Como encontrar a razão de uma PA e de uma PG?

Perguntado por: Diego Rodrigo Melo  |  Última atualização: 31. Januar 2025
Pontuação: 4.1/5 (16 avaliações)

PA, onde an é o n-ésimo termo, a1 é o primeiro, n é a quantidade de termos e r é a razão. Depois Sn é a soma dos n primeiros termos, com a1 primeiro termo e an o n-ésimo termo e n é a quantidade de termos na soma. PG, onde a1 é o primeiro e an é o n-ésimo termo, q é a razão e n é o n-ésimo termo.

Como encontrar a razão em uma PG?

A razão de uma PG pode ser encontrada a partir da divisão de um termo da sequência pelo seu antecessor. Ao fazer isso, caso ela seja realmente uma progressão geométrica, essa divisão sempre será igual a q. Logo, essa PG possui razão q = 2.

Como achar a razão de uma PA?

Para encontrar a razão, basta calcular a diferença entre dois termos consecutivos: 5 – 1 = 4; então, nesse caso, r = 4 .

Qual a fórmula para achar a razão de uma PA?

Introdução. Uma Progressão Aritmética, ou PA é uma progressão em que cada termo é igual ao anterior somado de uma razão r . Para encontrar o valor da razão r , basta subtrair um termo pelo seu anterior.

Como determina a razão de uma PA?

Para classificar a P.A., precisamos compreender o cálculo da razão. Dada a sequência, para encontrarmos a razão, basta fazer a subtração de um termo pelo seu antecessor. Quaisquer dois termos consecutivos da P.A. geram a razão, ou seja, a diferença de dois números consecutivos será sempre igual a r.

PROGRESSÃO GEOMÉTRICA AULA 3 - REPRESENTAÇÃO DE 3 TERMOS EM P.G. \Prof. Gis/

16 questões relacionadas encontradas

Qual é a fórmula do termo geral de uma PG?

Progressão Geométrica (PG) é uma continuidade numérica em que a divisão de um termo com o seu anterior, exceto o primeiro, resultará em um único valor, a chamada razão (q), ou seja: PG: (a1, a2, a3, a4, ..., an) , sendo q = (a2/a1 = a3/a2 = a4/a3,...)

Qual é a razão da PA (- 18 11-4?

💡 1 Resposta

Assim, temos: r = (-11) - (-18) r = 7 Portanto, a alternativa correta é a letra E) 7.

Qual e a fórmula da razão?

Essa fórmula também pode ser descrita como Razão = A:B. E, a leitura extensa desse cálculo é A está para B. Ou seja, é diferente do que vemos em fração. Isso indica que 5/8 é uma razão de “5 para 8”, enquanto seria uma fração de “cinco oitavos”.

O que e a razão de uma progressão geométrica?

Uma progressão geométrica (PG) é uma sequência numérica onde cada termo é igual ao produto de seu antecessor com uma constante, chamada razão da PG. Em outras palavras, a diferença entre dois termos quaisquer e consecutivos de uma PG é uma constante. Exemplo de progressão geométrica: (1, 3, 9, 27, 81, …)

Qual e a razão de uma PA que se obtém inserindo 5 termos entre 2 e 38?

Qual é a razão de uma PA que se obtém inserindo 5 termos entre 2 é 38? Qual é a razão da PA que se obtém inserindo 5 termos entre 2 e 38? Logo, a razão da PA é 6.

Quando a razão da PA é negativa?

Uma PA é decrescente quando sua razão é negativa, ou seja, r < 0. Assim, cada termo seguinte é sempre menor que o anterior, isto é, os valores dos termos sempre irão diminuir, decrescer. A sequência acima é uma PA decrescente, pois sua razão é negativa, r = –5.

Quais os tipos de PG?

Uma progressão geométrica (PG) é uma sequência em que cada termo, a partir do segundo, é o produto do anterior por uma constante q dada. Dependo do valor de q, e do primeiro termo da sequência, a1, é possível classificar uma PG como crescente, decrescente, constante ou alternada.

O que é uma PG infinita?

Uma progressão geométrica (PG) é uma sequência numérica na qual qualquer termo (an) é resultado do produto de seu antecessor (an 1) com uma constante, chamada razão (q) da PG. É possível somar os termos de uma PG infinita dividindo o valor do primeiro termo dessa sequência por 1 – q (um menos a razão).

O que é a razão de uma PA?

A progressão aritmética (PA) representa uma sequência numérica em que a diferença entre um termo e o seu antecessor possui o mesmo valor. A diferença comum entre esses termos é dada por uma constante, “r”, chamada de razão da progressão aritmética.

Qual é a razão da PG 1 2 4 8 16?

Por exemplo: (1,2,4,8,16,32,64, … ) essa seqüência é uma PG de razão igual a q = 2.

Qual é a razão da PG 2 6 18 54?

Exemplos: (2, 6, 18, 54, …) é uma P.G. crescente pois o primeiro termo é positivo (a1 = 2) e a razão é maior que 1(q = 3).

Qual e a razão da PG (- 8 4 2 )?

Resposta verificada por especialistas

A razão da PG é 0,5 ou 1/2. Para chegar a esse resultado, devemos definir o que é uma Progressão Geométrica, o que é a sua razão e como encontrar a partir dos elementos que formam a sequência da PG.

Qual e o próximo termo da progressão geométrica \[ 5 10 20 \]?

A P.G. (5, 10, 20, 40, 80, 160) tem razão q = 2.

O que é forma de razão?

A razão é uma comparação entre dois números por meio de uma divisão. Podemos expressar a razão como uma fração ou até mesmo como o quociente desses dois números. Neste caso, temos a razão entre a e b.

Quais são os termos da razão?

Na razão, a e b são denominados de termos, onde "a" é o termo antecedente e "b" o termo consequente. Essa é a mesma estrutura das frações , no qual o numerador denota o termo antecedente e denominador o termo consequente.

Qual é o próximo termo da progressão geométrica 2 10 50?

Qual é o próximo termo da progressão geométrica 2 − 10 50 2 − 10 50? Nesse caso, multiplicar o termo anterior na progressão por −5 resulta no próximo termo.

O que é um termo geral de uma PA?

O termo geral da PA é uma fórmula usada para encontrar um dos termos da progressão aritmética quando o primeiro termo, o último termo, a razão e a quantidade de termos são conhecidos.

Artigo anterior
Quais as plantas medicinais mais utilizadas no Brasil?
Artigo seguinte
Como fazer uma pessoa se sentir bem?