Quanto tempo demora para receber o sinistro?

Perguntado por: Jorge Diogo de Simões  |  Última atualização: 19. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (36 avaliações)

Seguradoras possuem prazo de 30 dias para a resolução do sinistro, conforme orientação da Susep. A situação é quase sempre a mesma. O cidadão paga um bom valor todos os anos para ter minimizados os efeitos de eventuais infortúnios em seus bens, sejam eles móveis ou imóveis.

Qual o prazo para pagamento de sinistro?

Uma norma de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) já prevê o prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização. Esse texto permite às seguradoras, no caso de dúvida fundada, pedirem documentação complementar e, assim, o prazo é suspenso.

Quanto tempo demora a análise de um sinistro?

Após a entrega de toda a documentação necessária, a seguradora tem o prazo de 12 dias úteis para concluir a análise.

Como a seguradora paga o sinistro?

O valor da indenização já está estabelecido na apólice de seguro e, em geral, é calculado com base no valor de mercado do veículo, utilizando a tabela Fipe ou outros critérios acordados previamente. Além disso, a seguradora tem um prazo de 30 dias para fazer o pagamento da indenização diretamente para você.

Como é feito o pagamento do sinistro?

A Susep (Superintendência de Seguros Privados) determina que após o sinistro, a seguradora tem até 30 dias para efetuar o pagamento. Contudo, é importante lembrar que o pagamento do sinistro nem sempre é feito em dinheiro. Isso porque, depende do tipo de seguro e das condições estabelecidas na apólice.

🔥 [ Indenização Após Sinistro ] - Quanto tempo vou levar para receber indenização após um sinistro?

25 questões relacionadas encontradas

Quais são as etapas do sinistro?

Quais são as etapas da regulação de um sinistro?
  • Apuração de dados. Nesta fase inicial, ocorre a coleta e avaliação de informações sobre o sinistro. ...
  • Análise. A seguradora conduz uma análise interna dos relatórios e vistorias realizadas, além de revisar o contrato do segurado. ...
  • Conclusão do sinistro.

Como funciona pagamento de indenização?

A indenização é uma compensação financeira. Ela é paga pelo empregador ao empregado quando existe algum descumprimento da lei que cuida dos direitos desses trabalhadores. Essa compensação surge para minimizar um pouco de algo negativo que ocorreu com o funcionário dentro da empresa ou no horário da jornada de trabalho.

Quem bateu paga a franquia?

Sim, o culpado pelo acidente é obrigado a pagar franquia do seguro auto.

Quando a seguradora pode negar o sinistro?

Se a seguradora constatar que a falta de manutenção foi a causa do acidente, a recusa da indenização é certa. Se o carro foi roubado ou furtado e não foi feito um boletim de ocorrência, a seguradora pode se recusar a pagar a indenização. Isso porque o BO é uma prova necessária para comprovar o sinistro.

Quanto perde no valor um carro com sinistro?

Detalhe que, na maioria das vezes, ainda, o preço pago é de um veículo não sinistrado, posto que os veículos sinistrados possuem uma redução de preço de aproximadamente 30% (trinta por cento) do valor.

O que acontece se a seguradora não pagar o sinistro em 30 dias?

O que acontece se a seguradora não pagar o sinistro em 30 dias? Se a seguradora não efetuar o pagamento do sinistro dentro do prazo de 30 dias, as consequências podem variar. Em alguns casos, pode haver a aplicação de juros sobre o valor devido, conforme legislação local.

Como a seguradora avalia sinistro?

Dependendo da natureza do sinistro, a seguradora pode realizar a investigação por meio de peritos especializados, inspeções e análises de documentos. Por exemplo, em casos de sinistros de veículos, a seguradora pode realizar vistorias para avaliar os danos e verificar as causas do acidente.

Quanto tempo fica em análise o seguro?

homologou em 2021 um acordo que estabeleceu prazos de 30 a 90 dias para que o INSS analisasse os pedidos de benefícios previdenciários e assistenciais, para zerar a fila de espera.

Como a seguradora investiga?

O big data ajuda as seguradoras a cruzar e analisar informações, como o perfil do segurado em redes sociais e seus hábitos de consumo, em poucos segundos. Com isso, elas descobrem, por exemplo, se o cliente já se envolveu em acidentes parecidos no passado ou se os padrões de reivindicação são repetidos.

Em quais situações o seguro não cobre?

Itens com motoristas não habilitados, mau uso e situações extraordinárias — guerras, motins, greves, revoltas — não estão asseguradas pelo seguro auto. No caso de acessórios de carro, por exemplo, é válido adicionar essas coberturas no momento da contratação. Manter um automóvel sem seguro é extremamente danoso.

Qual o prazo para conserto de veículo sinistrado?

De acordo com a Susep (autarquia administradora de seguros no Brasil), especificamente no art. 33 da circular 256/2004, o prazo para reparação de veículos envolvidos em acidentes é de até 30 dias a contar da entrega de toda documentação no aviso de sinistro.

Pode andar com carro com sinistro?

Quando há um sinistro de “pequena monta”, não há necessidade de indicação no documento, visto que as avarias são mínimas e não afetam a estrutura do carro diretamente. Por conta disso, um carro sinistrado nessa classificação pode rodar normalmente.

O que acontece com carro que tem sinistro?

No caso de um carro sinistrado, isso quer dizer que este automóvel sofreu algum prejuízo — como uma janela quebrada, uma colisão, danos por alagamento, incêndio ou até capotamento — e a seguradora foi acionada. Se houver um sinistro, a seguradora vai ressarcir o proprietário.

O que acontece com um carro que tem sinistro?

De forma resumida, o termo sinistro significa qualquer ocorrência inesperada que está coberta pelo seu seguro. Caso o veículo seja roubado ou furtado, se você sofrer uma batida, quebrar o parachoque. Em outras palavras, tudo que acontecer com o veículo após a contratação, desde que esteja descrito na sua apólice.

Como a seguradora cobra o culpado?

Sim, chamamos isso de sub-rogação. ➡️ Em REGRA: paga à indenização ao segurado, ocorre a sub-rogação da seguradora, que poderá exigir o valor pago daquele terceiro que ocasionou o dano.

Quem bate é obrigado a pagar?

Se o carro da empresa foi batido em um acidente, é de responsabilidade da empresa o conserto. Ela deve arcar com os custos do reparo do veículo danificado.

Sou obrigado a levar o carro na oficina da seguradora?

A simples decisão do consumidor em realizar o reparo em oficina de sua confiança não afasta a obrigação da seguradora em cobrir as despesas, notadamente quando o contrato autoriza ao segurado “reparar seu veículo em uma oficina referenciada pela seguradora ou em qualquer outra de sua livre escolha”.

Como é calculado a indenização?

O cálculo do valor da indenização, também deverá seguir os parâmetros definidos em lei, como:
  • Dano leve: Até 3 vezes o salário da vítima.
  • Dano médio: Até 5 vezes o salário da vítima.
  • Dano grave: Até 20 vezes o salário da vítima.
  • Dano gravíssimo: Até 50 vezes o salário da vítima.

Quem determina o valor de uma indenização?

O artigo 387, inciso IV genericamente diz que o juiz, ao prolatar a sentença, fixará valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido.

Artigo anterior
O que é trauma abdominal aberto?
Artigo seguinte
Quando o hormônio da gravidez começa a ser produzido?