Quanto tempo a grávida tem de licença maternidade?

Perguntado por: Ângela Vieira Araújo  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (21 avaliações)

A mulher gestante segurada pelo INSS tem direito à licença-maternidade de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuízo do emprego e do salário.

Quando recebo a primeira parcela da licença maternidade pela empresa?

Ela lembrou que a Lei de Benefícios da Previdência Social determina que o primeiro pagamento dos benefícios deve ocorrer até 45 após a data da apresentação, pelo segurado, da documentação necessária. A lei, porém, não prevê consequências para o INSS em caso de atraso na concessão.

Quanto tempo de licença maternidade 2021?

A ampliação do período de afastamento remunerado fica a cargo da empresa. Sendo assim, a Previdência Social arca com a licença durante os 120 dias, como é garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O pagamento dos outros 60 dias será obrigação do empregador.

Como funciona a licença maternidade 2021?

As mães pode iniciar sua licença maternidade entre 28 dias antes do parto, até 92 dias após o nascimento do bebê. Com isso, o benefício garante à mulher entre 120 e 180 dias de afastamento, de acordo com o combinado com a empresa. ... Além disso, também é possível juntar as férias com a licença-maternidade.

Como é pago a licença maternidade?

Quem paga a licença-maternidade é o INSS. Para profissionais com carteira assinada, no entanto, o pagamento é feito pela própria empresa empregadora, que depois recebe o repasse do valor do INSS. Quem tem mais de um emprego com carteira assinada tem direito a receber o benefício de todos eles.

A partir de qual período da gestação a empregada pode iniciar a licença-maternidade?

19 questões relacionadas encontradas

Quem paga a licença maternidade a empresa ou o INSS?

No caso de empregadas formais, o pagamento se baseia no valor do seu salário e é feito pelo empregador, normalmente. Contudo, ele recebe indenização pelo INSS posteriormente, que cobre os valores. Já quando se trata de salário-maternidade para desempregada o pagamento é feito diretamente pelo INSS.

Como funciona a licença maternidade para a empresa?

No caso de funcionárias em regime CLT, o valor do benefício equivale ao salário normal, sem acréscimos de variáveis como adicionais de insalubridade ou hora-extra. Se a remuneração for variável, o salário-maternidade deve ser igual ao último salário recebido antes do afastamento do trabalho.

Como dar entrada na licença-maternidade 2021?

Para solicitar o auxílio maternidade na empresa, a empregada precisa apresentar o atestado médico que aponta a data prevista de nascimento do bebê. A mulher pode se afastar até 28 dias antes do parto, porém, esse período será descontado dos 120 dias de benefício.

O que mudou na Licença-maternidade 2021?

A Comissão de de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que amplia de quatro para seis meses o período de licença-maternidade da mulher que trabalha em embarcações da marinha mercante e plataformas, de navegação fluvial e lacustre, de tráfego nos portos ou de pesca.

Pode ser descontado o INSS na licença-maternidade?

Empresa não precisa pagar contribuição previdenciária sobre o salário-maternidade. Uma boa notícia para as empresas foi a recente decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, que decidiu pela não incidência da contribuição previdenciária sobre o salário-maternidade.

Como fica a licença maternidade na pandemia 2021?

A decisão é liminar e foi tomada na última sexta-feira (17). Cabe recurso. A Justiça Federal explicou que em casos como esse, o afastamento é obrigatório, conforme a Lei 14.151, de 12 de maio de 2021, "que visa, sem dúvidas proteger a gestação durante o período da pandemia".

Quanto tempo de licença maternidade 2022?

O salário maternidade 2022 é um benefício limitado, pago por 120 dias a partir da data de solicitação. Portanto a mãe terá direito de receber 4 meses de benefício.

Como estender a licença maternidade para 180 dias?

É possível prorrogar a licença-maternidade de 120 para 180 dias?... Assim, você conseguirá solicitar a prorrogação da sua licença-maternidade por mais 60 dias. Com isso, a licença de 120 dias passará para 180 dias !... Assim, a prorrogação da licença-maternidade deve ser solicitada em até um mês após o parto.

