Quanto à classificação dos ferimentos?

Perguntado por: Artur Santos Sousa  |  Última atualização: 22. August 2024
Pontuação: 4.8/5 (22 avaliações)

✓ ETIOLOGIA DA FERIDA Genericamente, podemos classificar as feridas como: • Cirúrgicas • Traumáticas • Patológicas • Iatrogênicas.

Quais são os tipos de ferimentos?

As classificações de feridas são:
  • Feridas incisas. As feridas incisas ou cirúrgicas são aquelas produzidas por um instrumento cortante. ...
  • Feridas laceradas. ...
  • Feridas contusas. ...
  • Feridas limpas. ...
  • Feridas limpas-contaminadas. ...
  • Feridas contaminadas. ...
  • Feridas infectadas ou sujas.

Quais os 4 estágios da ferida?

FERIDA qualquer lesão na integridade da pele e tecidos adjacentes . Classificação da UP pelo comprometimento tecidual: • Estágio I: comprometimento da epiderme; Estágio II: comprometimento até a derme; • Estágio III: comprometimento até o subcutâneo; • Estágio IV: comprometimento do músculo e tecido adjacente.

Como são classificadas as feridas cirúrgicas?

Classificação de feridas

As feridas limpas geralmente são fechadas por suturas. As feridas contusas são produzidas por objeto rombo e são caracterizadas por traumatismo das partes moles, hemorragia e edema. As feridas laceradas são aquelas com margens irregulares como as produzidas por vidro ou arame farpado.

Quanto ao grau de abertura as feridas podem ser classificadas?

Quanto ao grau de abertura, as feridas podem ser: - Abertas: feridas em que as bordas da pele estão afastadas; - Fechadas: feridas em que as bordas da pele estão justapostas.

CLASSIFICAÇÃO DE FERIDAS (Aula completa) - Profª Juliana Mello

40 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 tipos de feridas?

As feridas são classificadas de acordo com os mesmos fatores que as causam, divididos nas seguintes propriedades: cirúrgicas, patológicas e traumáticas.
  • Feridas cirúrgicas. São normalmente causadas de forma premeditada e se originam de algum tratamento específico. ...
  • Feridas patológicas. ...
  • Feridas traumáticas.

Quais são os três tipos de feridas?

Limpas-contaminadas ou potencialmente contaminadas: não há contaminação grosseira. O risco de infecção é de 3 a 11%. Contaminadas: há reação inflamatória. O risco de infecção da ferida já atinge 10 a 17%.

Quais os tipos e classificação de cicatrização de feridas?

3.3- Tipos de cicatrização de feridas

Existem três formas pelas quais uma ferida pode cicatrizar, que dependem da quantidade de teci- do lesado ou danificado e da presença ou não de in- fecção: primeira intenção, segunda intenção e tercei- ra intenção (fechamento primário retardado).

Quais são os tipos de feridas abertas?

Existem quatro tipos de feridas abertas, sendo elas a abrasão, que ocorre quando a pele raspa ou esfrega em uma superfície áspera ou dura, a laceração, que é ocasionada após um corte profundo na pele, a perfuração, que é quando um objeto pontiagudo perfura sua pele e a avulsão, que é uma ruptura parcial ou completa da ...

Quais os tipos de feridas na pele?

_Feridas profundas: quando outras estruturas são atingidas, com músculos, tendões, ossos e órgãos; _Feridas simples: aquelas que respondem bem ao tratamento e cicatrizam rapidamente; _Complexas: aquelas cuja evolução é lenta, com maior tendência para cronicidade.

Como classificar uma lesão?

Classificamos as lesões por pressão com base na quantidade de perda de tecido que podemos ver. Quanto mais profunda a lesão, mais significativa é a perda tecidual. A profundidade da ferida também determina o que o corpo precisa fazer para cicatrizar a ferida.

Quais são as 4 classificações das úlceras por pressão?

