Como é feito o teste de dissolução?

Perguntado por: Laura Erica Lima Teixeira  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (8 avaliações)

O teste de dissolução do comprimido é realizado com um dissolutor, e possibilita determinar a quantidade mínima de substância ativa dissolvida, dentro de um tempo máximo. O resultado é expresso como uma porcentagem da quantidade declarada no rótulo.

O que é um teste de dissolução?

Dissolução: O teste de dissolução é utilizado para medir o tempo necessário para que uma determinada porcentagem da substância medicamentosa de um FF fique contida numa solução, sob um conjunto determinado de condições, é um teste in vitro (PRISTA, 2002).

O que é teste de dissolução de comprimidos?

O teste de dissolução é um ensaio físico in vitro, onde é possível determinar a quantidade liberada do fármaco no meio de dissolução, quando submetido a condições experimentais controladas e aparelhagem específica, como por exemplo o volume do meio, aparatos, rotação, temperatura e tempo.

Como é feito o ensaio de dissolução para formas farmacêuticas de liberação modificada?

Os ensaios de dissolução recorrem a dois princípios técnicos básicos: o método da agitação em copo e o sistema de fluxo contínuo (Farinha et al., 1997). A escolha da aparelhagem é determinada pelas características físico-químicas da forma farmacêutica (Infarmed, 1997).

Como é realizado o ensaio de desagregação?

O teste de desintegração é conduzido usando o desintegrador. Embora existam pequenas variações nas diferentes farmacopeias, a construção básica e o funcionamento do aparelho permanecem os mesmos. O aparelho consiste em uma cesta feita de polivinil transparente ou de outros materiais plásticos.

Dissolução de Medicamentos | Insumo Farmacêutico

36 questões relacionadas encontradas

Como é feito o comprimido?

Mistura do princípio ativo em pó com substâncias que dão liga, como o amido ou a goma arábica. Eles são compactados até ficarem uniformes.

Como funciona um Dissolutor?

Fabricado com base nas normas da Pharmacopea, o dissolutor de comprimidos é composto por seis copos de fundo semi-esférico e tampas móveis, alojados em um banho de 37° de temperatura (precisão 0,5°C). Suas pás agitadoras evitam as vibrações na agitação e cada pá ou cesto pode ser movido individualmente.

Quais ensaios são necessários para as formas farmacêuticas sólidas?

Para verificar a qualidade dessas formas farmacêuticas, são realizados alguns testes como determinação de pH, densidade, volume médio e doseamento.

O que é taxa de dissolução?

A taxa de dissolução de um fármaco a partir do estado sólido é definida como a quantidade de fármaco que passa para solução, por unidade de tempo, sob interface líquido/sólido, temperatura e composição do solvente padronizados.

Como é feito o teste de friabilidade?

O teste de friabilidade

Os comprimidos amostrados são então colocados no tambor, que é encaixado no eixo de rotação. O tambor deve completar 100 voltas a 25rpm. Os comprimidos são removidos, a poeira aderida à superfície deve ser retirada e então a amostra é novamente pesada. Geralmente o teste é feito somente uma vez.

Qual o objetivo do teste de dureza em comprimidos?

O teste de dureza mostra a resistência do comprimido à uma força de compressão, enquanto o teste de friabilidade verifica a parte mecânica, sujeitando o comprimido a impactos em múltiplas direções, tanto entre os comprimidos quanto entre o comprimido e o tambor, para avaliar sua resistência à esmigalhamento e choque.

O que é desintegração de comprimidos?

A liberação do fármaco contido nos comprimidos ocorre por meio do processo de desintegração. A desintegração é um processo tempo-dependente que ocorre sob ação de desintegrantes e promove a fragmentação da forma farmacêutica em partículas passíveis de serem dissolvidas e absorvidas.

Como funciona um desintegrador de comprimidos?

