Quanto aos depósitos do FGTS para os casos em que o prazo prescricional já estava em curso em 13-11 2014?

Perguntado por: Carlos Enzo Garcia Pereira  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)

Quanto aos depósitos do FGTS, para os casos em que o prazo prescricional já estava em curso em 13/11/2014, aplica-se o prazo prescricional que se consumar primeiro: trinta anos, contados do termo inicial, ou cinco anos, a partir de 13/11/2014. II.

Como se faz o cálculo do prazo prescricional do FGTS?

Em 13 de novembro de 2019, todo FGTS anterior a novembro de 2014 que não foi depositado pela empresa estará prescrito, ou seja, será inviável de ser cobrado por meio de ação trabalhista. Já o FGTS dos meses posteriores a novembro de 2014 prescreverá gradativamente, mês a mês, a cada cinco anos.

Quando o empregador não deposita o FGTS quanto tempo é possível recorrer na Justiça?

Sempre que a falta de depósito tenha ocorrido após 13/11/2014, o prazo para reivindicá-lo será de cinco anos. Se ela ocorreu antes, existem duas hipóteses. Se até 13/11/2019 a ausência do depósito não tiver completado 30 anos, então, o prazo para entrar com a ação é até essa data.

Qual o prazo para cobrar FGTS na Justiça?

STJ – Prazo para cobrar depósitos do FGTS é de 30 anos se ação foi proposta até 13 de novembro de 2019.

Qual o prazo para cobrar FGTS não depositado?

Já a prescrição do direito de reclamar contra o não-recolhimento da contribuição para o FGTS (ausência de depósito em determinado mês) é trintenária (30 anos), mas também observando o prazo de dois (dois) anos após o término do contrato de trabalho (Enunciado nº 362).

Qual o prazo de prescrição da cobrança do FGTS?

21 questões relacionadas encontradas

Como reclamar FGTS não depositado?

Ao verificar que o dinheiro não foi depositado, o trabalhador pode entrar em contato com a empresa e cobrar o depósito dos valores atrasados. Se a empresa não resolver o problema, o empregado pode fazer uma denúncia no sindicato ou no Ministério do Trabalho e Previdência, neste site.

Onde reclamar FGTS não depositado?

O trabalhador deve ter acesso ao sistema “gov.br”, ou seja, ter o login único do governo federal. Ao entrar no site, é preciso colocar o CPF e a senha. Aí ele tem acesso ao formulário de denúncia trabalhista. O trabalhador pode buscar auxílio ainda no sindicato da sua categoria para formalizar a denúncia.

O que é indenização substitutiva do FGTS?

Segundo expressa previsão do art. 15 da Lei nº. 8.036/90, cabe ao empregador recolher ao FGTS 8% da remuneração paga no mês. A indenização pela ausência de recolhimento é destinada a sanar o prejuízo do trabalhador, e, assim, será calculada à mesma base.

Qual o prazo para depósito do FGTS pelo empregador?

Quando o depósito deve ser feito? Até o dia 7 do mês subsequente ao mês trabalhado. Caso o dia 7 seja dia não útil ou último dia útil do ano, o recolhimento é antecipado para o dia útil imediatamente anterior.

Como sacar FGTS após 3 anos?

Nesse caso, o trabalhador só poderá sacar o FGTS após três anos ininterruptos sem emprego formal, com carteira assianda. Pode haver mais de uma conta inativa no nome de uma única pessoa, dependendo de quantos empregos ela passou sem ter podido sacar o valor depositado no FGTS.

Quando a prescrição do FGTS e Trintenária?

No que se refere à prescrição, o STF superou a tese de prescrição em 30 anos (trintenária), antes pregada pelo STJ e TST, para estabelecer o lapso prescricional de 5 anos (qüinqüenal) (ARE 709212, Relator(a): Min. GILMAR MENDES, Tribunal Pleno, julgado em 13/11/2014).

O que quer dizer indenização substitutiva?

A indenização substitutiva é o valor pago em substituição a uma obrigação que não foi cumprida pelo empregador. Esse tipo de reparação é comum nos casos em que o empregado, detentor de estabilidade, é demitido e está previsto no artigo 496 da CLT.

