Quando usar portanto exemplos?

Perguntado por: Fabiana Miriam de Soares  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (20 avaliações)

Portanto indica uma consequência ou uma conclusão de uma ação anterior.
...
Exemplos com portanto
  1. Já fizemos todo o trabalho. Você já pode, portanto, ir embora.
  2. Este livro é muito caro e, portanto, não o poderei comprar.
  3. Aquele atleta tem ficado sempre em segundo lugar. Portanto, terá de treinar mais para ser campeão.

Quando se deve usar a palavra portanto?

Portanto é uma conjunção utilizada para indicar a conclusão de uma ideia anterior dentro de uma frase. De acordo com a gramática da língua portuguesa, as conjunções são palavras que agem como ligações entre diferentes orações ou termos de mesmo valor gramatical.

Como usar portanto no meio da frase?

Se estiver usando “portanto” no meio de uma frase para separar dois trechos independentes, precisará usar ponto e vírgula. Em outras palavras, se cada parte da sentença for autossuficiente em significado, coloque um ponto e vírgula no final da primeira parte, siga com “portanto”, vírgula e a segunda parte.

O que pode substituir portanto?

Logo; por consequência ; por isso; em vista disso.

Pode usar portanto no início da frase?

É correto iniciar uma frase de um parágrafo com a palavra portanto? ... Estas conjunções coordenativas, tal como algumas outras, podem iniciar frases, retomando assim o que foi expresso no enunciado anterior (ex.: Ela esperava. Mas as horas passavam e o seu pai nunca mais chegava. / Não estava ninguém na loja.

PORQUANTO, PORTANTO, CONQUANTO, CONTANTO, DÚVIDAS AO USAR? | GRAZY SOUZA

16 questões relacionadas encontradas

Porque no início da frase?

No início de frase, o “porque” nunca tem acento, não importa o teor da frase. Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática?

Tem vírgula depois do logo?

NÃO há VÍRGULA DEPOIS das conjunções ADVERSATIVAS (MAS, PORÉM, TODAVIA, CONTUDO, ENTRETANTO, NO ENTANTO, NÃO OBSTANTE, etc.) nem das CONCLUSIVAS (PORTANTO, LOGO, POR ISSO, POR CONSEGUINTE, etc.), se elas estiverem ocupando o lugar natural delas, que é entre as orações, ligando-as, MESMO QUE DEPOIS DE PONTO-FINAL.

Como usar a vírgula no portanto?

3ª. - A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”

Como usar vírgula em portanto?

A palavra "portanto" deve vir, obrigatoriamente, entre vírgulas, pois, quer numa perspectiva, quer noutra, essa conjunção coordenativa conclusiva, que alguns gramáticos consideram com um valor adverbial e não de conector, acrescenta uma informação diferente, e fundamental, à simples adição.

Porque é portanto?

4) Conclusivas: ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim. ... São elas: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto.

Tem vírgula depois do Pois é?

Pois e a vírgula

A conjunção pois é habitualmente acompanhada de vírgulas quando se localiza no meio ou no fim da oração. Quando pois tem um sentido explicativo, sinônimo de porque, a vírgula deverá ser usada antes da conjunção. Eu tive nota dez na prova, pois estudei mesmo muito.

Tem vírgula depois de todavia?

Entretanto e todavia são conjunções. Em começo de frase, conjunções não devem ser seguidas de vírgula. Quando estão deslocadas na frase, devem aparecer entre vírgulas, pois há intercalação.

Tem vírgula antes de enfim?

É um advérbio usado para dar ideia de conclusão, por isso também significa “concluindo”, “resumindo”, “em suma” etc. Significa que, ao final do pensamento, faz-se um resumo das ideias. Muitas vezes essa palavra aparece no início da sentença separada por vírgula ou no meio da sentença entre vírgulas.

Como usar a conjunção logo?

4. Conjunções Conclusivas. Exprimem conclusão de pensamento: logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim. Exemplo: Chove bastante, portanto a colheita está garantida.

Como usar o logo logo?

1. Logo logo. O mesmo que dizer que algo já será feito, que alguma coisa está prestes a ocorrer. Logo logo é hora do almoço.

Onde se usa vírgula?

Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
  1. Use vírgula nas enumerações. ...
  2. Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ...
  3. Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
  4. Use vírgula para separar o aposto. ...
  5. Para separar o vocativo.

É porque ou é por quê?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Porque por quê ou por quê?

Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. ... Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Porque ou?

O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.

Como se escreve até que enfim?

até que enfim
  1. Por último; em último lugar.
  2. Depois de ser muito esperado ou desejado (ex.: enfim, chegaram!).
  3. Expressão usada para acrescentar algo ao que já foi dito.
  4. Em suma; em conclusão.
  5. até que enfim. •

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Como escreve Enfim em casa?

As duas formas - enfim e em fim - existem na língua portuguesa e estão corretas. Devem, contudo, ser utilizadas em situações diferentes, uma vez que possuem significados diferentes.
...
Enfim ou em fim
  1. até que enfim;
  2. enfim em casa;
  3. enfim casados;
  4. enfim sós;
  5. enfim férias;
  6. enfim sexta;
  7. enfim acabou;
  8. enfim chegou.

Como usar a palavra Todavia?

Todavia é uma conjunção coordenativa adversativa usada para ligar orações, que tem o significado de oposição ou contraste. Todavia é uma conjunção usada para expressar também uma compensação, ou seja, quando algo acontece da forma que não estava sendo esperado.

Tem vírgula antes depois?

Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após. ... a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.

Como tem vírgula depois?

No entanto, tal como a frase se encontra, é facultativa a vírgula entre plantas e a conjunção como, separando os dois termos. Quanto à sequência introduzida por como, esta conjunção introduz a enumeração de várias espécies (que constituem sucessões) entre as quais se deve empregar a vírgula (cf.

Artigo anterior
Qual a conduta do paciente com sepse?
Artigo seguinte
Qual o significado de tipicidade conglobante?