Podia ser ou poderia ser?

Perguntado por: Lourenço Vicente  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (25 avaliações)

A forma "podia" pertence ao pretérito imperfeito do modo indicativo, que designa um fato passado mas não terminado, dando ideia de continuidade, de um processo que no passado era constante. ... A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados.

Podia ser ou podiam ser?

Podiam está no pretérito imperfeito do indicativo e poderiam está no futuro do pretérito do indicativo. ... Pode ser utilizado com sentido de futuro do pretérito para indicar uma ação que seria consequente de outra que acabou por não acontecer, ou seja, uma condição ou um desejo.

Podia existe?

Significado de Podia

Podia vem do verbo poder. O mesmo que: conseguia, lograva, suportava, aguentava, tolerava, expunha.

Podia passado ou futuro?

A forma "podia" pertence ao pretérito imperfeito do modo indicativo, que designa um fato passado mas não terminado, dando ideia de continuidade, de um processo que no passado era constante.

Pode-se no passado?

Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.

Pode VIR ou Pode VIM?

27 questões relacionadas encontradas

Devia ser ou deveria ser?

Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.

Qual a diferença entre poder e puder?

Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: - Irei de férias quando puder. ... Poder é o infinitivo do mesmo verbo e pronuncia-se com e semifechado: - Vou acabar de estudar para depois poder sair.

Pode ocorrer ou podem ocorrer?

O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.

Pode serem ou podem ser?

Ser e serem, os dois existem e estão corretos, são formas diferentes do mesmo verbo “ser”. A diferença é que “ser” e “serem” estão no infinitivo pessoal, que permite flexão de número. Enquanto “ser” também pode estar no infinitivo impessoal, que não permite flexão, é invariável.

Pode haver ou pode a ver?

Por isso, quando quiser dizer que algo não tem relação a outro, use “a ver”. O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”. Compare: Ana tem tudo a ver com as coisas que aconteceram.

Como usar o podem?

Ao usar a flexão “podem” , no presente do indicativo, nós exprimimos uma ação que consideramos certa de acontecer (realidade). Ex.: Podemos controlar a velocidade do carro. Usamos o verbo no modo subjuntivo quando existe uma dúvida em relação à realização da ação (possibilidade).

Quem puder ou quem puder?

Puder é a forma do verbo no futuro do subjuntivo: quando eu puder; ... quem puder; assim que puder.

Quem puder ir?

As duas formas poder ir e puder ir estão corretas na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as construções “poder ir” e “puder ir” são válidas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. ... Se não puder ir, eu vou cancelar. Aconselho quem puder ir, que vá!

Qual a forma correta de se falar?

Como garantir a fala correta em qualquer situação
  1. Pense antes de falar. ...
  2. Estude a norma culta portuguesa. ...
  3. Leia livros de diversos gêneros. ...
  4. Pratique o discurso na frente do espelho. ...
  5. Faça exercícios vocais. ...
  6. Treine a escrita em situações cotidianas. ...
  7. Ouça com atenção. ...
  8. Concentre-se enquanto você fala.

Devia exemplos?

Exemplos com devia

Eu devia muito dinheiro ao banco até ano passado. Eles me deviam respostas urgentes sobre a decisão da empresa. Ela estava tranquila, pois não devia nada a ninguém. Eu devia ter cursado engenharia ao invés de arquitetura.

Como conjugar o verbo dever?

Indicativo
  1. Presente. eudevo. tudeves. eledeve. nósdevemos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eudevia. tudevias. eledevia. nósdevíamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. eudevi. tudeveste. eledeveu. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eudevera. tudeveras. eledevera. ...
  5. Futuro do Presente. eudeverei. tudeverás. eledeverá ...
  6. Futuro do Pretérito. eudeveria. tudeverias. eledeveria.

Devia significado?

Ser obrigado a pagar; possuir obrigações com: devia uma fortuna ao pai; continua devendo ao governo; quem deve teme. Sentir obrigação ou agradecimento por; estar sujeito a: devia várias obrigações à mãe; deve a bondade à mãe.

Quando puder sinônimo?

2 for permitido, for possível, tiver permissão, tiver possibilidade, tiver oportunidade, tiver ocasião.

Como se escreve pude?

pretérito perfeito: pude, pudeste, pôde, pudemos, pudestes, puderam; pretérito mais-que-perfeito: pudera, puderas, pudera, pudéramos, pudéreis, puderam; futuro do presente: poderei, poderás, poderá, poderemos, podereis, poderão; futuro do pretérito: poderia, poderias, poderia, poderíamos, poderíeis, poderiam.

Não vai dar ou não vai dá?

Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”.

Qual é a forma correta de escrever quiser?

A forma correta é quiser. É uma forma do verbo querer. Este verbo não apresenta qualquer forma grafada com a letra z: quiser, quis, quisemos, quisessem, quiseramos...

Qual o significado da palavra poderia?

Significado de Poderia

Poderia vem do verbo poder. O mesmo que: conseguiria, lograria, suportaria, aguentaria, toleraria, exporia.

É correto escrever podem?

Então: "Podem ser coloridos". E "Podem ser crianças".

Pode E pode?

O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).

Pode exemplos?

Quando usar 'pode'

Veja exemplos abaixo: - Ela pode enviar o e-mail até sexta-feira. - Hoje, você pode sair do estágio mais cedo. - Você pode levar o carro para oficina?

Artigo anterior
Quem faz jus ao livramento condicional?
Artigo seguinte
Onde encontramos as briófitas?