Quais são os tipos de relatórios?
Perguntado por: Mónica Melissa Teixeira | Última atualização: 1. April 2022Pontuação: 4.5/5 (23 avaliações)
- Crítico, descreve e opina sobre a maneira como uma atividade foi desenvolvida.
- Síntese, menos elaborado, referente a relatórios anteriores.
- Formação, mais ou menos pormenorizado, apresentando atividades desenvolvidas durante um curso e/ou estágio.
Quais os tipos de relatórios mais utilizados?
- 1 Demonstração de Resultado de Exercício – DRE. ...
- 2 Relatório de Fluxo de Caixa. ...
- 3 Relatório de Vendas. ...
- 4 Relatório de Curva ABC. ...
- 5 Relatório de Contas a Pagar. ...
- 6 Relatório de Contas a Receber. ...
- 7 Relatórios Gerenciais de Estoque.
Quais são os tipos de relatórios gerenciais?
- Relatório de Fluxo de Caixa. ...
- Relatório de Vendas. ...
- Relatório de Contas a Pagar. ...
- Relatório de Contas a Receber. ...
- Balanço Patrimonial – BP. ...
- Orçamento Empresarial. ...
- Demonstração do Resultado do Exercício – DRE. ...
- Relatório de Satisfação do Cliente.
O que é um relatório exemplos?
O relatório é um gênero textual utilizado para expor resultados de alguma atividade realizada, apresentando os seus pontos principais e mais pertinentes ao contexto. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para apresentar as conclusões de uma pesquisa científica ou os resultados de determinado período de trabalho.
O que é um relatório simples?
Trata-se de uma redação técnica com linguagem formal, que esteja de acordo com as normas gramaticais da língua. Esse texto deve ser claro, objetivo, ser coeso e coerente. O relatório reúne de forma organizada e detalhada o desenvolvimento de um trabalho em determinado período.
o RELATÓRIO - como fazer, tipos e características - Gêneros textuais #13
Como se faz um relatório simples?
- Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
- Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
- Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
- Descrição das atividades. ...
- Resultados. ...
- Discussão. ...
- Conclusão. ...
- Referências bibliográficas.
Como é feito um relatório?
- Apresentar dados de uma maneira significativa, incluindo as informações mais importantes.
- Adicione informações que ajudem as pessoas a tomar decisões melhores e mais informadas.
- Use uma linguagem simples que todos possam entender. ...
- Mantenha simples. ...
- Faça sua história pessoal.
Como se escreve relatório?
substantivo masculino Texto que contém uma descrição detalhada dos aspectos mais importantes, eventos ou ações, de alguma coisa: relatório de projeto. Exposição com as conclusões observadas pelos integrantes de uma comissão que avalia uma pesquisa, um projeto ou problema.
Quais as palavras para dar início a um relatório?
- “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
- “Muito se discute a importância de …”
- “Pode-se afirmar que, em razão de …”
- “Observando o cenário…”
- “É de conhecimento geral que…”
- “Em face do cenário atual…”
- “Segundo a pesquisa…”
- “Tendo em vista que…”.
Quais são as principais características de um relatório?
O relatório é o registro das atividades realizadas por uma pessoa ou grupo. Nele prevalece a objetividade e a clareza da linguagem. Ele é escrito de forma impessoal. Possui estrutura simples, com título, texto propriamente dito, data, local e assinatura.
O que é um relatório gerencial?
Relatório Gerencial, de maneira geral, é um documento escrito, baseado em fatos - contendo informações relevantes para avaliação e possíveis tomadas de decisão.
Qual é o tipo de relatório que pode ser utilizado pela contabilidade gerencial?
O DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) gerencial é um dos relatórios contábeis mais importantes para entender a situação financeira da sua empresa. O documento detalha o resultado bruto e líquido do negócio em um determinado período de exercício, ou seja, a comparação entre suas receitas, custos e despesas.
Qual é a estrutura de um relatório gerencial?
Uma relatório gerencial precisa ser simples e objetivo. Nesse documento, quantidade de números e gráficos muitas vezes só atrapalham. Lembre-se: ele serve para ajudar a decidir. Se for utilizar gráficos e indicadores que seja para agregar sua explicação e não confundir sua apresentação.
Qual tipo de relatório é mais utilizado em empresas?
Como já falamos anteriormente, os relatórios financeiros são sem dúvidas os mais utilizados pelas empresas de uma forma geral.
Quais são os principais relatórios financeiros?
- Demonstrativo de Resultado de Exercício – DRE. ...
- Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC. ...
- Relatório de contas a pagar e a receber. ...
- Balanço Patrimonial. ...
- Custos operacionais. ...
- Liquidez da empresa. ...
- Resultados obtidos. ...
- Centralize e padronize as informações.
Quais os tipos de relatórios da contabilidade?
- Balanço Patrimonial (BP): ...
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): ...
- Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA): ...
- Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR): ...
- Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC): ...
- Demonstrativo do Valor Adicionado (DVA):
Como iniciar um desenvolvimento de um relatório?
O primeiro elemento do parágrafo deve ser um tópico frasal. Isso significa que é preciso iniciar o parágrafo de desenvolvimento com uma afirmação do que você se propõe a fazer como objetivo do parágrafo. Por exemplo: “O acesso das crianças à internet e às redes sociais ocorre de maneira cada vez mais precoce”.
Como iniciar relatórios de alunos?
Para iniciar o relatório, o professor pode mencionar as atividades que foram desenvolvidas no período analisado e, na sequência, mencionar o desempenho do aluno. As anotações diárias podem ser feitas na forma de tópicos. Já o relatório em sim deve ser narrativo e descritivo.
Quais palavras devo usar para iniciar um desenvolvimento?
- Além disso …
- Outro fator existente …
- Outra preocupação constante …
- Ainda convém lembrar …
- Por outro lado …
- Porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto …
Como se faz um relatório de um trabalho escolar?
- 1º parágrafo: apresentar o que foi trabalhado na escola, os objetivos da disciplina e o que a turma fez para alcançar os objetivos.
- 2º parágrafo: apresentar os pontos positivos e características do aluno. ...
- 3º parágrafo: relatar os aspectos cognitivos.
Qual é a função de um relatório?
É o documento elaborado com a finalidade de apresentar e descrever informações relativas a fatos vivenciados, ouvidos ou observados ou historiar a execução de serviços e experiências.
Qual é o objetivo de um relatório?
O objetivo de um relatório é comunicar uma atividade desenvolvida ou ainda em desenvolvimento durante uma missão. Deve fornecer o relato permanente de um estudo ou de uma pesquisa e a informação necessária, que deve ser global e coerente, capaz de permitir tomadas corretas de decisões.
Como se termina um relatório?
A conclusão deve ser sucinta, conter apenas 01 parágrafo e deve retomar a ideia principal, desenvolvida no texto, de forma convincente. A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às ideias apresentadas no último parágrafo do desenvolvimento.
Como fazer relatórios bonitos?
Um relatório profissional deve levar em conta o público-alvo, definir claramente um objetivo, organizar as ideias de forma coerente, mencionar as fontes de pesquisa consultadas e usar um template com visual profissional.
Como fazer um relatório do dia a dia?
- Seja objetivo. Um bom texto deve ser objetivo e ir direto ao ponto. ...
- Inicie com uma análise macro. ...
- Elabore uma conclusão. ...
- Ande sempre com um caderno de anotações. ...
- Utilize um software de gestão.
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