O que é a ABNT NBR 5.419 2015?

Perguntado por: Vasco Lucas Gonçalves de Pinho  |  Última atualização: 6. Dezember 2024
Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)

A “NBR 5419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas” é uma norma técnica, emitida pela ABNT, que reúne orientações e diretrizes a serem aplicadas na criação, instalação e manutenção de sistemas elétricos, com o objetivo de minimizar os impactos causados por descargas atmosféricas.

O que é NBR 5.419 2015?

1.1 Esta Norma fixa as condições exigíveis ao projeto, instalação e manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) de estruturas (definidas em 1.2), bem como de pessoas e instalações no seu aspecto físico dentro do volume protegido.

O que diz a norma sobre SPDA?

A instalação do SPDA é exigida pelo Corpo de Bombeiros e regulamentada pela ABNT de acordo com a Norma NBR 5419/2005. Seu objetivo é evitar ou minimizar os impactos dos efeitos dos raios (descargas elétricas), que podem causar explosões, danos materiais, incêndios e até mesmo risco à vida de pessoas e animais.

Qual o valor máximo da resistência de terra exigida pela norma ABNT nbr5419?

“NBR 5419/1977 – 3.4.5.1– O número de eletrodos de terra depende da característica do solo; a resistência de terra não deve ser superior a 10 ohms, em qualquer época do ano, medida por aparelhos e métodos adequados.”

Qual a norma da ABNT que regulamenta o aterramento?

NBR15751 de 07/2013.

A nova norma de SPDA - NBR 5419:2015 - #006

44 questões relacionadas encontradas

O que diz a Norma da NBR?

A NBR serve para padronizar, organizar e qualificar a produção de documentos e/ou procedimentos. Essa padronização facilita o entendimento e compreensão geral. Os documentos são todos feitos da mesma forma ou são produzidos tamanhos específicos de peças, por exemplo.

O que diz a norma NBR?

NBR é a abreviação de Norma Brasileira. Trata-se de um conjunto de normas e diretrizes de caráter técnico que tem como função padronizar processos para a elaboração de produtos e serviços no Brasil.

Qual é a distância máxima e mínima da instalação de um aterramento?

Instalação dos eletrodos de aterramento

O eletrodo de aterramento em anel deve ser enterrado na profundidade de no mínimo (05,m) e ficar posicionado à distância preferencialmente de 1m afastada das paredes externas da estrutura de maneira a permitir sua inspeção durante a construção.

Quem é o responsável pelo SPDA?

O laudo SPDA só pode ser emitido e assinado por um engenheiro eletricista, que também é o responsável por fazer as vistorias no sistema e seus componentes. Além disso, o profissional deve ser devidamente registrado no CREA.

Qual o valor mínimo de aterramento?

Idealmente, o aterramento deve apresentar zero ohm de resistência. Não há um padrão de limite de resistência de aterramento reconhecido por todos os órgãos. Contudo, a NFPA e a IEEE recomendam o valor máximo de resistência de aterramento de 5,0 ohms.

Quais os 3 tipos de SPDA?

Tipos de SPDA
  • SPDA pelo método convencional de Ponta Franklin.
  • SPDA moderno com Para-Raios Ionizante.
  • SPDA pelo método das Esferas Rolantes.
  • Inspeções regulares do SPDA.

Onde o SPDA é obrigatório?

O SPDA também é exigido pelo Corpo de Bombeiros, em prédios com altura superior a 30m e instalações comerciais/industriais com área construída maior que 1500m². Áreas como depósitos de materiais inflamáveis e explosivos, por exemplo, também precisam ter o SPDA.

Qual norma exige SPDA?

1. NBR 5419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas. Orientação Técnica 01/2018 – Sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) com dispositivo de ionização não radioativo. Norma Portuguesa (NP) 4426 – Proteção contra descargas atmosféricas – Sistemas com dispositivo de ionização (SPDI).

Qual a distância entre isoladores SPDA?

Sendo assim, sempre que for possível, você irá manter a distância de 1m entre os condutores que compõem o SPDA e as massas metálicas da edificação.

O que é SPDA e para que serve?

O SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) é um conjunto de estruturas e soluções que tem a função de proteger pessoas e construções diversas das ações dos raios. No SPDA, o projeto é feito para que haja captação e dissipação das descargas atmosféricas até a terra, em caminho seguro.

Onde se aplica o SPDA?

A utilização de SPDA é uma exigência do corpo de bombeiros em edifícios com mais de 30 metros de altura e instalações comerciais e industriais, com mais de 1500 m² de área construída, também é exigência em áreas destinadas a depósitos de explosivos e inflamáveis, e também em outras edificações a critério do Corpo de ...

O que o SPDA protege?

Para se proteger uma estrutura contra danos físicos e risco de vida, há que se lançar mão de um SPDA. descargas nas linhas e/ou nas proximidades destas; E, limitar campo magnético acoplado diretamente aos aparelhos/equipamentos.

Quem pode emitir o laudo de SPDA?

Quem pode emitir e assinar um Laudo SPDA? O laudo SPDA não pode ser emitido e assinado por qualquer profissional, esse documento deve ser feito por profissionais e empresas habilitadas com registro em seus respectivos conselhos.

Quem pode projetar um SPDA?

Todo arquiteto e urbanista agora possui competência e habilitação profissional para ser responsável técnico por atividades relacionadas à instalação de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) em edificações.

Quais são os 5 tipos de aterramento?

Aqui estão os principais tipos de aterramento elétrico:
  • Aterramento TN. Este tipo de aterramento é comum em edifícios comerciais e residenciais de baixa tensão. ...
  • Aterramento TT. ...
  • Aterramento IT. ...
  • Aterramento SE. ...
  • Aterramento IT TN. ...
  • Aterramento TN. ...
  • Aterramento TT. ...
  • Aterramento IT.

Qual a profundidade de um aterramento?

O centro do aterramento tem de ter aproximadamente um metro de profundidade. Só a parte de cima do aterramento deve estar visível na superfície.

O que diz a Norma 5410 sobre aterramento?

NBR 5410 aterramento

Logo, a norma NBR 5410 exige que um condutor-terra seja instalado em cada um dos circuitos elétricos e que o aterramento seja do tipo TT. Caso esse tipo de aterramento não seja possível ainda é permitido o uso dos aterramentos TN-S ou TN-C.

É obrigatório seguir NBR?

Já as NBRs não são exigidas por lei, a não ser que exista alguma regulamentação que obrigue isso. Outra diferença fundamental é o gestor das normas. Enquanto as Normas Regulamentadoras são geridas pelo Governo Federal, as NBRs são organizadas e possuem responsabilidade da ABNT.

Qual a diferença entre ISO e NBR?

NBR é a sigla para Norma Brasileira que é aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); ISO refere-se a Organização Internacional de Normatização, responsável por desenvolver normas; 9001 é o número de identificação que a norma recebeu.

Qual a NBR atual?

A norma NBR 10520 - Citações em documentos foi revisada e atualizada recentemente, em 19 de julho de 2023, pela ABNT e já está disponível na Target GEDWeb.

Artigo anterior
Pode passar thinner no piso vinílico?
Artigo seguinte
O que é cadeia de custódia?