Dentre elas, estão a escala de Braden e a de Norton, ambas com características de desempenho razoáveis. A escala de Norton é sumarizada no Quadro 2. *Risco alto: 5–9 pontos; risco intermediário: 10–12 pontos; risco baixo: 13–16 pontos; sem risco: >17 pontos.

O que usar em ferida grau 4?

Muitas vezes inclui a neutralização e encapsulamento.
  1. AQUACEL CURATIVO DE HIDROFIBRA.
  2. Aquacel® Ag.
  3. Aquacel® Ag Extra™
  4. Aquacel® Ag+ Extra™
  5. AQUACEL® EXTRA™ Hydrofiber® Curativo.
  6. DuoDERM Signal® Curativo.
  7. DuoDERM® CGF® Curativo Estéril.
  8. DuoDERM® Curativo Extra Fino.

Quais são os 4 tipos de curativo?

Existem muitos tipos de machucados e consequentemente várias soluções possíveis, fique atento para os tipos de curativos mais comuns no tratamento de feridas abertas:
  • Compressas. ...
  • Curativos adesivos. ...
  • Ataduras. ...
  • Curativo líquido.

Quais os três pilares para o tratamento das feridas?

Seu sucesso tem a ver com três pilares que precisam estar em harmonia: cuidados locais/posturais (para não tensionar o local da cicatriz precocemente), repouso e alimentação.

O que é considerado ferimento?

Ferimento é qualquer lesão ou perturbação produzi- da em qualquer tecido por um agente externo, físico ou químico. Os agentes capazes de produzir um ferimento po- dem ser físicos (mecânico, elétrico, irradiante e térmico) e químicos (ácidos ou álcalis).

Como se chama ferida em enfermagem?

Ulcerativas: lesões escavadas, circunscritas, com profundidade variável, podendo atingir desde camadas superficiais da pele até músculos.

É um tipo de ferimento fechado?

FERIMENTOS FECHADOS OU CONTUSÕES

Podem ser de dois tipos: Equimose – Sinal arroxeado na pele, consequência de uma contusão, sem inchaço no local. Ex.: “equimose em flanco esquerdo”. Hematoma - Sinal arroxeado com inchaço no local.

O que é ferimento aberto e fechado?

Traumatismos fechados são as contusões leves causando edemas traumáticos, como as equimoses, os hematomas superficiais. Os traumatismos abertos são os ferimentos. Os ferimentos superficiais abertos podem ser classificados quanto à profundidade, à complexidade, à contaminação e à natureza do agente que causou.

Como classificar a ferida em aguda ou crônica?

Sendo assim podem ser classificadas em feridas crônicas e agudas. A primeira, originária de cirurgias ou traumas, tem sua reparação no tempo adequado, sem complicações. Já a segunda são aquelas que não são reparadas no prazo esperado e apresentam agravos.

Quais os tipos e a classificação do curativo?

CURATIVO OCLUSIVO – realizado na lesão com sua total cobertura,evitando o contato com o meio externo. CURATIVO ÚMIDO – usado para proteger drenos e irrigar a lesão com determinada solução tópica. CURATIVO ABERTO – limpeza da lesão mantendo-a exposta ao meio externo.

O que permite classificar a ferida em aguda ou crônica?

Quanto ao tempo de duração, as feridas podem ser: • Agudas, quando são feridas recentes; Crônicas, feridas que têm um tempo de cicatrização maior que o esperado devido a sua etiologia.

Quais são os tipos de exsudato?

O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde.

O que é o exsudato?

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas.

O que é uma ferida aberta?

Uma ferida aberta é uma lesão que envolve uma ruptura interna ou externa nos tecidos do corpo, geralmente envolvendo a pele. Quase todo mundo vai ter uma ferida aberta em algum momento de sua vida. A maioria das feridas abertas é simples e pode ser tratada em casa.

Artigo anterior
Quando será pago o 13 salário do Bolsa Família?
Artigo seguinte
Qual o sinônimo da palavra lógica?