Quando utilizar CFOP 5904?

Perguntado por: Martim Eduardo de Domingues  |  Última atualização: 8. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (19 avaliações)

5904 - Remessa para venda fora do estabelecimento Classificam-se neste código as remessas de mercadorias para venda fora do estabelecimento, inclusive por meio de veículos.

Quando utilizar o CFOP 5904?

Na remessa das mercadorias para a venda na feira livre, e no retorno daquelas não vendidas, deverá ser emitida Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), utilizando-se, respectivamente, os CFOPs 5.904 (remessa para venda fora do estabelecimento) e 1.904 (retorno de remessa para venda fora do estabelecimento).

Quando devo usar o CFOP 5934?

Não obstante a fundamentação legal do artigo 6º do Anexo VII de RICMS/2000, deverá ser indicado o CFOP 5934 (“Remessa simbólica de mercadoria depositada em armazém geral”), haja vista tratar-se de mercadoria entregue pelo remetente diretamente a armazém geral, conforme descrição constante do Anexo V do RICMS/2000.

Qual CFOP uso para devolver mercadoria sem industrialização?

O código CFOP de devolução mais utilizado é o CFOP 5202 – Devolução de compra para comercialização. Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para comercialização”.

Como funciona remessa para venda fora do estabelecimento?

Nas remessas de mercadorias para venda fora do estabelecimento sem destinatário certo, ainda que a venda deva ocorrer em outro Estado, deverá ser emitida Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) com o CFOP 5.904 (“Remessa para venda fora do estabelecimento”) e, no eventual retorno dessas mercadorias, NF-e com o CFOP 1.904 (“ ...

CFOP 5949 - Como e quando utilizar

43 questões relacionadas encontradas

Qual é o CFOP para venda fora do Estado?

Portanto, a diferença é exatamente para onde a saída é feita: se dentro do estado, o CFOP adequado é CFOP 5102. Se for fora, o CFOP 6102.

Quando usar simples remessa?

As notas fiscais de simples remessa são essenciais quando é preciso transportar bens e mercadorias da empresa sem a finalidade da venda.

Qual CFOP que não gera imposto?

O CFOP 5949 indica uma operação isenta de tributos federais, incluindo o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Embora cada estado tenha sua própria taxa para o ICMS, essa modalidade de nota fiscal está dispensada dessa contribuição.

Como saber se o produto é tributado pelo CFOP?

Em resumo, o CFOP indica se há ou não recolhimento de impostos sobre produtos transportados e como isso deve ocorrer. Há uma lógica no posicionamento de cada número na sequência: primeiro dígito: evidencia se o produto ou a atividade é de entrada ou de saída.

Qual CFOP usar para estorno de devolução de compra?

1. Emitir documento fiscal de devolução (CFOP 5.410), referenciando o documento fiscal de recebimento e adotando o mesmo tratamento tributário daquele bem/mercadoria inicialmente entregue.

Quando posso usar o CFOP 5905?

Para enviar as mercadorias para um armazém geral, a empresa depositante deverá enviar uma nota fiscal de remessa com o CFOP 6905, quando for uma transferência interestadual, ou com o CFOP 5905, quando for uma transferência dentro do mesmo estado.

Qual CFOP de remessa simbólica para industrialização?

CFOP 5901 - Remessa para industrialização por encomenda.

Quando é usado o CFOP 5924?

Classificam-se neste código as saídas de insumos com destino a estabelecimento industrializador, para serem industrializados por conta e ordem do adquirente, nas hipóteses em que os insumos não tenham transitado pelo estabelecimento do adquirente dos mesmos.

Qual Csosn usar para CFOP 5904?

na venda fora do estabelecimento, você deve fazer uma nota de manifesto de venda fora do estabelecimento. Faça a nota com a natureza "Remessa para venda fora do estabelecimento", utilize o CFOP 5904 e CSOSN 0400.

O que é o CFOP 5124?

5124 - Industrialização efetuada para outra empresa Classificam-se neste código as saídas de mercadorias industrializadas para terceiros, compreendendo os valores referentes aos serviços prestados e os das mercadorias de propriedade do industrializador empregadas no processo industrial.

O que é o CFOP 5906?

CFOP 5906 Retorno de mercadoria depositada em depósito fechado ou armazém geral.

Como saber se o produto é tributado ou não?

Para saber se a mercadoria ou serviço que sua empresa comercializa está sujeita à substituição tributária, você deve consultar a legislação local, normalmente disponibilizada no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado.

Pode colocar dois CFOP na mesma nota fiscal?

Quando o empresário emite uma nota fiscal, ela pode conter vários CFOP, desde que as operações sejam da mesma natureza. Por exemplo: um pequeno empreendedor que vende produtos pode emitir uma nota fiscal só para um cliente que adquire um produto e recebe um brinde.

Quando emitir nota com CFOP 5933?

Dessa forma, o código CFOP 5933 é usado para representar uma prestação de serviços dentro do estado que é tributada pelo ISS, e o código 6933 é usado para representar uma prestação de serviços para fora do estado, ou seja, operação interestadual, que é tributada pelo ISS.

Qual CFOP não movimenta estoque?

Esses dias um dos contadores de nossos clientes nos informou sobre um outro CFOP de entrada que não deve movimentar o estoque. O citado é o CFOP 2949. No caso, ele seria usado quando uma empresa fornecedora possui um armazém geral que é um estabelecimento diferente.

Qual o CFOP para nota fiscal de simples remessa?

O CFOP para simples remessa é o 5.949, e ele é utilizado para indicar operações em que não há a transferência de propriedade, como remessas para conserto, retorno de mercadorias em garantia, entre outros casos semelhantes.

Como consultar a tabela CFOP?

Ela é disponibilizada na íntegra pelo portal nacional da Nota Fiscal Eletrônica. Contudo, é indicado que um contador seja responsável por analisar a situação e verificar qual o código a ser utilizado.

Sou obrigado a emitir nota de remessa?

A nota fiscal de remessa

Esse é um documento de emissão obrigatória sempre que ocorre circulação de mercadorias. Pode ser em uma operação de compra e venda, por exemplo, mas também na devolução de um item ou remessa.

Como funciona nota fiscal de simples remessa?

Uma nota de simples remessa deve ser emitida sempre que for preciso movimentar o estoque, sendo de saída ou entrada, e essa movimentação não tenha sido de compra ou venda de um item. Quais os tipos de remessa? Envio de matéria para reparo, com ou sem garantia. Envio de produtos para teste ou como amostra grátis.

Como funciona a operação de remessa para industrialização?

A remessa para industrialização é a operação em que um estabelecimento envia mercadoria para industrialização em outro estabelecimento. produto deteriorado ou inutilizado, renove ou restaure o produto para utilização.

Artigo anterior
Como fazer a Formatação ABNT 2021?
Artigo seguinte
Como fazer pedido de assistência técnica da Consul?