Quanto custa para registrar um filho?

Perguntado por: Débora Raquel Morais Henriques Soares  |  Última atualização: 17. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (12 avaliações)

O registro é feito pelo cartório Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais, mais próximo do local de nascimento do “recém-nascido” ou de residência dos pais. Quanto custa? O registro de nascimento, bem como a primeira certidão, é gratuito (Lei Federal 9.534/1997).

Quanto custa para registrar o filho no cartório?

Não custa nada para fazer o registro civil de nascimento e não se pode cobrar por isso. O fornecimento da primeira via da certidão de nascimento também é gratuito para todos. Todavia, o fornecimento gratuito de segunda via da certidão é direito apenas dos reconhecidamente pobres.

O que o pai precisa para registrar o filho?

Para fazer o registro, os pais devem levar, ao cartório de registro civil, os documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento), bem como a “declaração de nascido vivo”, emitida pelo hospital ou maternidade e entregue aos pais do bebê após o seu nascimento.

Qual é o valor de uma certidão de nascimento?

No Brasil, a emissão da primeira via da Certidão de Nascimento é totalmente gratuita para todos os que nascem em solo brasileiro, garantida por lei federal (Lei nº 9.534/97). Com essa medida, o país vem registrando queda expressiva da falta de certidão de nascimento.

Qual o valor para incluir o nome do pai na certidão de nascimento?

Quanto custa? Como se caracteriza, basicamente, como um registro de nascimento, o ato de registro de reconhecimento de paternidade é gratuito em todo território brasileiro.

Quero registrar o meu filho, como faço? Tudo sobre certidão de Nascimento

31 questões relacionadas encontradas

Como registrar uma criança que já foi registrada?

Pai biológico quer registrar filho já registrado

Em primeiro lugar, você precisa entrar na justiça para entrar com uma ação chamada de retificação do registro civil. Em outras palavras, você vai pedir ao juiz para alterar o registro do nome da criança.

Quais são os documentos necessários para registrar um filho?

Documentos necessários para o Registro de Nascimento
  • Declaração de Nascido Vivo – DNV. ...
  • RG ou outro documento de identificação com foto que comprove a naturalidade de ambos os pais (Carteira de Trabalho, carteira profissional).
  • Certidão de casamento.

Tem que pagar para registrar o bebê?

Quanto custa? O registro de nascimento, bem como a primeira certidão, é gratuito (Lei Federal 9.534/1997). Prazos – Todos os nascimentos ocorridos em território nacional deverão ser registrados dentro do prazo de 15 dias, prorrogado por mais 45 dias caso a mãe seja declarante.

Qual o prazo para o registro de nascimento?

Segundo Andreia Ruzzante Gagliardi, diretora da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), pelo entendimento da lei nº 13.112, o registro feito até 60 dias após o nascimento do bebê, por um dos genitores, está dentro do prazo legal.

Quem pode registrar o filho no lugar do pai?

Agora é lei: mãe pode registrar filho no cartório sem presença do pai — Senado Notícias.

Quem pode registrar o filho no cartório?

– O médico ou a parteira que assistiu ao parto; – O administrador do hospital onde ocorreu o parto; – Pessoa idônea, que tiver assistido ao parto, se este não ocorreu nem no hospital nem na residência da mãe; A pessoa encarregada da guarda do registrando.

O que acontece se passar do prazo de registrar o bebê?

Não há multa para o registro tardio, mas quando ocorrer fora do prazo os pais deverão registrar a criança no cartório que abranja a sua residência.

Pode registrar o filho só com o nome do pai?

Hoje a mulher só pode registrar a criança sem a presença do pai, apresentando a certidão de casamento ou uma procuração assinada por ele. Se o homem negar a paternidade, a mulher, para provar quem é o pai do seu filho, tem que recorrer à Justiça.

Sou mãe solteira posso registrar meu filho só no meu nome?

Sim, posso registrar meu filho sozinha sendo mãe solteira e sem a necessidade da presença do pai. Esta é uma medida prevista na Lei nº 13.112/2015 no qual determina: Art. 1º Esta Lei altera os itens 1º e 2º do art.

Pode registrar o filho só com o nome da mãe?

Outra regra que não existe é aquela referente à obrigatoriedade apenas do sobrenome paterno, sendo o da mãe opcional. Na realidade, os pais podem, em consenso, tomar a decisão que quiserem: passar só o sobrenome do pai, só o da mãe ou os dois na ordem que preferirem.

Qual é o valor da taxa para casar no civil?

Gratuidade do casamento civil é possível? - 02/05/2022

Eles devem se submeter a um processo de averiguação, onde deverão apresentar documentos pessoais e carteira de exercício profissional. O valor do casamento em Cartório é de R$ 522,54 (já incluso a taxa de publicação do jornal).

Tem que pagar registro civil?

Os registros de nascimento e óbito são realizados gratuitamente pelos cartórios de registro civil brasileiros. A gratuidade é prevista no inciso LXXVI do artigo 5º da Constituição, uma vez que todos os cidadãos têm direito ao exercício da cidadania.

Tem que pagar para fazer o registro civil?

Bem, como informado acima, o registro de nascimento é um direito de todo cidadão nascido no Brasil, além de um documento legal pelo qual o cartório não pode cobrar valor algum. É totalmente gratuito, contudo, se houver necessidade de segunda via, a cobrança será feita.

Quais documentos precisa para registrar?

Documentos para admissão: confira a lista completa. Os documentos necessários para formalizar a contratação de um colaborador são: RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, inscrição no PIS/Pasep, carteira de trabalho (CTPS) e outros.

O que acontece se o pai se recusar a registrar o filho?

Quando o suposto pai se recusa a registrar a criança, ou até a fazer um teste de DNA é possível obrigá-lo a fazer isso de forma judicial, nesse caso você precisará entrar com uma ação de investigação de paternidade.

O que acontece quando um homem registra um filho que não é seu?

Assim, o registro de filho alheio como próprio, em havendo o conhecimento da verdadeira filiação, impede posterior anulação. O registro não revela nada mais do que aquilo que foi declarado - por conseguinte, correspondente à realidade do fato jurídico.

Como registrar um bebê pela internet?

Agora já pode pedir online o registo de nascimento e o primeiro Cartão de Cidadão de um recém-nascido gratuitamente e sem sair de casa.

Como tirar certidão de nascimento de graça?

* Para o cidadão declarado hipossuficiente, financeiramente, poderá dirigir-se aos cartórios de Registro Civil e diretamente fazer a solicitação da gratuidade do documento.

O que é uma mãe declarante?

O declarante é o próprio registrando, assistido pelo(a) genitor(a) brasileiro(a) ou representante legal.

Artigo anterior
Quanto tempo dura um licor?
Artigo seguinte
Como colocar os braços na mesa?