Quando usar Exmo ou Ilmo?
Perguntado por: Mateus Machado Correia | Última atualização: 21. September 2024Pontuação: 4.5/5 (32 avaliações)
3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.
Para quem se usa Exmo?
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
Quando se usa Ilustríssimo e Excelentíssimo?
2) Ora, os pronomes de tratamento são maneiras formais e cerimoniosas para tratar pessoas. Exs.: a) "Excelentíssimo Juiz: a testemunha não praticou o ato de que é acusada"; b) "Ilustríssimo Senhor Supervisor desse Órgão Ambiental: requeiro a possibilidade de intervir no procedimento administrativo".
Quando usar digníssimo e ilustríssimo?
Não é apropriado o uso do tratamento digníssimo (DD) para autoridades, pois a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo redundante a sua repetição. É desnecessário o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares.
O que usar no lugar de ilustríssimo?
2 altivíssimo, briosíssimo, digníssimo, excelentíssimo, nobríssimo, sublimíssimo.
EXCELÊNCIA OU EXCELENTÍSSIMO?
É obrigado a chamar juiz de Vossa Excelência?
Afinal, é obrigatório se referir a um juiz como Excelência? Não. Por mais que o cargo de juiz exija certa formalidade, o simples fato de não usar a palavra "Excelência" não é motivo para expulsar alguém de uma audiência ou puni-la, explica Thiago Bottino, professor de direito na FGV (Fundação Getulio Vargas) Rio.
É correto falar Excelentíssimo juízo?
319, I, a expressão "juízo a que é dirigida". Nesse sentido, doravante, ao endereçar uma petição esqueça a autoridade e o faça ao juízo, que, nesse caso, não é excelentíssimo, mas meritíssimo.
Sou obrigado a chamar o juiz de excelência?
É obrigatório chamar um juiz de Vossa Excelência? Não.
O que é um excelentíssimo?
1. Muito excelente. 2. Forma de tratamento cerimonioso que se dá a pessoas que têm ou a que se dá excelência (abreviatura: Ex.mo).
Como se abrevia excelentíssima juíza?
Entretanto, nos casos em que a supressão se dá no meio da palavra, a última letra, seja vogal seja consoante, encerrará a abreviatura: doutor – dr.; padre – pe.; Excelentíssimo – Exmo.; Sua Excelência – S. Exa.
Como devo me referir a um juiz?
Gramaticalmente, são chamadas de vocativos. Servem para que você CHAME O JUIZ (a). Ex.: Ao entrar ao gabinete/vara, fala-se: “Meritíssimo/ Excelentíssimo, posso entrar?" VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento.
Como abreviar Ilmo?
ilustríssimo, Ilustríssima = Il.mo, Ilmo., Il.ma, Ilma. madame (francês = senhora) = M.me, Mme.
O que significa Ilmª?
Vossa Alteza Ilustríssima (V. A. Ilmª.): para nobres mediatizados, como condes, na Alemanha.
Qual o masculino de Ilma?
Abreviatura de Ilustríssima. Masculino: Il.mo.
Como devo me dirigir a um juiz leigo?
Como devo me dirigir a um juiz leigo? Meritíssimo e excelência são os vocábulos mais comumente utilizados e os dicionários comuns chegam a atribuir a meritíssimo o sentido de sinônimo de juiz.
É correto dizer MM Juízo?
O correto agora é: Meritíssimo Juízo de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de São Francisco/MG. (Art. 319, I, do Novo CPC).
Como chamar um juiz informalmente?
Sendo assim, a forma de se referir é “meritíssimo juiz”, evitando o uso do termo “meritíssimo” isoladamente.
Pode chamar o juiz de doutor?
Porém, qualquer cidadão está autorizado a, se quiser, usar os vocativos “você” ou “tu” quando se dirigir a qualquer detentor de cargo público. Além disso, não é preciso usar nenhum pronome de tratamento para se referir a esses profissionais.
Qual é a forma feminina de juiz?
O feminino de juiz é juíza. Os substantivos terminados em –z são, em geral, comuns de dois, à excepção de palavras como andaluz, aprendiz, juiz e petiz, que têm forma feminina: andaluz – andaluza; aprendiz – aprendiza; juiz – juíza; petiz – petiza.
Qual é o feminino de Ilmo?
Ilma , abreviatura de Ilustríssima. Exemplo: ilma.
Qual o feminino de ilustríssimo?
ilustríssima | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Como se referir a um policial militar?
Como devo me dirigir a um Policial Militar? Com relação ao uso do pronome de tratamento “Vossa Excelência”, segundo o Manual da Presidência da República, deverá ser usado para oficiais generais. O comandante geral da polícia militar é coronel, ou seja, não é oficial general, sendo utilizado “Vossa Senhoria” mesmo.
Quais as principais características da audiência de instrução?
Quais os riscos de tomar remédio para emagrecer?