Como deve ser as fezes de um Recém-nascido?

Perguntado por: Nádia Gonçalves Ferreira  |  Última atualização: 1. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (58 avaliações)

Se você amamentar seu recém-nascido, as evacuações iniciais dele serão marrom-esverdeadas ou marrom-amareladas. Depois de cerca de cinco dias, os cocôs ficarão amarronzados ou amarelados e com uma consistência granulada. Isso é completamente normal e é sinal de um bebê saudável.

Quando se preocupar com as fezes do recém-nascido?

Cocô verde ou marrom escuro

Se deve ao processo natural do corpo do bebê, que trabalha para expelir grande quantidade das substâncias que acumularam-se no seu intestino. Caso haja alguma alteração, como uma consistência espumosa, pode ser um sinal de alerta, e é aconselhado consultar o pediatra.

Quando o cocô do bebê não é normal?

Na consistência, fezes líquidas indicam diarreia e fezes em bolinhas pequenas indicam prisão de ventre. Não hesite em consultar um pediatra caso note alterações repentinas no cocô do bebê e também se ele está irritadiço, menos ativo ou se alimentando pouco.

Como saber se o RN está com diarreia?

Para saber se o bebê tem diarreia, algumas características devem ser observadas, como:
  1. 3 ou mais evacuações líquidas;
  2. Cor diferente da habitual;
  3. Cheiro mais forte, principalmente quando causada por uma gastroenterite;
  4. A fralda não sustentam as fezes, de forma que saem e mancham a roupa do bebê.

Qual é a cor da diarreia?

Da mesma forma, quando uma pessoa está com diarreia, as fezes tendem a ficar amareladas por causa do trânsito intestinal acelerado e da consistência aquosa do material. No caso de persistência de fezes amarelas ou amarelo-esverdeadas, é importante buscar auxílio médico.

3 dicas de como amolecer o cocô - 3 Formas de Amolecer Fezes Duras

39 questões relacionadas encontradas

Qual a cor do cocô de bebê com dor de barriga?

Normalmente, os sinais de alerta são quando as fezes dos recém-nascidos apresentam tons brancos, vermelhos ou marrons. Essas cores indicam alterações intestinais ou estomacais que, em alguns casos, são acompanhadas de febre, dor abdominal, vômito e irritabilidade.

Que tipo de fezes é preocupante?

Fezes tipo 6 e 7 são consideradas diarreia, sinais de trânsito intestinal acelerado, prejudicando a absorção de água e nutrientes. Pessoas que apresentam fezes desses tipos devem procurar um médico.

Como é o cocô de bebê com diarreia?

Um dos sintomas mais comuns de problemas de barriga é a diarreia – fezes aquosas que são diferentes na aparência e frequência do que aquelas que seu bebê fazia antes. (Esse é um detalhe importante, uma vez que muitas crianças pequenas, especialmente os bebês amamentados, normalmente têm fezes finas ou aquosas.

Como é fezes de bebê com infecção intestinal?

Os vírus causam diarreia líquida. As fezes raramente contêm muco ou sangue.

Quantas vezes por dia é normal o bebê fazer cocô?

Qual a frequência normal de evacuações em um bebê de dois meses ? É considerado normal uma frequência de pelo menos uma evacuação a cada 3 dias em bebês com 2 meses de vida, pois em torno de 6 semanas de vida, 98,3% dos lactentes terão evacuações pelo menos uma vez a cada 3 dias.

Como saber se o leite faz mal para o bebê?

Quais são os sintomas da intolerância à lactose em bebê?
  1. náuseas e vômitos;
  2. cólicas, dor abdominal e inchaço;
  3. diarreia aquosa explosiva;
  4. distensão abdominal;
  5. gases;
  6. assaduras.

Como saber se o RN tem intolerância à lactose?

