O que significa dar provimento a um recurso?

Perguntado por: Denis André Barros de Magalhães  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (20 avaliações)

Provimento - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)
Termo muito utilizado no Direito como sinônimo de acolhimento. Quando se interpõe algum recurso, como o de apelação, por exemplo, no pedido o recorrente requer que seja dado provimento a seu recurso, ou seja, espera que suas razões sejam acolhidas.

O que quer dizer dar provimento ao recurso?

Isto significa que alguém recorreu da decisão inicial, e os juízes da instância superior (Desembargadores ou Ministros) decidiram modificá-la. Ou seja, dizer que o recurso foi provido significa que seus fundamentos foram aceitos.

O que significa dá provimento?

Admitir ou receber um agravo.

O que vem depois de conhecido o recurso é provido?

Conhecido o recurso e provido

Boa Tarde Elan, o conhecimento é que ele preenche todos os requisitos, houve o pagamento do depósito judicial, etc. E o recurso provido, é que foi julgado procedente, ou seja, certamente, dependendo do acordão, haverá alteração da sentença do juízo.

O que significa conhecer do recurso e dar provimento por unanimidade?

O recurso foi dado procedente e acolhido (aceito) por maioria dos julgadores.

NEGADO PROVIMENTO AO RECURSO - O QUE QUER DIZER...

43 questões relacionadas encontradas

O que quer dizer não conhecer do recurso por unanimidade?

A expressão “não conhecer” de um recurso significa, só e sempre, abs- ter-se de examinar a impugnação em sua substância, de aprovar ou desaprovar a decisão recorrida. O tribunal que não conhece de um recurso de jeito nenhum diz a quem assiste razão: se ao recorrente, se ao órgão a quo.

Quanto tempo leva para obter a decisão do acórdão?

O prazo para a publicação dos acórdãos, previsto no parágrafo 11º do artigo 5º da Resolução TSE nº 23.536/2017, é de 30 dias, contados a partir da data do julgamento.

O que acontece depois da publicação do acórdão?

A decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal produz todos os seus efeitos jurídicos após a publicação no Diário da Justiça, mas pode, excepcionalmente, ter o seu cumprimento imediato determinado pelos ministros, independentemente de publicação.

O que é provido em parte de um processo?

Significa que um juiz ou uma juíza entendeu que apenas uma parte do pedido feito pelo autor do processo é procedente. Ou seja, a pessoa que entrou com o processo ganhou a causa, mas não ganhou exatamente tudo o que pediu.

O que acontece depois de publicado o acórdão em processo trabalhista?

No TRT, a decisão (sentença) passa a ser conhecida por acórdão. Do acórdão regional, cabe recurso para o TST. ... Esgotados todos os recursos, a última decisão transita em julgado, ou seja, torna-se definitiva e irrecorrível. Após, os autos do processo retornam à Vara de origem, onde tem início uma nova fase: a execução.

O que quer dizer provimento por unanimidade?

o quer dizer no meu processo que foi julgado no trf3, julgado recurso / ação. decisão a sétima turma por unanimidade, decidiu dar provimento a apelação da parte autora ( relator para acórdão ) apelação conhecida e provida .

O que significa dar provimento ao recurso do INSS?

Dá-se provimento quando verifica que a decisão da Junta de recursos deve ser reformada. Dá-se provimento parcial quando verifica que apenas parte da decisão da Junta de Recursos deve ser reformada.

O que quer dizer negado provimento ao recurso?

O que é Negar Provimento:

No âmbito jurídico, quando se fala em “negar provimento ao recurso” significa que o processo instaurado foi recusado e é considerado sem efeito. ... O juiz que apreciou o recurso de apelação, pode acolher ou negar o pedido.

O que é ato de provimento?

[Jurídico] Recurso que se opõe a decisões judiciais inferiores, deferido pelos tribunais superiores. [Jurídico] Prescrição ou exigência de teor administrativo expedida pelo juiz corregedor. Etimologia (origem da palavra provimento).

O que acontece depois do recurso provido em parte?

De forma bem objetiva, podemos dizer que: O conhecimento do recurso quer dizer que ele atende a todos os requisitos de admissibilidade e o provimento significa que a decisão proferida pelo Tribunal modificou a sentença favoravelmente a quem recorreu.

O que vem depois de julgado procedente em parte o pedido?

“Julgado procedente em parte”, significa que o juiz acolheu apenas em parte o pedido do autor do processo. “Autos conclusos para julgamento” quer dizer que o processo está com o juiz para proferir a decisão final.

O que significa a palavra providos?

Abastecer, fornecer, munir.

Qual recurso depois do acórdão?

Da sentença cabe recurso de apelação. ... Esse recurso baseia-se na combinação dos artigos 162, I com 513 e seguintes do CPC. O recurso de apelação é processado e julgado pelos tribunais estaduais e da justiça federal e por um Colegiado.

Qual é o prazo depois da intimação de acórdão?

PRAZO DE 5 DIAS CONTADO A PARTIR DA INTIMAÇÃO DO ACÓRDÃO EMBARGADO. ART. 536 DO CPC .

Pode recorrer do acórdão?

Para cada espécie de decisão, há previsão de um recurso adequado: contra a sentença cabe apelação; contra decisão interlocutória cabe agravo de instrumento; contra acórdão unânime cabe recurso especial ou recurso extraordinário, e assim por diante. Não é possível utilizar-se um recurso por outro.

O que significa análise de acórdão?

Acórdão é um substantivo masculino da língua portuguesa utilizado como um termo jurídico para definir uma decisão final ou sentença que, quando atribuída por uma instância superior, vale como um modelo para resolver casos ou situações análogas.

O que é solicitação de análise de acórdão INSS?

Benefício em análise é um um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.

O que é um processo acórdão?

Acórdão é a decisão do órgão colegiado de um tribunal (câmara, turma, secção, órgão especial, plenário, etc.), que se diferencia da sentença, da decisão interlocutória e do despacho, que emanam de um órgão monocrático, seja este um juiz de primeiro grau, seja um desembargador ou ministro de tribunais — estes, ...

O que significa não conhecer de um recurso?

Quando falta algum requisito de admissibilidade (por exemplo: o acórdão impugnado e o de que ele divergiu são do mesmo tribunal), diz-se que não se conhece do recurso; quando o recorrente não tem razão, ou seja, quando o recurso se mostra infundado (correto é o acórdão impugnado, e não o outro), o que se diz é que se ...

O que significa recurso não conhecido?

Caso não os apresente, o recurso não será conhecido, o que significa que órgão julgador não irá apreciá-lo. ... Segundo a legislação pertinente, para que seja recorrível, a decisão precisa ter uma previsão legal de recurso.

Artigo anterior
Qual a diferença entre a Umbanda e a Quimbanda?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre TIFF e JPEG?