Onde é depositado o salário maternidade?

Concessão de salário-maternidade pelo INSS cai 10%

Ele é pago diretamente pelo INSS a empregadas domésticas, mulheres que trabalham por conta própria sem vínculo empregatício, as que recolhem de forma facultativa e pessoas que fazem adoção, entre outros casos.

Como saber se o salário maternidade já está na conta?

Quem recebe benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) consegue verificar o valor e a data de depósito por meio de uma consulta pela internet. É preciso acessar o site ou aplicativo Meu INSS para consultar o pagamento do INSS sem sair de casa.

O que mudou na licença maternidade?

Apresentado em dezembro do ano passado e já aprovado, o projeto de lei 5373/20 prevê que a mãe ou adotante poderá tirar os 120 dias de licença-maternidade com salário integral (mesma forma da regra atual) ou se afastar com 240 dias recebendo metade da remuneração.

O que mudou na Licença-maternidade 2020?

O Projeto de Lei 3913/20 prorroga as licenças-maternidade até o fim do estado de calamidade pública, ou seja, 31 de dezembro, segundo o Decreto Legislativo 6/20. ... Já a Lei 11.770/08 instituiu o programa Empresa Cidadã, que prorroga para 180 dias a licença, com incentivo fiscal a quem aderir.

Como solicitar a licença maternidade?

A solicitação pode ser feita até 28 dias antes do parto e 90 após.
...
Para pedir basta seguir o passo a passo:
  1. Acesse o site “Meus INSS”;
  2. Selecione a opção “salário maternidade”;
  3. clique em “solicitar” e depois “agendamento”;
  4. Digite seu CPF;
  5. Preencha o formulário;
  6. Feito isso, a solicitação será enviada ao INSS.

Quais os documentos necessários para dar entrada no auxílio maternidade?

Documentos originais necessários para o salário maternidade
  • Documento de identificação com foto, como carteira de identidade, de motorista ou de trabalho.
  • CPF da requerente.
  • Certidão de nascimento do bebê
  • Carteira de trabalho.
  • Comprovantes de pagamento do INSS.

Como dar entrada na licença maternidade autônomo?

Estando de acordo com os critérios básicos, basta dar entrada no benefício através da Central de Atendimento da autarquia pelo número 135 ou pelo site/aplicativo Meu INSS. Concluídos todos os trâmites, os valores do salário maternidade serão pagos diretamente pelo INSS.

Quem dá o atestado de licença-maternidade?

A empregada deve, mediante atestado médico, notificar o seu empregador da data do início do afastamento do emprego, que poderá ocorrer entre o 28 o dia antes do parto e a ocorrência deste. Em caso de parto antecipado, a mulher terá direito aos 120 dias previstos na Lei.

Como a empresa e ressarcida da licença maternidade?

A empresa deve solicitar o reembolso junto às agências da Previdência Social mediante a apresentação da documentação correspondente quando da quitação da GPS negativa.

Quem paga o afastamento da gestante na pandemia?

Esse período será considerado como gravidez de risco e ela receberá o salário-maternidade desde o início do afastamento até 120 dias após o parto ou, se a empresa fizer parte do programa Empresa Cidadã de extensão da licença, por 180 dias.

O que fazer se a empresa não pagar a licença maternidade?

A trabalhadora terá direito à indenização do período estabilitário (seis meses após o parto) e as verbas decorrentes da rescisão do contrato por justa falta do empregador, além dos salários maternidades não recebidos.

Quem tem direito à Licença-maternidade de 180 dias?

Atualmente, a licença de 180 dias só é possível para as mulheres que trabalhem em empresas participantes do Programa Empresa Cidadã, instituído pela Lei 11.770/08. O texto também assegura licença-maternidade de 120 dias às deputadas e senadoras, prorrogáveis por mais 60.

Artigo anterior
O que é a comunicação pessoal?
Artigo seguinte
O que são contas de patrimônio?