Quanto a minha crase?

Perguntado por: Adriana Anjos Pinto  |  Última atualização: 27. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (12 avaliações)

É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes. Observe: Minha avó tem setenta anos. // A minha avó tem setenta anos.

Tem crase antes nossa?

06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.

Quanto à ela tem crase?

Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.

Quanto a sua ou a sua?

A expressão “quanto a”, que significa “no que se refere a” ou “relativamente a” é composta de dois vocábulos, sendo o último uma preposição “a”, o que a torna uma locução prepositiva. Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o “a” será craseado.

Foi a minha casa tem crase?

A preposição “a” antes da palavra casa (no sentido de lar) só recebe o acento grave quando vier acompanhada de um modificador, caso contrário não ocorre a crase. Se você quer dizer que voltará para a SUA casa, o correto é não utilizar crase.

CRASE: USO E REGRAS | GRAMÁTICA | QUER QUE DESENHE?

37 questões relacionadas encontradas

Quando é que se diz vou para casa e vou a casa?

Vou à ou a casa? O certo é: “Vou a casa.” A sua própria casa não “merece” artigo definido.

Foi a casa ou foi a casa?

Na construção Vou a casa, o a é apenas a preposição exigida pelo verbo ir: quem vai VAI A algum lugar. O a antes de casa ganha o acento grave se casa vier acompanhada de um modificador (de um termo que acrescenta uma noção específica a essa palavra). Exemplos: Vou à casa de Ubatuba.

Qual o correto sua mãe ou tua mãe?

Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.

Quando às vezes tem crase?

“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”. ... Nos demais casos, “as vezes”, sem crase, é sinônimo de “as ocasiões”, “os momentos”.

Quanto à necessidade tem crase?

A crase é obrigatória porque o verbo atender, na acepção em que surge na frase apresentada pelo consulente, rege a preposição a. Quer o vocábulo esteja no singular (a) quer no plural (as), temos de fazer sempre a contracção. Assim: «atendemos à necessidade»/«atendemos às necessidades».

Quanto a mim ou a mim?

Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”.

Quanto às demais tem crase?

– Ele não se referiu a esta doença, e sim à outra. – Ele não se referiu a estas doenças, e sim às demais. Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes.

Como saber se a crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Tem crase antes de pronomes demonstrativos?

A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.

Quanto a nossa ou a nossa?

Resposta: ambas estão corretas. Sabemos que a crase está condicionada ao uso simultâneo da preposição “a” com o artigo “a”. É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes.

É correto falar a mim?

4) Nas palavras de Laudelino Freire, "é de boa linguagem reforçar o pronome objeto com o pronome oblíquo correspondente, ou com o pronome ele, precedidos um e outro da preposição a. Exs.: Mato-me a mim; Sirva-lhes a eles de castigo"3.

Quando se usa as vezes e às vezes?

A expressão “as vezes” é sinônima de “as ocasiões”. A expressão “às vezes” significa “de vez em quando”. Elas se diferenciam pela presença do acento grave.

Como se escreve vezes certo?

Vezes é o plural de vez. A forma correta de escrever é vezes, com z. A forma veses não existe e não deve ser usada.

Como se escreve a palavra às vezes?

Significado de Vezes

locução adverbial Às vezes. De vez em quando; em alguns momentos ou situações: às vezes gosto de comer chocolate; o time às vezes ganha. As vezes. Em que há multiplicação; designação plural de vez: foram raras as vezes em que consegui me expressar bem.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Qual o correto em sua vida ou na sua vida?

Tanto é correcto dizermos "na nossa vida", como " em nossa vida". Empreguei "em nossa vida" propositadamente para evitar o encontro desagradável ao ouvido dos dois nn (nanó: na nossa vida).

Como usar esta ou essa?

Esta é usado quando o que está sendo demonstrado está perto da pessoa que fala. Essa é usado quando o que está sendo demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala.

Quem volta volta a algum lugar?

Quem retorna, retorna a algum lugar (pede preposição). O termo escola é palavra feminina, logo, admite o artigo a. Por isso, usa-se a crase.

Está em casa ou está a casa?

O correto é cheguei a casa, pois quem chega, chega a algum lugar. Logo, de acordo com a norma culta, usar a preposição “em”, com esse sentido, é inadequado. Cheguei em casa cansado.

Quando se utiliza no qual?

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Artigo anterior
Para que serve dps?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para o corpo se acostumar com o exercício?