Qual é o motivo de um bebê nascer surdo?

Perguntado por: Edgar Bruno Neves  |  Última atualização: 20. April 2024
Pontuação: 4.4/5 (58 avaliações)

Durante o nascimento, em causas perinatal, o problema pode acontecer em partos prematuros, por anóxia – ausência ou diminuição da oxigenação no cérebro. “Demora para a realização do parto ou uso indevido de fórceps também podem levar à surdez.”

O que faz um bebê nascer surdo?

A aquisição da surdez pelo bebê pode se dar por medicamentos tomados pela gestante, doenças adquiridas durante a gestação, como sífilis e toxoplasmose, ou por causa hereditária. A exposição da mãe a radiações e problemas no parto também podem causar surdez na criança.

O que faz uma pessoa nascer surda?

– baixo peso ao nascer; – uso de antibióticos tóxicos ao ouvido e de diuréticos no berçário; – infecções congênitas, principalmente, sífilis, toxoplasmose e rubéola. – nas gestantes, doenças como sífilis, rubéola e toxoplasmose podem provocar a surdez nas crianças.

O que causa a surdez na gravidez?

As causas da surdez na gravidez e do zumbido podem ser variadas, mas geralmente estão relacionadas a mudanças hormonais e pressão arterial elevada. Durante a gravidez, os níveis de estrogênio e progesterona aumentam, o que pode causar inchaço nos ouvidos internos e levar a perda temporária de audição.

O que acontece para uma pessoa nascer surda?

A surdez é uma condição referente à perda auditiva que tem variadas motivações. Fatores genéticos, doenças de origem infecciosa, perda induzida por exposição e em decorrência da idade são algumas das causas para esta redução auditiva que não pode, nem deve, ser tratada como doença.

SURDEZ INFANTIL: causas, diagnóstico, tratamento e fatores de risco!

39 questões relacionadas encontradas

Tem como saber se o bebê é surdo na barriga?

Geralmente, a capacidade do bebê ouvir é avaliada ainda na maternidade com um teste de surdez, chamado de exame da orelhinha, que ajuda o médico a verificar a audição do bebê e a detectar precocemente algum grau de surdez.

Como saber se o RN é surdo?

Sinais de aviso: recém-nascido a 3 meses

Não responde à sons, músicas ou vozes. Não se acalma ao ouvir sons suaves. Não se move ou acorda com o som de vozes ou ruídos quando dorme em um local silencioso. Aos 2 meses, não emite sons vogais como “uuhhh” ou “aahh”.

Como é o choro de um bebê surdo?

Um bebê surdo não consegue ouvir o próprio choro, o que significa que ele não tem a mesma motivação para produzir sons altos. Em vez disso, o choro de um bebê surdo pode ser mais suave e menos audível. Alguns pais descrevem o choro de um bebê surdo como um murmúrio ou um som abafado.

Quando a criança nasce com surdez?

Na surdez congênita, a criança desenvolve a deficiência ainda na barriga da mãe. Ela pode se dar através de uso de medicamentos que prejudicam as células do ouvido pela gestante durante a gravidez; doenças que causam a surdez adquirida durante a gravidez; ou de causa hereditária.

É possível curar a surdez?

Nos casos de perda auditiva reversível, ou seja, que tem cura, o tratamento pode ser feito através de medicamentos para curar a infecção responsável pela surdez. Também é possível reverter o quadro através de cirurgias, que conseguem corrigir problemas como o tímpano furado, otosclerose, entre outras situações.

Qual o principal prejuízo de uma criança que nasce surda?

Como comentei anteriormente, a perda auditiva na infância pode trazer prejuízos para o desenvolvimento da criança e principalmente da fala e da linguagem, além de também poder afetar suas capacidades cognitivas, de interação social e até mesmo de coordenação motora e equilíbrio.

Quais são as quatro causas Pré-natais da deficiência auditiva?