Qual o valor da indenização substitutiva do seguro desemprego?

Se o valor encontrado for menor que o salário mínimo, use o salário mínimo da época da rescisão para o cálculo da indenização substitutiva do seguro-desemprego. Se o seu cliente for um pescador artesanal, empregado doméstico ou trabalhador resgatado, o valor do seguro-desemprego é de 1 salário mínimo fixo.

O que é a indenização substitutiva da empregada gestante?

Caso o empregador rescinda o contrato de trabalho, ou a empregada a gestante será reintegrada ou fará jus à indenização substitutiva que constitui a remuneração que faria jus em todo período da estabilidade.

Onde reclamar sobre o FGTS?

O telefone de contato do FGTS é 0800-724-2019 (saque imediato) e 0800-726-0207 (Caixa Cidadão). Já para assuntos relacionados ao FGTS Emergencial o telefone é 111 ramal 2. O atendimento está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para sua comodidade.

O que é seguro desemprego convertido?

Situação em que a executada cumpriu com a determinação que lhe foi imposta, de fornecer as guias para encaminhamento do seguro-desemprego, sob pena de conversão do benefício em indenização substitutiva.

O que é seguro desemprego indenizado?

A indenização substitutiva ao seguro desemprego consiste no empregador pagar ao empregado demitido o valor de que este teria direito, por não ter conseguido receber o seguro desemprego devido a alguma irregularidade.

Quem libera a Guia do seguro desemprego?

Cabe à empregadora fornecer as guias do seguro-desemprego ao empregado . Não o fazendo, inviabiliza o acesso deste ao benefício, pelo que deve indenizá-lo pelo prejuízo.

Como funciona o processo de reintegração trabalhista?

A reintegração do empregado pode ocorrer pelo próprio empregador ao observar que a demissão foi indevida. Também poderá ocorrer por determinação judicial ao verificar que o empregador excedeu seu poder diretivo, demitindo injustificadamente o empregado que gozava de estabilidade no emprego, por exemplo.

Qual prescrição do FGTS?

55 do Decreto nº 99.684/1990, na parte em que ressalvam o “privilégio do FGTS à prescrição trintenária”. Portanto, conforme decidido pelo STF, a partir dessa data (efeito ex nunc) a prescrição do FGTS é também quinquenal, conforme previsto no art. 7º XXIX da CF.

É trintenária a prescrição para cobrança de correção monetária de contas vinculadas ao FGTS?

Em linhas gerais, esse entendimento é baseado no verbete sumular 210/STJ, que dispõe que "a ação de cobrança de contribuições par ao FGTS prescreve em trinta anos", bem como na decisão proferida no RESP 1.112.520, julgado sob o regime de recurso repetitivo, determinando que é trintenária a prescrição para cobrança de ...

Como aplicação a Súmula 362 do TST?

APLICAÇÃO DA SÚMULA 362 DO TST. O direito de reclamar sobre o não- recolhimento ou o não levantamento do FGTS em face de irregularidade cometida pelo empregador, prescreve em trinta anos, mas deve ser observado sempre o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.

O que é necessário para sacar o FGTS inativo?

Documentos necessários para o saque: • Carteira de Trabalho; e • Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado; e • Número de inscrição PIS/PASEP/NIS; e • Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho- TQRCT ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho -THRCT.

Como faço para sacar o FGTS mesmo trabalhando?

Embora o FGTS tenha sido desenvolvido com o objetivo de proteger o trabalhador que realiza suas atividades laborais regidas sob a CLT em caso de demissão sem justa causa, existem situações onde é possível realizar o saque do seu fundo de garantia.

Como localizar todas as contas inativas e perdidas do FGTS?

Os extratos das contas mais recentes podem ser acessados em qualquer agência da Caixa, lotéricas com correspondentes Caixa Aqui, por mensagem de texto (cadastro pelo telefone do Caixa Cidadão - 0800 726 0207), extrato online ou pelo aplicativo FGTS, disponível para Android, iOS ou Windows.

Artigo anterior
Quais os benefícios do abacaxi na gravidez?
Artigo seguinte
Como saber meu tipo de útero?