A organela envolvida na silicose é?

Perguntado por: Gaspar Igor Guerreiro  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 5/5 (39 avaliações)

Por ser um cristal, a sílica perfura os lisossomos, liberando enzimas digestivas que acabam por destruir a célula. ... Assim, a silicose é diretamente relacionada com a organela lisossomos.

Qual o papel dos lisossomos na autofagia?

Além desse processo, os lisossomos também realizam o processo de autofagia, isto é, a digestão de partes da própria célula. ... Os lisossomos podem se romper no interior da célula em um processo que recebe o nome de autólise. Quando se rompe, essa organela libera enzimas que destroem a célula.

Qual a relação da doença asbestose com os lisossomos?

Assim, o acúmulo dessas partículas no interior dos lisossomos provoca a perfuração dessas organelas, o que leva ao derramamento de enzimas e, consequentemente, à alteração do funcionamento das células dos pulmões. O Brasil é um dos maiores produtores, exportadores e consumidores de amianto do mundo.

Quando cristais de sílica são inalados e atingem os pulmões as células dos alvéolos fagocitam essas partículas mas não conseguem Digeri-las esse fenômeno conhecido como silicose causa a morte das células pulmonares e essa situação pode levar à destruição de grandes áreas dos pulmões?

A silicose é uma doença que ocorre quando cristais de sílica são inalados e atingem os pulmões. As células dos alvéolos fagocitam essas partículas, mas não conseguem digeri-las. Os vacúolos digestivos acabam sendo perfurados e a célula morre.

Quais populações ou grupos estão mais vulneráveis a silicose e explique as consequências da exposição a fatores de risco?

É uma doença profissional e geralmente afeta os mineiros que trabalham em túneis e galerias e todas as demais pessoas expostas ao pó de sílica. A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares, causando graves danos a eles e levando a uma fibrose pulmonar nodular irreversível.

Organelas envolvidas na síntese e na degradação de macromoléculas

23 questões relacionadas encontradas

Qual é a causa da silicose?

A silicose é a mais antiga doença pulmonar ambiental conhecida. Ela é causada por inalação de minúsculas partículas do mineral sílica (em geral, quartzo) ou, menos frequentemente, por inalação de silicatos, como talco.

O que é a asbestose?

A asbestose é a formação de tecido cicatricial generalizada no pulmão causada pela inalação de poeiras de amianto.

Qual é a relação de cada uma delas com os lisossomos?

Estrutura e tipos de lisossomos

O interior dessa organela possui várias enzimas, cada uma delas é capaz de digerir determinado tipo de substância, por exemplo: proteases (digerem aminoácidos), lipases (digerem lipídios), nucleases (digerem ácidos nucleicos), entre outras.

Qual a função da sílica no organismo?

É muito abundante na natureza, e forma parte da composição do quartzo, a opala e a areia. É empregada pela indústria alimentar como aditivo e recebe o código E-551 e a sua função é agir como antiaglomerante e antiespumante. A sílica não pode ser absorvida pelo corpo humano.

Como a organela está envolvida no processo de autofagia?

O processo da autofagia se inicia com a aproximação dos lisossomos da estrutura a ser eliminada. Esta é cercada e envolvida pelos lisossomos, ficando contida em uma bolsa repleta de enzimas denominada vacúolo autofágico.

O que é função Heterofágica e autofágica dos lisossomos?

Função heterofágica – Digerir produtos oriundos da fagocitose e da pinocitose. Função autofágica – Pode ser de dois tipos: autofagia (digestão de organelas e estruturas da própria célula) e autólise (pelo rompimento da membrana lisossômica, as enzimas vazam para o citoplasma destruindo completamente a célula).

Como os lisossomos auxiliam no processos de autofagia é autólise?

As enzimas são sintetizadas pelo retículo endoplasmático rugoso e encaminhadas para o complexo golgiense, que formará os lisossomos. ... Além da digestão intracelular feita através da ingestão de partículas do meio externo (heterofagia), os lisossomos também atuam ativamente nos processos de autofagia e autólise.