Controle de tempo (Timer) através de um Temporizador eletrônico microprocessado com indicação digital e alarme sonoro ao final do tempo do teste com diversas opções de configurações com ajuste manual ou automático. Circulação de água que garante homogeneidade da temperatura no banho, livre de transmissão de vibração.

Porque os fármacos devem sofrer dissolução no estômago?

Como as formas sólidas dos fármacos devem se dissolver antes que possa ocorrer a absorção, o índice de dissolução determina a disponibilidade do fármaco para a absorção. A dissolução, se for mais lenta que a absorção, torna-se o passo limitante da velocidade.

Quais são os principais fatores que podem afetar a estabilidade dos fármacos em dissolução?

4 FATORES QUE AFETAM A ESTABILIDADE

A estabilidade dos medicamentos é afetada por fatores extrínsecos e intrínsecos, dentro eles destacam-se: temperatura, umidade, luz, hidrólise, e oxidação, sendo os dois últimos classificados como fatores intrínsecos.

Como aumentar a velocidade de dissolução de um fármaco?

Existem várias formas de aumentar a solubilidade dos fármacos, nomeadamente, modificando a sua estrutura, alterando caraterísticas da formulação, adicionando compostos solubilizadores e recorrendo a transportadores (1,6,7). A modificação da estrutura dos fármacos pode ser física ou química.

Quais os três tipos de dissoluções que podem ocorrer nas soluções?

físico. Dissolva: soluto + solvente solução. Cristalização: solução soluto + solvente. Saturação: a cristalização e a dissolução estão em equilíbrio.

Qual o líquido mais indicado para ingerir medicamentos?

Água - A água fria é o líquido mais indicado para acompanhar a ingestão de todos os tipos de remédios. Isso porque, esclarece a farmacêutica, há alguns tipos que sofrem reação química sob a ação de leite, suco, refrigerante, café ou chá, comprometendo a sua eficácia e, em conseqüência, o bom resultado do tratamento.

O que é a condição Sink?

A condição sink é definida como sendo no mínimo três vezes o volume de meio necessário para se obter uma solução saturada do IFA, considerando a maior dose comercializada do produto (MARQUES, VIEIRA e BARROS, 2013).

Quais são as técnicas de controle de qualidade físico de formas farmacêuticas sólidas?

Controle de qualidade de formas farmacêuticas sólidas (ênfase em cápsulas e comprimidos), determinação de friabilidade, dureza, dissolução, tempo de desintegração, peso médio, uniformidade de dose por peso e por conteúdo.

São consideradas formas farmacêuticas sólidas?

As formas farmacêuticas sólidas podem ser classificadas em cápsulas, drágeas, comprimidos, grânulos, supositórios e pós. As cápsulas são formas compostas por um envoltório comestível, que normalmente é à base de gelatina. Dentro desse envoltório, está princípio ativo. As cápsulas são administradas por via oral.

Quais as propriedades físicas formas farmacêuticas sólidas devem apresentar?

Pergunta 6 /1 Quais as propriedades físicas formas farmacêuticas sólidas devem apresentar: Ocultar opções de resposta 1. Morfologia, densidade aparente, higroscopia, tamanho de partícula e porosidade. 2. Viscosidade, morfologia, porosidade, coesividade e carga superficial.

O que é um Dissolutor?

Este aparelho é utilizado para a verificação do tempo de dissolução de comprimidos e a quantificação de princípios ativos, liberados em meio apropriado, dentro de um período de tempo especificado, segundo a monografia de cada produto, descritas nas metodologias pertinentes (Farmacopéias).

O que se entende por biodisponibilidade?

A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação.

Como testar um comprimido?

Para fazer o teste, a pílula deve ser partida ao meio e esfregada no cartão. Em seguida, o cartão deve ser mergulhado em água, para que as substâncias presentes no comprimido penetrem e reajam com as do cartão. Quando isso acontece, o cartão muda de cor.

Artigo anterior
Como fazer parte do Provab?
Artigo seguinte
Pode emendar mangueira de gás?