O que é um ato administrativo concreto?

Perguntado por: Vitória Eva Pires de Brito  |  Última atualização: 22. August 2024
Pontuação: 4.7/5 (72 avaliações)

ATO CONCRETO: é todo ato administrativo não enquadrado na definição de atos normativos, por se aplicarem exclusivamente às situações concretas, atos e fatos da administração, e com sujeitos determinados e nominalmente identificados.

O que são atos de efeito concreto?

Por leis e decretos de efeitos concretos “entendem-se aqueles que trazem em si mesmos o resultado específico pretendido, tais como as leis que aprovam planos de urbanização, as que fixam limites territoriais, as que criam municípios ou desmembram distritos, as que concedem isenções fiscais; as que proíbem atividades ou ...

Quais são os tipos de atos administrativos?

Dentre as espécies de atos administrativos, destacam-se os atos normativos, os atos ordinatórios, os atos negociais, os atos enunciativos, os atos punitivos e os atos de controle.

O que é ato abstrato?

São atos praticados pelo Estado para os quais se estabelecem normas gerais e abstratas. São decorrência do poder normativo, isto é, da possibilidade de se expedirem normas gerais e abstratas dentro dos limites da lei.

Como se classificam os atos administrativos?

Classificação dos atos administrativos para a Receita Federal: atos simples, compostos e complexos. ATOS SIMPLES são aqueles resultantes da manifestação de um único órgão ou autoridade. Por outro lado, os ATOS COMPLEXOS conjugam a vontade de dois ou mais órgãos ou autoridades para formar um único ato.

ATOS ADMINISTRATIVOS para Concursos Públicos (RESUMO) - Conceito, Espécies e Classificação

34 questões relacionadas encontradas

Quais os 5 requisitos do ato administrativo?

Conforme a doutrina clássica, existem cinco requisitos de validade dos atos administrativos, a saber: competência, forma, finalidade, motivo e objeto.

Quais são os 3 atributos dos atos administrativos?

Em primeiro lugar, é importante destacar que, em regra, são considerados como atributos dos atos administrativos: a presunção de legitimidade ou veracidade; a imperatividade; e a autoexecutoriedade; e a tipicidade.

O que é um ato simples?

Ato simples

Não interessa o número de pessoas que pratica o ato, mas a expressão da manifestação de vontade que não pode depender de outras, seja concomitante ou posterior. Reiterando, aperfeiçoa-se (ato perfeito) com uma única manifestação.

O que é um ato normativo?

O ato normativo primário é norma que retira o seu fundamento de validade do próprio texto constitucional, obedecendo tanto ao processo legislativo inserido na Constituição Federal, quanto aos princípios constitucionais que orientam a sua elaboração.

O que é um ato normativo exemplo?

São atos normativos: lei complementar, lei ordinária, lei delegada, lei, medida provisória, decreto, regulamento, regimento, resolução. b) Atos Ordinários: são os que visam disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta funcional de seus agentes.

Quais são os 7 requisitos do ato administrativo?

O Ato administrativo deve possuir alguns elementos em sua natureza, tais como:
  • Competência. Quem a lei determina (estabelece/delimita) Princípio da Legalidade. ...
  • Finalidade. Pública. ...
  • Motivo. Condicionantes de fato e de Direito que autorizam ou determinam a realização do ato.
  • Objeto.

O que são atos administrativos e como se dividem?

Os atos administrativos são toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações aos administrados ou a si própria.

Qual a natureza jurídica do ato administrativo?

O ato administrativo – espécie de ato jurídico – é toda manifestação unilateral de vontade da administração pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato resguardar, adquirir, modificar, extinguir ou declarar direitos, ou, ainda, impor obrigações aos administrados ou a si própria.

Quais são os atos normativos?

Atos normativos são aqueles que têm efeitos gerais, atingindo todos os que se encontram na mesma situação por ele regulada. Por exemplo: decretos regulamentares, regimentos, resoluções, deliberações e portarias.

Como ocorre o controle difuso concreto?

Através do controle difuso de constitucionalidade, o Juiz ou Tribu- nal verificam se as normas aplicáveis ao caso concreto posto à sua aprecia- ção estão ou não em conformidade com o texto constitucional, deixando de aplicar aquelas contrárias à Constituição.

O que é uma lei em tese?

Refere-se à norma em abstrato, que não está aplicada a um caso concreto.

Quem emite ato normativo?

Resoluções: são atos administrativos normativos expedidos pelas altas autoridades do Executivo (mas não pelo Chefe do Executivo, que só deve expedir decretos) ou pelos presidentes de tribunais, órgãos legislativos e colegiados administrativos, para disciplinar matéria de sua competência específica.

Quem cria os atos normativos?

Você sabe o que são atos normativos? Esses documentos são de competência do poder executivo e conferem a ele autoridade para estabelecer ações de caráter geral e abstrato, sem que seja necessário submetê-los aos trâmites normais de uma lei.

Quem cria atos normativos?

Incumbe aos Ministros de Estado a proposição de atos normativos, conforme as áreas de competências dos órgãos.

O que é um ato administrativo eficaz?

O ato administrativo é perfeito quando esgotadas as fases necessárias à sua produção. Portanto, o ato perfeito é o que completou o ciclo necessário à sua formação.

O que é um ato administrativo precário?

O que não se mostra em caráter efetivo ou permanente, mas é feito, dado, concedido ou promovido em caráter transitório, revogável.

O que é um ato administrativo vinculado?

Mediante tais conceitos, podemos definir que o Ato Administrativo Vinculado é o ato praticado pela Administração Pública, por agente público competente e que observou todos os requisitos exigidos em lei para sua prática. Esse ato possui todos os elementos vinculados à lei, não existindo espaço para discricionariedade.

O que é um ato inominado?

O recurso inominado é uma forma de apelar quando não concordamos com uma sentença proferida pelo juiz. Ele permite apresentar argumentos e evidências adicionais para contestar a decisão tomada.

Quais são os 05 cinco atributos dos atos administrativos?

São eles que distinguem os atos administrativos dos atos privados: a) presunção de legitimidade; b) imperatividade; c) executoriedade em sentido amplo; d) executoriedade em sentido estrito; e) tipicidade.

O que é a discricionariedade?

Discricionariedade é a liberdade de ação administrativa, dentro dos limites permitidos em lei, ou seja, a lei deixa certa margem de liberdade de decisão diante do caso concreto, de tal modo que a autoridade poderá optar por uma dentre várias soluções possíveis, todas, porém, válidas perante o direito.

Artigo anterior
Qual melhor GPS Automotivo 2021?
Artigo seguinte
Quantas vezes o processo pode ser suspenso?