Em recém-nascidos e lactentes a perda auditiva pode ocorrer por causas pré-natais (herança genética, síndromes genéticas, malformações da orelha interna, infecções congênitas pelo vírus da rubéola, citomegalovírus, herpes, toxoplasmose e sífilis, e também pelo uso de substâncias terato- gênicas durante a gestação); ...

O que fazer para prevenir a surdez?

A melhor forma de prevenir a surdez é adotar cuidados para preservar a sua audição, como evitar se expor a ruídos muito altos por tempo prolongado, não introduzir objetos nos ouvidos e manter hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e atividade física regular.

Quem nasce surdo pode aprender a falar?

A oralização pode ser bem-vinda, sim! Mas não se deve negligenciar o estímulo necessário para que o bebê surdo interprete o mundo visualmente. Segundo estudos, sem estímulos adequados, a criança surda, aos 5 anos de idade, terá um vocabulário que gira em torno de 50 palavras.

Quem nasceu surdo pode falar?

A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos falam, são os surdos oralizados, que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.

Qual exame detecta surdez em recém-nascido?

O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição.

Como saber se o bebê ouve?

Até um ano de vida Nesta fase o principal é perceber se a criança reage de alguma forma a qualquer estímulo sonoro. Até completar os primeiros 3 meses de vida, o bebê deve se surpreender com sons altos, ter atenção ao som da voz e reagir com sorriso ou expressão no olhar ao ouvir a voz dos pais.

O que pode prejudicar a audição do bebê?

Barulhos extremos podem afetar audição dos bebês, alerta especialista. A audição dos bebês é muito sensível e durante as festas de final de ano, quando ocorrem as queimas de fogos que ocasionam muito barulho, as crianças recém-nascidas podem sofrer danos na saúde auditiva.

Como lidar com bebê surdo?

Elogie a criança quando ela fizer um bom trabalho de audição; Mantenha um diário. Ouça os sons que a criança faz quando usa o aparelho; Alterações no modo que ela pronuncia as palavras (por exemplo, ela usa mais vogais ou consoantes quando produz ruídos?)

Quantos meses bebê procura som?

De acordo com os médicos, dos quatro aos seis meses o bebê já consegue movimentar os olhos na direção dos ruídos que escuta. Além disso, também é nessa idade que normalmente o nenê começa a prestar atenção quando ouve uma música, ou seja, outro indício que os pais podem observar.

Porque repetir o teste da orelhinha?

Além do teste orelhinha ao nascer, os bebês que têm risco aumentado para o desenvolvimento de problemas auditivos, podem ter que repetir o exame após 30 dias.

Quais são as doenças detectadas no teste da orelhinha?

Infecções congênitas (toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes, sífilis, HIV). Anomalias craniofaciais envolvendo orelha e osso temporal. Síndromes genéticas que usualmente expressam deficiência auditiva (como Waardenburg, Alport, Pendred, entre outras).

Qual é a primeira fase da criança surda?

Estudos mostram que a criança surda, filha de pais surdos, inicia o estágio de um sinal por volta de 6 meses enquanto que uma criança ouvinte iniciaria a linguagem oral em torno dos 12 meses; porém se sabe que essa produção gestual inicial é relativa ao balbucio de crianças sem deficiência auditiva.

Como melhorar a surdez?

5 dicas sobre como melhorar a audição:
  1. Cuidado com o volume. ...
  2. Use o fone de ouvido com moderação. ...
  3. Atividades físicas. ...
  4. Melhore a alimentação. ...
  5. Limpar o canal auditivo do jeito certo.

Quanto tempo dura a surdez temporária?

Geralmente, ocorre uma recuperação espontânea em quinze dias, porém, esses barulhos podem prejudicar as células auditivas permanentemente, tornando o paciente surdo sem que essa condição seja irreversível.

Artigo anterior
O que é Direito Penal tributário?
Artigo seguinte
Como eliminar sebo no couro cabeludo?