O que é trauma abdominal aberto?

Perguntado por: César Joel Coelho Lourenço Henriques  |  Última atualização: 19. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (18 avaliações)

Resumo. Trauma abdominal aberto é quando um objeto perfura o indivíduo causando descontinuidade dos tecidos. Sua gravidade baseia-se, sobretudo na possível existência de uma lesão visceral podendo levar à morte imediata por hemorragias e choque ou, tardiamente, por infecções.

O que é trauma abdominal aberto e fechado?

Para facilitar o estudo, os traumas abdominais foram divididos em: trauma aberto (ferimentos por armas de fogo ou por arma branca) e trauma fechado (contusão). Dentro de cada divisão foram analisadas as vísceras e as regiões associadas mais atingidas.

Como identificar um trauma abdominal?

Sinais e sintomas

Dor abdominal; • Hematomas; • Taquipneia; • Taquicardia • Posição característica proteção; • Abdômen distendido. Hematomas nos flancos abdominais e ao redor do umbigo; • Ferimentos (armas brancas ou de fogo, outros); • Sinais de compressão do cinto de segurança; • Sinais de choque.

Qual o órgão mais acometido no trauma abdominal?

O baço é o principal órgão acometido em trauma abdominal contuso, mas nem sempre sua lesão indica abordagem cirúrgica.

Quais são os três tipos de trauma?

penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

Trauma abdominal - Aula SanarFlix

27 questões relacionadas encontradas

O que é um trauma abdominal fechado?

Trauma fechado ou penetrante pode lacerar ou romper as estruturas intra-abdominais. Lesão por trauma fechado pode alternativamente causar somente um hematoma em algum órgão sólido ou na parede de uma víscera oca. Lacerações sangram imediatamente.

Quais os 4 tipos de traumas?

Tipos de trauma
  • Agudo. É usado para descrever o trauma repentino e que causa estresse intenso. ...
  • Crônico. Indica traumas resultantes de anos de experiências perturbadoras, como abuso emocional, sexual ou físico, negligência, bullying ou violência doméstica. ...
  • Complexo. ...
  • Secundário ou vicário.

Qual a conduta com o paciente com trauma abdominal aberto?

Expor o paciente à procura de sinais de hematomas, contusões, abrasões ou ferimentos que possam indicar lesões intra abdominais. Lembrar de rolar em bloco para avaliação adequada do dorso. Ao término, cobrir o doente para evitar hipotermia.

O que pode causar um trauma abdominal?

As principais causas de trauma abdominal foram ferimentos por arma de fogo (trauma aberto) e quedas (trauma fechado). As vísceras mais atingidas foram as parenquimatosas (baço e fígado) no trauma fechado e lesão de intestinos, fígado e rins no trauma aberto.

Como tratar um paciente com trauma abdominal?

A presença de dor no abdome nunca deve ser desprezada e a sua inspeção pode evidenciar mecanismos de lesões como equimoses, eviscerações, distensão do abdome, dentre outros. Como normalmente o tratamento das vítimas de trauma abdominal é cirúrgico, o transporte rápido é crucial.

Quais os principais exames para diagnosticar uma lesão abdominal?

Por isso, reconhecer qual o melhor exame a ser solicitado para cada paciente, a fim de avaliar possíveis lesões, é fundamental na prática médica. São eles o raio-X de tórax, a tomografia computadorizada (TC) e o lavado peritoneal diagnóstico (LPD). E mais, a ultrassonografia FAST.

Qual o melhor exame abdominal?

Por sua rapidez e segurança, o ultrassom de abdome total é amplamente usado em situações de emergência. O exame avalia órgãos como rins, vesícula biliar, bexiga, fígado e pâncreas. Além disso, pode investigar veias e artérias abdominais.

Quando o abdome abre?

A diástase do músculo reto abdominal (DMRA) é uma condição que ocorre quando os músculos retos abdominais se afastam, criando uma abertura entre eles. É comum em grávidas devido à pressão do útero e ao crescimento da barriga, mas também pode ocorrer em pessoas que ganharam ou perderam peso rapidamente.

Qual é a principal causa de trauma abdominal fechado?

A maioria dos casos está relacionada a acidentes automobilísticos, mas golpes contra o Page 2 abdome e quedas também são causas comuns.

Quais os indicadores seguros para suspeitar de lesão abdominal?

Mackersie et al., em 1989, definiram como indicadores de lesão abdominal o valor de Base Excess menor que -5mEq/L na gasometria arterial, a hipotensão arterial à admissão ou no local do acidente, a presença de lesões torácicas e/ou de fraturas de pelve11.

É possível lesionar o abdômen?

O abdômen pode ser lesionado de várias formas. O abdômen pode ser lesionado sozinho ou podem ocorrer lesões em outro local do corpo. As lesões podem ser relativamente leves ou muito graves.

Qual a parte do corpo que fica o abdômen?

O abdome (abdômen/abdómen) é a região do corpo localizada entre o tórax e a pelve. A sua abertura superior está voltada para o tórax e é cercada pelo diafragma. Inferiormente o abdome abre-se para a pelve, comunicando através da abertura pélvica superior (abertura pélvica superior).

O que significa líquido livre na cavidade abdominal?

Ascite é líquido livre na cavidade abdominal, geralmente causada por hipertensão portal e às vezes por outras condições hepáticas ou não hepáticas.

Quais são as 6 etapas do atendimento ao trauma?

O que significa cada letra do ABCDE do trauma?
  • A: Airway (vias aéreas)
  • B: Breathing (respiração)
  • C: Circulation (circulação)
  • D: Disability (disfunção neurológica)
  • E: Exposure (exposição)

Qual o trauma mais comum?

Fraturas, entorses, luxação e contusão são lesões traumáticas muito comuns e podem ser causadas por quedas em casa, acidentes de trânsito, traumas esportivos ou até mesmo em situações do nosso cotidiano como uma pisada em falso, por exemplo.

Como saber se a pessoa tem trauma?

Entre os principais sinais de que a pessoa tem um trauma estão:
  1. Sentimento de ansiedade, pânico, desespero, apreensão, raiva, culpa, irritabilidade e desamparo;
  2. Capacidade de cognição alterada, que pode afetar o raciocínio lógico, a concentração, confusão mental e a memória de situações triviais;

Quais são os piores traumas?

As causas mais comuns de traumas maiores são: acidentes veiculares, atropelamentos, ferimentos por arma de fogo, ferimentos por arma branca, quedas de altura, queimaduras, afogamentos e agressão interpessoal.

O que é o peritônio?

O peritônio é a membrana presente na cavidade abdominal e que envolve os órgãos internos, como estômago, intestinos, fígado e baço, dentre outros. Sua função é de sustentação destas estruturas e ajuda a diminuir o atrito entre elas, além de armazenar gordura.

Quando a diástase é grave?

“Casos mais graves podem estar relacionados com a dor e até dificuldade de locomoção, mas geralmente a principal condição da diástase abdominal é a saliência da parede abdominal”, ressalta a especialista em cirurgia plástica.

Como fechar o músculo do abdômen?

A cirurgia da diástase abdominal consiste em aproximar e costurar os músculos retos abdominais, podendo ser feita por de forma convencional ou por laparoscopia. Além disso, o médico também pode sugerir uma lipoaspiração ou abdominoplastia para remover a gordura ou pele em excesso, costurando o músculo para finalizar.

Artigo anterior
Qual o valor do salário de um professor que ensina de 1 a 4 série?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para receber o sinistro?