O que é e para que serve a sílica?

A sílica, ou sílica gel, como é mais comumente chamada, é um mineral chamado dióxido de silício. ... A sílica, quando utilizada com segurança, é muito versátil: além de ser a principal matéria-prima necessária para a fabricação do vidro, também pode ser encontrada na composição de alguns tipos de cimento.

Quais são os principais efeitos do amianto e da sílica na saúde humana?

Câncer de pulmão, que é o mais comum em pessoas expostas ao amianto; Mesotelioma, uma forma de câncer no peito que praticamente só ocorre em pessoas expostas ao amianto; Asbestose, uma doença que causa falta de ar e pode levar a problemas respiratórios mais graves.

O que é sílicas?

A sílica é o componente mais abundante da crosta terrestre, tendo sua ocorrência distribuída no globo desde a forma de cristais de quartzo, rochas, areia e ametistas até esqueletos de esponjas fossilizados.

Qual é a relação existente entre lisossomos e complexo de Golgi?

A relação é que o complexo golgiense armazena proteína e o lisossomos realiza a digestão.

Qual é a função do complexo de Golgi na célula vegetal?

As principais funções do complexo de Golgi são o armazenamento, transformação e exportação das substâncias das células. ... - Envio de substâncias do retículo endoplasmático para outras regiões do corpo que podem ser a membrana plasmática, os lisossomos ou as vesículas de secreção.

É função dos lisossomos exceto?

Lisossomos são organelas celulares citoplasmáticas, formadas pelo Complexo golgiense. É função dos lisossomos, EXCETO: * 1 ponto. digestão intracelular. apoptose.

O que é asbestose e silicose?

As Pneumoconioses mais importantes são aquelas causadas pela poeira de sílica, configurando a doença conhecida como Silicose, e aquelas causadas pelo asbesto, configurando a Asbestose.

Porque o amianto faz mal à saúde?

O mesotelioma maligno pode produzir metástase em aproximadamente 25% dos casos. O amianto também pode causar espessamento na pleura e diafragma, derrames pleurais, placas pleurais e severos distúrbios respiratórios. O uso do amianto é proibido em mais de 66 países.

O que é asbestose e saturnismo?

Saturnismo - Intoxicação pelo chumbo; • Silicose - Provocada pela poeira da sílica; • Benzenísmo - mielotóxico, cancerígeno; • Asbestose - exposição ao amianto; Dermatoses - cimento, borracha, derivados do petróleo, cobalto.

Em que condições poderá ocorrer a silicose?

Qualquer tipo de exposição ao pó de sílica pode causar a silicose. Ela acomete, normalmente, pessoas em que o trabalho envolve exposição a esse tipo de material, como mineiros, trabalhadores de fábricas e os que lidam com alvenaria.

Como saber se tenho silicose?

Sintomas de silicose
  1. Febre;
  2. Dor no peito;
  3. Tosse seca e intensa;
  4. Sudorese noturna;
  5. Falta de ar devido aos esforços;
  6. Diminuição da capacidade respiratória.

Por que é importante que os médicos notifiquem ao SUS os casos de silicose?

A Portaria nº 777 de 28 de abril de 2004 do Ministério da Saúde exige que O MÉDICO NOTIFIQUE os casos de Silicose e de câncer decorrente do trabalho no SUS. O trabalhador tem direito de ter o registro da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) reconhecida como doença profissional (B91) no INSS.

Como funciona a sílica gel?

A Sílica Gel é uma substância coloidal que possui uma vasta capacidade de absorção portanto é amplamente utilizada como agente dessecador por ser muito hidrofílico, ou seja, possuir afinidade com a água. O processo de adsorção da umidade ocorre através da adesão das moléculas de água na superfície da sílica.

Artigo anterior
De acordo com o texto por que tratamos mal as pessoas?
Artigo seguinte
O que é lavado brônquico?