Quanto custa para retificar um motor?

Perguntado por: Verónica Adriana Henriques de Pires  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (14 avaliações)

Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda. Os valores, geralmente, podem ser financiados em carnês, cheques ou por financeiras e bancos.

Quando vale a pena retificar o motor?

Uma boa forma de saber se compensa retificar o motor é fazer o orçamento. Se a previsão de custo for superior a 50% do preço de tabela do carro, não vale o investimento. Caso fique abaixo dos 50%, a retificação já é mais viável. Quanto ao resultado, isso irá depender da qualidade das peças e da mão de obra.

Quanto custa uma retífica de bloco do motor?

Uma simples solda do bloco custa em média R$ 480, chegando a R$ 1.800 na retífica completa mais barata, que é a de uma Volkswagen Kombi, por exemplo, de conserto mais fácil. Para motores maiores, como os a diesel da linha Sprinter, da Mercedes-Benz, o custo chega facilmente a R$ 6.800.

Qual a vida útil de um motor retificado?

Quanto tempo dura um motor retificado? Pode durar anos a fio, dependendo é claro, da manutenção dada ao veículo. Um motor retificado pode ter uma durabilidade estendida por anos a fio, até maior do que a durabilidade antes da primeira retífica, em alguns casos.

Como fica o motor depois de retificado?

Como saber se o motor foi retificado

O que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.

Quanto Custa Uma Retifica de Motor - Valor Completo

26 questões relacionadas encontradas

Como saber se o motor precisa ser retificado?

Sinais que apontam a necessidade de retífica de motor
  1. Alto consumo de óleo e combustível. ...
  2. Fumaça branca constante no escapamento. ...
  3. Baixo desempenho devido à alta quilometragem (>100.000) ...
  4. Presença de ruídos no motor.

O que é retificar o bloco do motor?

DETALHES SOBRE A RETIFICA DE BLOCO DE MOTOR. Retífica é um processo de usinagem cuja função é recuperar o formato adequado das peças internas de um motor que, após longos períodos de operação, sofrem desgastes naturais devido ao atrito ao qual são expostas.

Tem como soldar o bloco do motor?

O uso da solda bloco é indicado para casos em que o bloco do motor automotivo tenha sofrido com a rachadura em cabeçotes, guias e folgas nas sedes das válvulas e câmaras de água, solucionando os problemas apresentados sem que haja a necessidade de realizar o desmonte do motor, sendo uma solução muito mais rápida, ...

O que faz retífica de motores?

A retifica de um motor é necessária quando o veículo já possui uma quilometragem muito alta algo em torno de 200.000 km. Esse processo criar uma sobrevida para o motor, voltando a oferecer uma quase o mesmo desempenho quando ele saiu de fábrica.

Qual é a garantia de um motor retificado?

Por ser considerado um bem durável, o prazo de garantia de um motor retificado é de 90 dias, contados a partir da data em que foi realizado o serviço.

Quantos km para amaciar o motor?

"Um motor novo deve ser 'amaciado' durante os primeiros 1.500 quilômetros. O atrito interno das primeiras horas de uso é maior do que o atrito posterior, quando todas as peças móveis já estiverem ajustadas umas às outras", informa o documento.

Como saber se a retífica foi bem feita?

A principal maneira de perceber se a retífica foi bem executada é observar seu carro nos primeiros 1000 km rodados após o serviço. É importante manter a água e óleo dentro dos limites adequados neste período, e claro, sempre.

Porque retificar o cabeçote do motor?

Cabeçotes desgastados podem causar problemas como mistura de água e óleo, perda de pressão no cilindro, e muitos outros. Será esta peça a responsável por controlar a entrada e saída de combustível e ar no motor. Desta forma, não é difícil entender porque a manutenção do item é tão importante.

Para que serve uma retificadora?

Retíficas são máquinas altamente especializadas na atividade de retificar, ou seja, de tornar reto ou exato, dispor em linha reta, corrigir e polir peças e componentes cilíndricos ou planos. A retificadora é amplamente utilizada nos dias de hoje e de vital importância para as linhas de produção.

Qual o significado de retífica?

Retificar significa corrigir algo que foi dito ou feito, voltar atrás e endireitar, tornar reto ou correto. O termo é utilizado em diferentes contextos sendo o mais comum quando tem o sentido de corrigir, emendar ou endireitar. Quando se fala em "retífica de motores", a associação com o termo "retificar" é imediata.

Tem como recuperar bloco de motor?

O procedimento para a recuperação não se trata de uma simples solda no bloco, a recuperação do bloco de motores é realizada com materiais e procedimentos específicos para esse procedimento, garantindo que o bloco recuperado tenha o mesmo desempenho de um bloco novo, além de um perfeito acabamento visual.

O que causa buraco no bloco do motor?

Troca de óleo – Descuido causa buracos no motor.

Como usar solda blocos?

05 - Colocar solda bloco (após agitar bem) diretamente no sistema de refrigeração, pela entrada de água do motor, na proporção de 500ml para cada 12 litros de água. Recolocar a mangueira no lugar. 06 - Ligar e manter o motor trabalhando em baixa rotação, até esquentar, atingindo mais ou menos 70º.

Qual a quilometragem ideal para retificar o motor?

O normal é que a retífica seja feita depois dos 200 mil km rodados. Ela não é uma boa opção se o custo do serviço for mais da metade do valor do veículo. Fique atento a esse ponto. Quando o motor precisa ser retificado?

O que significa retificar uma informação?

Retificar é um verbo que tem o sentido de “refazer, corrigir, emendar”. Observe sua aplicação: É preciso retificar o comunicado antes que seja publicado.

Quanto custa para fazer a retífica do cabeçote?

O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil.

Quais os sintomas de cabeçote com problemas?

O defeito na peça pode apresentar alguns sintomas como:
  • Indicação de alta temperatura no painel;
  • Fumaça excessiva nos canos de escape;
  • Redução rápida da água do radiador;
  • Velas de ignição úmidas;
  • Falhas no motor.

O que pode danificar o cabeçote do motor?

A causa mais comum de danos severos ao cabeçote é quebra da correia dentada que aciona o comando de válvulas. Quando se rompe, tira de sincronismo a abertura e o fechamento das válvulas.

Quanto tempo leva para montar um cabeçote?

Em média, um compacto demora 24 horas para ficar pronto.

Quando o cabeçote precisa de retífica?

Geralmente, quando seu veículo passa dos 200.000km, é recomendado realizar a retífica do motor.

Artigo anterior
Quanto rende 200 mil aplicados?
Artigo seguinte
Pode andar com CNH vencida na pandemia?