O que é remoção na lei 8112?

Perguntado por: Eduarda Inês Mendes  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (60 avaliações)

Definição (Lei 8.112/90)
Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

O que é remoção do servidor público?

A remoção é a transferência do servidor público para outro local de trabalho, inclusive, dentro do mesmo órgão ou, ainda, para outra cidade ou Estado.

O que é remoção a pedido?

Por meio da remoção, um servidor público (como um professor universitário) pode solicitar a alteração de sua lotação para outro ponto do território nacional (“remoção a pedido”) ou ser obrigado pela Administração a se transferir (“remoção de ofício”).

Como funciona o processo de remoção?

A remoção é o ato de deslocamento do servidor público, com ou sem mudança de sede. Ele pode ser provocado por pedido do próprio funcionário ou de ofício pela Administração Pública. ... Se acontecer a pedido do servidor, dentro das hipóteses legais, independe do interesse da Administração.

Qual a diferença de remoção e redistribuição?

Sobre a redistribuição, cumpre registrar que o principal aspecto que a diferencia em relação à remoção é o de que, enquanto nesta o deslocamento é do servidor público (e não do cargo por ele ocupado), naquela o deslocamento se dá em relação ao próprio cargo (que pode ou não estar ocupado por um servidor).

Lei 8.112 | Remoção, Redistribuição e Substituição | Direito Administrativo

18 questões relacionadas encontradas

O que é Redistribuicao?

Distribuir novamente; fazer nova distribuição.

O que é redistribuição do processo?

A redistribuição é a atribuição do processo para um novo juiz ou juíza. Isso ocorre, por exemplo, quando o juiz ou juíza que iria julgar o processo verifica que possui amizade ou inimizade com uma das partes.

Como se faz um pedido de remoção?

A remoção pode ser feita à pedido ou de ofício por interesse da administração pública. A remoção à pedido do servidor, é analisada por parte da administração pública, que diante de sua margem de discricionariedade, julga se o ato é considerado oportuno e conveniente.

Como pedir remoção?

Remoção a pedido do funcionário público

Nesse caso, o funcionário deve cumprir os seguintes critérios: por questões médicas; para acompanhar cônjuge (ou companheiro) deslocado a partir do interesse público; promoção por meio de processo seletivo interno (exemplo: antiguidade e merecimento).

O que é Remoção para Professores?

É o deslocamento do docente, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. Poderá ser a pedido do servidor, para outra localidade, independentemente de interesse da administração, nos casos previstos em lei.

O que é a remoção de ofício?

A remoção de ofício é a mudança do local de exercício do servidor, por necessidade e interesse público, para atender demandas de pessoal em caráter estratégico e institucional, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e com o Plano de Gestão.

O que é remoção quais as formas admitidas?

36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. ... Outro importante apontamento é que haverá o deslocamento do servidor que continuará a atuar no mesmo quadro em que pertencia com ou sem mudança de sede.

O que é remoção ex officio servidor público?

REMOÇÃO DE SERVIDORA EX OFFICIO. ... Nos termos da Lei 8.112 /1990, faz jus ao benefício da ajuda de custo a servidora que, ex officio, é removida para outra localidade, com mudança de domicílio em caráter permanente, desde que a remoção se dê no interesse exclusivo da Administração.

Quando um servidor pode ser transferido?

Servidor só pode ser transferido para outro estado se houver interesse público. A Administração Pública somente é obrigada a transferir servidor para outra unidade da federação quando o cônjuge também está em processo de remoção, no interesse do Poder Público.

Sou concursado posso mudar de cargo?

A mudança de cargo pleiteada pelos Apelantes é vedada no nosso ordenamento jurídico, pois, consoante já disposto na r. ... 37 , II , segundo o qual a investidura em cargo ou emprego público depende de prévia aprovação em concurso. 2.

Como conseguir remoção por motivo de saúde?

Exige a lei, para ser concedida a remoção, tão somente dois requisitos: que ela se dê em razão de motivo de saúde do próprio servidor, de cônjuge ou dependente que viva a sua expensas; e que haja comprovação por junta médica oficial.

Como pedir remanejamento de cargo?

A indicação consensual contempla os casos em que há alinhamento entre os órgãos interessados, com anuência do servidor público. A movimentação deve ser solicitada ao Ministério da Economia e deve contar com a autorização dos dirigentes de gestão de pessoas de cada órgão.

O que é removido por permuta?

Os artigos 12 e 13 da resolução regulamentadora conceitua a remoção por permuta assentando que é o deslocamento recíproco de servidores, mediante permuta bilateral, com anuência das administrações envolvidas.

Como colocar um funcionário à disposição?

A Administração Pública pode colocar à disposição seus servidores quando o interesse ou a conveniência do serviço público assim determinar. Contudo, deve ser observado que tal decisão deve ser devidamente motivada, sob pena do ato ser declarado nulo, independente de ser ele vinculado ou discricionário.

Sou concursado e agora quero sair?

Mesmo sendo concursado por curto ou longo período de tempo, a qualquer momento, o servidor pode sair do cargo ou ser demitido. Não há tempo mínimo para se pedir exoneração. Se for após o período do estágio probatório não haverá recondução ao cargo anterior, perdendo assim o vínculo público.

Quanto tempo demora um processo de redistribuição?

A publicação do ato de redistribuição implica no automático remanejamento do cargo efetivo e a apresentação do servidor no órgão ou entidade de destino, no prazo mínimo de 10 (dez) dias e máximo de 30 (trinta) dias, quando o exercício se der em outro município (art.

Quem faz a redistribuição do processo TJSP?

b) O Distribuidor efetuará o recebimento do processo e procederá normalmente à redistribuição entre Varas. Nota: Nas redistribuições, se a Vara de Destino possui tramitação híbrida, ou exclusivamente digital, o sistema automaticamente transforma o processo em digital.

Quanto tempo demora a distribuição de um processo?

O prazo para que essa petição chegue à vara será de aproximadamente dois dias a uma semana, dependendo do local onde foi protocolada. Já o tempo em que a petição será levada à análise do juiz da vara dependerá das características específicas de cada serventia.

O que quer dizer redistribuição dos autos?

A Redistribuição é o procedimento utilizado quando o juiz declina a competência para julgamento do processo, seja por incompatibilidade absoluta ou incompatibilidade relativa.

Como fazer redistribuição de processo?

1. Informar o tipo de redistribuição (sorteio, dependência ou direcionamento), de acordo com a determinação judicial; 2. Informar a nova competência do processo; 3. Informar o motivo da redistribuição, de acordo com a determinação judicial; 4.

Artigo anterior
Quem morre em Tokyo Revengers?
Artigo seguinte
Qual a fama de Libra?