Quando usar pretérito imperfeito do subjuntivo?

Perguntado por: Cátia Jesus  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (53 avaliações)

O pretérito imperfeito do subjuntivo é utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura.

Quando usar o pretérito imperfeito do subjuntivo?

O pretérito imperfeito do subjuntivo se refere a um fato que pode ter ocorrido ou não e é expresso pelas desinências –sse, -sses, -ssemos, -sseis, -ssem. Frequentemente, ele remete aos desejos, vontades, imaginação ou sentimentos do falante.

O que é pretérito imperfeito do subjuntivo?

O pretérito imperfeito do subjuntivo é formado a partir da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, eliminando-se a terminação -ram e adicionando o sufixo adequado.

Quando usar pretérito imperfeito exemplos?

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”

Quando usar verbo no pretérito imperfeito?

Vejamos alguns exemplos de usos do pretérito imperfeito do indicativo:
  1. Expressa fatos em uma época passada, descrevendo o que então era presente: ...
  2. Indica ações simultâneas, quando uma se sobrepõe à outra: ...
  3. Denota ação habitual, recorrente: ...
  4. Indica fatos passados dando ideia de continuidade e permanência:

Português: Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

32 questões relacionadas encontradas

Quando se deve usar o Pretérito Perfeito O imperfeito é o mais-que-perfeito?

Pretérito Perfeito, Imperfeito e Mais-que-perfeito

Ou seja, um fato que ainda não foi terminado. Assim, o pretérito imperfeito indica uma continuidade da ação. Já o pretérito mais-que-perfeito é empregado para uma ação que ocorreu no passado antes de outra ação.

O que é Preterito perfeito e imperfeito exemplos?

Pretérito Imperfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado. Por exemplo: Ele estudava as lições quando foi interrompido. Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado.

Quando é usado o Preterito mais que perfeito?

Usamos o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo para indicar um fato que aconteceu antes de outra ação passada. Além disso, ele pode indicar um acontecimento situado de forma incerta no passado. Quando a polícia chegou, a confusão já tinha passado.

Para que serve o pretérito imperfeito no espanhol?

O pretérito imperfecto é usado para descrever ações, pessoas, lugares, circunstâncias e para falar de hábitos/ações costumeiras ocorridos no passado.

O que é Preterito indefinido em espanhol?

O pretérito indefinido ou pretérito perfecto simple é um tempo verbal do modo indicativo que expressa ações realizadas e concluídas no passado. Seu equivalente em língua portuguesa seria o pretérito perfeito.

Quando usar o subjuntivo em português?

Quando usar o subjuntivo

O modo subjuntivo costuma ocorrer em ações verbais consideradas suposições ou hipóteses ainda não tidas como reais ou verossímeis no contexto empregado. Portanto, o modo subjuntivo é usado especialmente em contextos que denotam ordem, desejo, aprovação, proibição ou admiração.

O que é pretérito mais do que perfeito?

O pretérito mais-que-perfeito do indicativo é um tempo verbal empregado para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado. Ele é geralmente utilizado em situações formais ou em textos literários. Exemplos de frases: Diogo falara de seus pais.

Qual a diferença do pretérito perfeito para o mais-que-perfeito?

O pretérito perfeito e o pretérito mais-que-perfeito possuem formas compostas no modo indicativo e subjuntivo. Entretanto, na forma simples, as duas apresentam conjunção no modo indicativo, enquanto o pretérito imperfeito também é conjugado no modo subjuntivo.

Como substituir o pretérito mais-que-perfeito?

O pretérito mais-que-perfeito indica um momento antes do pretérito perfeito: “... a bola já entrara.” Minha porção mulher que até então se resguardara... Resguardara, verbo retirado da letra da canção, pode ser substituído pela locução verbal “havia se resguardado”, e geralmente é o que fazemos na fala e na escrita.

Como conjugar verbo no pretérito?

Terminações do pretérito perfeito do indicativo (verbos regulares)
  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ei. (Tu) radical + -aste. (Ele) radical + -ou. (Nós) radical + -amos ou -ámos. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -i. (Tu) radical + -este. (Ele) radical + -eu. (Nós) radical + -emos. ...
  3. ª conjugação (-ir)

Foram e pretérito imperfeito?

Possui conjugações iguais ao verbo ser no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for).

Para que serve o presente do subjuntivo?

O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, acrescentando-se a terminação apropriada. O presente do subjuntivo é usado: Para indicar dúvidas, desejos, incertezas, probabilidades e sentimentos.

Quando usar o verbo no futuro do subjuntivo?

O futuro do subjuntivo é usado para expressar a possibilidade de algo que pode acontecer ou que você espera que aconteça no futuro. Este tempo verbal é comumente usado em orações subordinadas, ou seja, uma sentença que depende de outra sentença. Por exemplo: Se eu for a Paris, eu vou comer croissants.

Qual a diferença entre o modo indicativo subjuntivo é imperativo?

Note que, no caso do modo indicativo, espera-se que a ação verbal tenha acontecido ou que aconteça de fato. No caso do modo subjuntivo, os acontecimentos são considerados menos certos de ocorrer. No modo imperativo, há um pedido ou uma ordem, que pode ser tanto algo positivo quanto negativo.

O que é pretérito indefinido em espanhol exemplos?

O pretérito indefinido é usado para ações já concluídas ou para uma ação que aconteceu na metade de outra. Exemplo: El año pasado llegó una chica nueva en la clase. Pero cuando empezábamos a ser amigos, tuvo que macharse. (Ano passado chegou uma menina nova na turma.

Como usar o Preterito perfecto em espanhol?

Em espanhol, o Pretérito Perfecto é formado com o presente do verbo “haber” e o particípio passado do verbo principal. Empregamos o Pretérito Perfecto quando falamos de um passado recente, ou se usamos expressões temporais que indicam um período de tempo não terminado (hoy, esta semana, este año, etc…).

Em que circunstância o verbo Haber é usado?

O verbo haber é impessoal e, por isso, não deve ser conjugado; sua forma só deve ser mudada em relação ao tempo (presente, passado e futuro). Em espanhol, esse verbo é utilizado para expressar existência, podendo ser substituído por existe ou existen.

Quais são os únicos três verbos irregulares do pretérito imperfeito em espanhol?

Resumo sobre o pretérito imperfecto
  • O pretérito imperfecto tem caráter durativo e imperfectivo.
  • Expressa ações habituais ou repetitivas no passado, ações que não chegaram a ser concluídas, ações passadas em sequência e cortesia.
  • Só há três verbos irregulares: ser, ir e ver.

Artigo anterior
O que os conservantes podem causar?
Artigo seguinte
Quais as medidas de uma TV de 24 polegadas?