O que significa indução na filosofia?

Perguntado por: Bruno Castro Assunção  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.8/5 (5 avaliações)

A indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. A indução, ao contrário da dedução, parte da experiência sensível, dos dados particulares.

O que é indução e dedução na filosofia?

A dedução é um processo de raciocínio lógico que parte de uma certeza para a interpretação de dados ou fatos (da causa para os efeitos). Já a indução é o processo inverso, parte-se de dados ou fatos semelhantes para a definição de uma certeza comum (dos efeitos para as causas).

O que significa a palavra dedução em Filosofia?

Dedução tem a sua origem no latim deductione, que significa "conduzir" ou "extrair". Consiste num processo de raciocínio, em que numa afirmação a conclusão é alcançada a partir de um conjunto de premissas em consequência de regras lógicas ou "regras de inferência".

O que é indução forte na filosofia?

Se o aluno responder (A) , isto é, que a indução, forte, consistente, é a que parte do particular para o geral erra por insuficiência na definição, por indiferenciação, porque a indução fraca também parte do particular para o geral.

O que é raciocínio indutivo na filosofia?

O método indutivo é uma forma de raciocínio que parte da observação. Somente a partir dessa análise é possível desenvolver uma teoria, na qual serão apresentadas premissas com o intuito de chegar a conclusões que podem ou não serem verdadeiras.

Dedução e Indução

17 questões relacionadas encontradas

O que é o raciocínio indutivo?

Um argumento indutivo é aquele no qual se parte de experiências sobre fatos particulares e se infere daí conclusões gerais. ... Tais argumentos se baseiam na experiência passada para sustentar uma conclusão. O primeiro passo para compreender o que é um raciocínio indutivo é não associá-lo à “indução”, “induzir”.

O que é raciocínio indutivo exemplos?

O método indutivo, raciocínio indutivo ou simplesmente indução, é um tipo de argumento utilizado em diversas áreas do conhecimento. Esse método tem o intuito de chegar a uma conclusão. O método indutivo tem como ponto de partida a observação para, daí, elaborar uma teoria.

O que é indução exemplos?

Indução e dedução

A indução é um tipo de raciocínio que consiste em afirmar uma verdade generalizada a partir da observação de alguns elementos. Exemplo: “Mário é brasileiro e gosta de futebol, assim como João, Pedro, Henrique, Maria, Joana e outros. Portanto, todo brasileiro gosta de futebol”.

Qual a principal característica do raciocínio indutivo?

O raciocínio indutivo

É pautado no papel das premissas que fornecem um forte apoio à conclusão. Mas, no que diz respeito à verdade da conclusão já não se garante. ... Isso quer dizer que a conclusão é maior que as premissas, pois os fatos podem ser explicados a partir de observações simples.

O que é analogia na filosofia?

Analogia é uma relação de semelhança estabelecida entre duas ou mais entidades distintas. O termo tem origem na palavra grega “analogía” que significa “proporção”. ... Na Filosofia, a analogia é uma forma de averiguar o porquê da semelhança entre objetos ou ideias.

Qual a relação entre forma e dedução?

Uma dedução é uma espécie de argumento no qual a forma lógica válida garante a verdade da conclusão se as premissas forem verdadeiras. Por exemplo: Temos duas premissas verdadeiras: ... Se a conclusão for "Logo, Sócrates é mortal (Logo, z é y)", então temos uma dedução.

Qual o significado da palavra lógica na filosofia?

A palavra lógica pode denotar tanto um conjunto de regras racionais para a obtenção de um conhecimento quanto a área da filosofia que estuda a validade formal das proposições linguísticas e matemáticas. ... Desde que existe racionalidade, a lógica existe. Quem a descobriu foi Aristóteles.

O que é o silogismo na filosofia?

Silogismo, que tem origem na palavra grega syllogismos (“conclusão” ou “inferência”), é uma forma de raciocínio baseada na dedução. Esta linha de pensamento, criada pelo filósofo Aristóteles, utiliza duas preposições iniciais para se chegar a uma terceira, que no caso é a conclusão.

O que é dedução e indução exemplos?

Na indução, o raciocínio parte de elementos particulares até chegar em uma conclusão. Na dedução, o raciocínio parte da conclusão para chegar nos elementos particulares. Um exemplo: em uma casa é encontrada uma pessoa morta (conclusão). ... Por indução um investigador poderia concluir que alguém foi morto.

O que é dedução no método científico?

O método dedutivo, raciocínio dedutivo ou dedução é um conceito utilizado em diversas áreas e que está relacionado com as distintas formas de raciocinar. É um processo de análise de informação que nos leva a uma conclusão. Dessa maneira, usa-se da dedução para encontrar o resultado final.

O que é dedução de um exemplo?

Dedução corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje.

O que é o método indutivo?

Significado de Indutivo

adjetivo Que induz, que incita. Que procede por indução: método indutivo.

Quais são as principais características que definem o método indutivo é o método dedutivo?

O método dedutivo normalmente se contrasta com o método que utiliza a indução como ferramente principal de análise. Enquanto o método indutivo parte de casos específicos para tentar chegar a uma regra geral, o método dedutivo parte da compreensão da regra geral para chegar a conclusão dos casos específicos.

O que é um argumento Abdutivo?

O raciocínio abdutivo é ampliativo, ele busca a validez assim como a indução e busca a melhor explicação possível assim como a dedução busca a verdade.

Quais são os tipos de indução?

O que é indução
  • Observação;
  • hipótese;
  • experimentação;
  • análise;
  • generalização.

O que é lógica de indução?

Na lógica, método indutivo ou indução é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. A indução, ao contrário da dedução, parte de dados particulares da experiência sensível. De acordo com o indutivista, a ciência começa com a observação.

O que é a indução em Hume?

O problema humeano da indução é o problema de distinguir os bons dos maus hábitos indutivos, dada a ausência de qualquer distinção objetiva entre eles. Portanto a indução é uma inferência contingente e só pode levar a uma conclusão que tem apenas certo grau de probabilidade de estar correta.

Por que podemos dizer que o raciocínio indutivo também é uma generalização explique com um exemplo?

O raciocínio indutivo faz ampla generalização de observações específicas. Basicamente, não há dados, então as conclusões são extraídas dos dados. Isso é chamado de lógica indutiva. Na inferência indutiva, passamos do específico ao geral.

Quem é considerado o pai da lógica o que é um raciocínio indutivo?

O sistema lógico de Aristóteles foi responsável pela introdução do silogismo hipotético, lógica modal temporal e lógica indutiva.

O que é conclusão é o que é premissa?

Premissa é uma proposição cuja verdade serve de base para a verdade de outra, a conclusão. Conclusão é uma proposição cuja verdade se baseia na verdade de outra, a premissa.

Artigo anterior
Como fazer ato isolado?
Artigo seguinte
O que quer dizer o ascendente do signo?