Quantas vezes o processo pode ser suspenso?

Perguntado por: Madalena Neves Pereira  |  Última atualização: 22. August 2024
Pontuação: 5/5 (56 avaliações)

265, §5º, do CPC, o processo não poderá ficar suspenso por mais de 1 (um) ano. Precedentes.

Quantas vezes pode pedir suspensão do processo?

Suspensão da execução que pode ocorrer uma única vez, pelo prazo de um (01) ano.

Quanto tempo uma ação pode ficar suspensa?

No entanto, de acordo com o parágrafo 2º do artigo 315 do Código de Processo Civil (CPC), o processo cível deve ficar sobrestado por, no máximo, um ano. No caso, a suspensão já dura mais de quatro anos, “tornando-se, indubitavelmente, ilegal e abusiva”.

O que acontece se o processo for suspenso?

No processo suspenso não correm prazos e não se praticam atos (salvo em caso de urgência). Ademais, o artigo 306 do CPC , supracitado, dispõe em sua parte final que: "o processo ficará suspenso (art. 265, III), até que seja definitivamente julgada".

Pode suspender a execução mais de uma vez?

Suspensão da execução que pode ocorrer uma única vez, pelo prazo de um (01) ano.

Processo Suspenso ou Sobrestado - O que significa?

26 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo para prescrever um processo?

O que acontece com um processo depois de 10 anos? Após esse tempo, ocorre a chamada prescrição. Ou seja: extingue-se a possibilidade de acertar as contas judicialmente com a parte devedora. O Artigo 205 do Código Civil determina que a prescrição ocorre em dez anos, a não ser quando haja lei fixando prazo menor.

Quanto tempo um processo pode ficar suspenso por execução frustrada?

Escolhida a ação de suspender, o processo será encaminhado para a tarefa Processos Suspensos por Execução Frustrada – 1 Ano [CIV_SEF], onde mostra o prazo final do período de suspensão por um ano e do total da suspensão.

Porque o juiz suspende o processo?

Se o conhecimento do mérito depender de verificação da existência de fato delituoso, o juiz pode determinar a suspensão do processo até que se pronuncie a justiça criminal.

Quando o juiz pode suspender o processo?

O processo pode ser suspenso em caso de morte ou perda da capacidade processual de uma das partes, quando sanado o vício o processo pode retornar de onde parou. No entanto, o processo além de suspenso pode ser, em alguns casos, extinto. Por exemplo: uma ação onde o objeto é o divorcio, pode-se extinguir o processo.

O que acontece quando o processo é suspenso por execução frustrada?

Significa que um juiz ou uma juíza determinou que o processo fique suspenso, porque não foi possível encontrar bens do devedor para pagar a dívida discutida no processo.

Quando o processo suspenso volta a correr?

109, IV do CP). Se o juiz suspendeu o processo na data de 25/06/2016 o processo ficará suspenso por oito anos, ou seja, até a data de 24/06/2024. Após esse período o processo retomará o seu curso e o prazo prescricional começará a correr novamente.

Quanto tempo um processo de execução pode ficar parado?

§ 1º Na hipótese do inciso III, o juiz suspenderá a execução pelo prazo de 1 (um) ano, durante o qual se suspenderá a prescrição. § 2º Decorrido o prazo máximo de 1 (um) ano sem que seja localizado o executado ou que sejam encontrados bens penhoráveis, o juiz ordenará o arquivamento dos autos.

Quanto tempo um processo pode ficar suspenso por depender de outra causa?

§ 4º O prazo de suspensão do processo nunca poderá exceder 1 (um) ano nas hipóteses do inciso V (sentença que dependa de julgamento de outra causa ou de declaração de existência ou inexistência de relação jurídica, de produção de prova, por força maior, acidentes e fatos da navegação e força maior) e 6 (seis) meses ...

É possível impugnar a decisão de suspensão?

​A decisão que suspende um processo em virtude da instauração de Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) pode ser contestada por agravo, mas somente após o cumprimento das etapas previstas nos parágrafos 9º a 13 do artigo 1.037 do Código de Processo Civil (CPC).

Como contar prazo de suspensão do processo?

Como fazer a contagem de prazos processuais com a suspensão

Além disso, exclui-se também a data de início e inclui-se a data de vencimento, segundo disposto no novo CPC: Art. 224. Salvo disposição em contrário, os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento.

O que é reativação do processo suspenso?

A reativação tem por finalidade registrar no sistema que o processo, que estava suspenso, voltou a tramitar, isto é, à situação estatística de ANDAMENTO. Para que a reativação ocorra, não deve haver causas suspensivas ativas cadastradas no processo.

O que acontece se não aceitar a suspensão condicional do processo?

§ 7º Se o acusado não aceitar a proposta prevista neste artigo, o processo prosseguirá em seus ulteriores termos. A suspensão condicional do processo e a transação penal não se aplicam na hipótese de delitos sujeitos ao rito da Lei Maria da Penha.

Porque um processo fica suspenso ou sobrestado?

Alguns dos motivos comuns para que haja processo suspenso ou sobrestado por decisão judicial incluem: Aguardar pendência de discussão em tribunal superior: especialmente em questões de relevância ampla (repercussão geral);

Quanto tempo leva para um processo ser arquivado definitivamente?

Ainda de acordo com a nova norma, os processos estarão aptos à eliminação após cinco anos do arquivamento definitivo.

Em quais hipóteses se suspende a execução?

A EXECUÇÃO SERÁ SUSPENSA TOTAL OU PARCIALMENTE

Quando opostos os embargos do devedor, nas hipóteses previstas no art. 265, I a III, do Código de Processo Civil, ou quando o devedor não possuir bens penhoráveis. A suspensão da execução enseja debates a respeito da prescrição da ação executiva.

O que acontece com um processo depois de 5 anos?

O advogado civil do escritório FRK Advogados Luiz Carlos Waisman Fleitlich explica que o credor tem o prazo de cinco anos, a partir da data de vencimento da dívida, para cobrá-la judicialmente. Depois disso ele perde o direito de cobrar o devedor na Justiça.

O que prescreve em 5 anos?

Em cinco anos, prescrevem as dívidas líquidas contraídas de instrumento público ou particular. Quando a lei não determina prazo menor, a prescrição ocorre em 10 anos.

O que prescreve em três anos?

Nos termos do artigo 206 , § 3º , inciso V do Código Civil , prescreve em 03 (três) anos a pretensão de reparação civil, a partir da ciência da parte sobre o ilícito que se discute.

O que significa suspenso o processo por reunião de processos na fase de execução?

Mas atenção ao movimento “suspenso o processo por reunião de processos na fase de execução” ele, de fato, não sobresta a execução do processo. É apenas um indicativo de que as peças processuais estarão concentradas apenas em um único processo. Ou seja, os processos continuarão contando na taxa de congestionamento.

Quantos anos dura uma execução?

206, § 5º, I, CC) o prazo para exercer a pretensão executória é de 5 anos, sendo este, também, o prazo da prescrição intercorrente, contados a partir do fim da suspensão por 1 (um) ano concedida. Outra inovação é o tratamento expresso do instituto como causa de extinção da execução, prevista no art. 924, V.

Artigo anterior
O que é um ato administrativo concreto?
Artigo seguinte
Quantos litros de garapa para fazer um litro de álcool?