da laje de isopor não diferencia muito da laje de cerâmica, porém o isopor garante além dos benefícios citados, melhor desempenho térmico e acústico da construção.

Qual a laje mais segura isopor ou cerâmica?

A maior vantagem da laje de isopor é a diminuição da carga na estrutura. O material é leve sem oferecer riscos à segurança da obra. Quando o material comprado é de qualidade, não existe perigo nenhum no deslocamento sobre a laje.

Porque laje de isopor trinca?

As fissuras e trincas aparecem na laje quando existe algum tipo de tensão no local e esta força no material é maior que a sua capacidade de resistência mecânica, desta maneira aparecem aberturas na superfície que são formas de aliviar as tensões.

Como fazer o isopor ficar mais resistente?

Para conseguir maior durabilidade e resistência do isopor pode ser usada uma resina acrílica com base aquosa, das muitas que existem no mercado (lojas de materiais de construção / tintas). Também pode ser usado um verniz acrílico sempre de base aquosa, usado em artesanatos.

Quantos graus isopor aguenta?

Mais de 97 % de seu volume e constituído de ar, na cor branca, inodoro, reciclável, não poluente, fisicamente estável, é sem dúvida um material isolante da melhor qualidade nas temperaturas de – 70° a 80° Centígrados.

Quanto tempo dura o isopor?

O tempo de decomposição do isopor é considerado indeterminado – alguns fabricantes indicam que o material não é biodegradável, não se desintegra, não desaparece no ambiente e não contém gás CFC. Ou seja, em tese, ele pode durar para sempre. Porém, por ser um derivado de plástico, ele tende a se degradar aos poucos.

O que fazer para laje parar de pingar?

O mais importante de como consertar vazamento de laje é fazer a impermeabilização correta, utilizando, de preferência, manta líquida ou vulcanizada. Além disso, a laje também deve ter certo grau de inclinação para que a água escorra até um ralo ou calha.

Artigo anterior
É normal uma criança de 10 anos ficar menstruada?
Artigo seguinte
Quais são os exercícios dinâmicos?