Os sintomas de intolerância à lactose em crianças são os mesmos apresentados pelos bebês: dor de estômago ou náusea, cólicas, inchaço, dor de barriga (abdominal), gases, fezes líquidas ou diarreia, vômitos, ganho de peso insatisfatório e assaduras.

Qual a diferença entre diarreia e fezes moles?

Diarreia é um quadro clínico que tem como consequência o aumento da frequência das evacuações e o amolecimento das fezes. Já as fezes moles, quando não acompanhadas da necessidade de evacuações repetidas, podem ser apenas uma reação momentânea do organismo.

Qual a cor normal das fezes de um bebê?

Quando recém-nascido, o mais comum é que as fezes sejam amareladas, então se o cocô estiver marrom escuro, é possível que ele esteja com alguma lesão intestinal que provoca algum sangramento, escurecendo o cocô, é possível também que a mãe tenha alguma ferida nos seios fazendo com que o bebê ingira sangue ao se ...

Como é o muco nas fezes do bebê?

4- Muco ou espuma: alguns bebês fazem um cocô que parece um catarro, às vezes tem uma espuma também. Essas são variações da normalidade, o intestino é um órgão que produz muco. Diante de quadros infecciosos ou mesmo normalmente é possível que saia um mucozinho.

Qual é a fezes saudável?

O cocô ideal

Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.

Quais são as fezes saudáveis?

A consistência ideal das fezes é de firme a pastosa, hidratada, com bolo fecal mais longo (em forma de salsicha), sem sair despedaçada ou em pequenos pedaços (cíbalos). A consistência se deve a alguns fatores, como a quantidade de fibras e líquidos ingeridos.

Quais são os tipos de fezes saudáveis?

Tipo 4. As fezes do tipo 4 têm formato de salsicha ou cobra, mas são mais lisas e macias, permitindo uma evacuação sem esforço. Esse é o formato considerado normal para quem defeca uma vez por dia e tem intestino saudável, bem como segue uma dieta e um nível de hidratação adequados.

Qual a cor das fezes de infecção?

Fezes amarelas / amareladas

As fezes amareladas podem indicar, ainda, infecção intestinal. Nesses casos, vem acompanhada de dor abdominal, diarreia e febre e tende a desaparecer em alguns dias.

Qual a cor das fezes quando está com infecção intestinal?

No entanto, as fezes amarelas também podem ser sinal de problemas de saúde, como doença celíaca, infecção intestinal ou problemas no pâncreas, fígado ou vesícula biliar. Geralmente podem ser identificados pela presença de outros sintomas como dor abdominal, vômitos, febre ou perda de apetite.

O que cada cor das fezes indica?

​A cor das fezes, assim como sua forma e a consistência, normalmente, refletem a qualidade da alimentação e, por isso, estão muito relacionadas com o tipo de alimentos ingeridos. No entanto, as alterações na cor também podem indicar problemas intestinais ou doenças, como hepatite ou úlcera gástrica, por exemplo.

Como saber se o Recém-nascido está com alergia ao leite?

Crianças com esse tipo de reação normalmente desenvolvem tolerância ao leite antes que as demais.
  1. Vômitos tardios;
  2. Diarreia com ou sem muco e sangue;
  3. Sangue nas fezes.
  4. Cólicas e irritabilidade;
  5. Intestino preso;
  6. Baixo ganho de peso e crescimento.
  7. Inflamação do intestino.
  8. Assadura e/ou fissura perianal.

Tem lactose no leite materno?

O leite materno também tem lactose, porém ele possui outros componentes que facilitam a digestão, por isso não provoca esses sintomas no bebê. O ideal é que o bebê se alimente exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. Envie sua dúvida para (31) 9 8468-4731.

Como eliminar a lactose do leite materno?

Para retirar a lactose do leite e de outros alimentos é preciso adicionar ao leite um produto específico que se compra na farmácia chamado lactase.

Artigo anterior
Quanto deve aumentar o Beta-hCG em 48 horas?
Artigo seguinte
Qual o valor para regularizar o CPF?