O que são contas de patrimônio?

Perguntado por: Érika Nunes  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (71 avaliações)

As contas patrimoniais são aquelas que contabilizam os Ativos, correspondentes aos Bens e Direitos, e os Passivos, indicando a existência das Obrigações e do Patrimônio Líquido da instituição. Tal Patrimônio Líquido é formado pelo capital social, reservas de lucro e prejuízos acumulados.

Quais são as contas de patrimônio?

Para isso, existem três contas patrimoniais principais:
  • Ativo.
  • Passivo.
  • Patrimônio Líquido.

O que é uma conta patrimonial de 5 Exemplos?

As contas patrimoniais são formadas por dois grupos: o ativo e o passivo. O ativo é composto de bens e direitos e apresentarão saldo devedor. Exemplo: máquinas, imóveis, veículos, caixa e banco (conta movimento) são alguns exemplos de contas patrimoniais ativas.

O que é conta de patrimônio?

As contas patrimoniais trazem informações primordiais na avaliação financeira de uma empresa. São uma “fotografia” do tamanho e da situação da organização. Basicamente, consistem em um relatório gerado após o registro de toda a movimentação financeira que impacta na estrutura da companhia.

Quais são as contas devedoras?

Contas estáveis devedoras: são as que apresentam sempre saldo devedor. Exemplos: Caixa, Bancos, Duplicatas a Receber, Estoques, Despesas, etc. Contas estáveis credoras: são as que apresentam sempre saldo credor. Exemplos: Fornecedores, Tributos a Recolher, Salários a Pagar, Receitas, etc.

Contas Patrimoniais e Contas de Resultado - #03 - Contabilidade Aplicada em Negócios

21 questões relacionadas encontradas

São exemplos de contas de natureza credora?

As Contas estáveis credoras, normalmente, são classificadas no Passivo, no Patrimônio Líquido e nas Receitas, como, por exemplo, Contas a Pagar, Empréstimos Bancários, Impostos a Recolher, Capital Social Integralizado, Receita de Venda de Mercadorias, Juros Ativos e Receitas de Aluguel.

O que são contas com saldo devedor?

Se uma conta possuir mais débitos que créditos, terá saldo devedor, e se possuir mais créditos que débitos, terá saldo credor. ...

O que é classificação de conta?

O que é a classificação das contas contábeis? Geralmente, as contas contábeis de uma empresa são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas. Elas são utilizadas justamente para organizar os registros, dando nome a cada movimentação realizada pelo negócio.

O que é o Plano de Contas?

De forma resumida, um plano de contas contábil é uma ferramenta poderosa de gestão das movimentações financeiras. Ele tem, como objetivo, identificar as contas de uma empresa através de códigos e classificações para todos os registros de entradas e saídas.

Como são classificadas as contas?

As contas são classificadas em: Contas Patrimoniais – São os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.

Como saber se uma conta e dê resultado?

Contas de Resultado

São as Receitas e as Despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o resultado do exercício.

São exemplos de contas de resultado?

As contas de receita e patrimônio líquido são exemplos de contas de resultado. As contas de ganhos e perdas são exemplos de contas patrimoniais.

O que é uma conta patrimonial e qual a sua característica?

As contas patrimoniais são aquelas que contabilizam os Ativos, correspondentes aos Bens e Direitos, e os Passivos, indicando a existência das Obrigações e do Patrimônio Líquido da instituição. Tal Patrimônio Líquido é formado pelo capital social, reservas de lucro e prejuízos acumulados.

O que é um plano de contas e qual sua finalidade?

O plano de contas é uma ferramenta que reúne as despesas e as receitas (ganhos) de uma empresa. Pode ser algo simples, como uma planilha orçamentária, em que você separa as informações manualmente, descrevendo o tipo de ganho e os tipos de despesas do negócio.

O que é um plano de contas e qual a sua função?

Plano de contas é um conjunto de contas que representam os eventos e movimentações econômicas e financeiras que acontecem durante as atividades e operações de uma empresa. Portanto, o objetivo é nortear os trabalhos contábeis de registro das operações.

O que é plano de contas exemplos?

O plano de contas é uma relação de códigos e classificações usada para registrar as movimentações financeiras e econômicas da empresa. Ele serve como base para elaborar relatórios contábeis importantes como o balanço patrimonial (BP) e a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).

Como identificar contas na contabilidade?

Elas podem ser divididas em dois grandes grupos:
  1. Contas Patrimoniais: Estas contas estão relacionadas ao patrimônio da entidade e tem como representação o ativo, passivo e patrimônio líquido.
  2. Contas de Resultado: Estas contas estão relacionadas às receitas, custos e despesas de uma entidade.

Quais são as contas do ativo?

Contas do Ativo Imobilizado
  1. Imóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ...
  2. Máquinas e Equipamentos. ...
  3. Móveis e utensílios. ...
  4. Veículos. ...
  5. Ferramentas. ...
  6. Equipamentos de informática. ...
  7. Imobilizado em andamento.

Tem sempre saldo devedor?

O Patrimônio Líquido positivo é sempre creditado e o seu saldo é sempre credor, e o Patrimônio Líquido negativo, sempre debitado, seu saldo sempre devedor. O primeiro lançamento que se faz em determinada conta terá que ser de acordo com a sua origem.

Porque as contas do Ativo tem saldo devedor?

MAS POR QUE O ATIVO É DÉBITO E O PASSIVO É CRÉDITO? Porque temos o ATIVO como a APLICAÇÃO DE RECURSOS (QUANDO DÉBITO = APLICAÇÕES). É no ATIVO que estão os Bens e Direitos da empresa, é aonde está a aplicação do dinheiro investido na empresa, logo o ATIVO tem natureza DEVEDORA.

Porque as contas do Ativo possuem saldo devedor?

Ativo e despesa têm natureza devedora, ou seja, os saldos das respectivas contas são considerados "positivos" quando são devedores. ... Passivo, receita e capital têm natureza credora, e a explicação é simétrica. Quando uma conta dessas serve como origem (crédito) de recursos, ela se torna mais positiva.

O que é uma conta de natureza credora?

PASSIVO: AQUI FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS DEVERES E OBRIGAÇÕES DA EMPRESA, COMO POR EXEMPLO, FORNECEDORES, EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS, OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS ETC. NATUREZA (CREDORA) ATIVO: FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS BENS, CRÉDITOS E DIREITOS QUE COMPÕE O PATRIMÔNIO DA EMPRESA.

O que é natureza devedora e natureza credora?

Qual a natureza das contas do ativo? Por isso, a natureza das contas do ativo é devedora, ou melhor, os ativos são bens usados pela empresa, assim ela deve isso a quem financiou as suas atividades. E a natureza das contas do passivo é credora, ou seja, é o crédito que os financiadores têm na empresa.

O que entra no patrimônio líquido?

Na contabilidade, o patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo da organização, ou seja, entre os bens e direitos que ela possui e suas obrigações. Em linhas gerais, o significado de patrimônio líquido corresponde à riqueza de uma organização, o que ela possui descontadas as contas que precisa pagar.

Artigo anterior
Quanto tempo a grávida tem de licença maternidade?
Artigo seguinte
O que significa assistência à saúde?