Quando usar demais?

Perguntado por: Matias Rocha de Leal  |  Última atualização: 27. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (6 avaliações)

Quando usar demais? A palavra demais, escrita tudo junto, é considerada um advérbio de intensidade. Assim, tem a capacidade de intensificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio. Nesse caso, demais significa algo em demasia e exprime excesso.

É bom demais ou de mais?

Bom demais ou bom de mais: a forma correta é bom demais. Nada demais ou nada de mais: o correto é nada demais. Amor demais ou amor de mais: a maneira correta de escrever é amor demais.

Quando devo usar de mais é demais?

  1. “Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”);
  2. “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

Quando usar demais é demais separado?

DEMAIS (junto) é advérbio de intensidade e deve ser usado após adjetivo, verbo ou advérbio. DE MAIS (separado) é uma locução adjetiva e refere-se a substantivo ou pronome. Cabe aqui uma reflexão sobre a frase: Essa mulher é demais.

Vai ser demais ou de mais?

De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso.

DEMAIS ou DE MAIS? Qual é o CORRETO? Quando Usar? (Aprenda com Exemplos)

26 questões relacionadas encontradas

Qual é o sinônimo de demais?

De forma excessiva: 1 excessivamente, sobejamente, demais, imenso, muito, sobremaneira, sobremodo, assaz, bastante, deveras, sobreposse, imensamente, exageradamente, em demasia, desmedidamente.

Como se escreve comi demais no jantar?

A palavra 'demais' é utilizada como um advérbio de intensidade, modificando assim os verbos, adjetivos ou outros advérbios. É sinônimo de excesso, de exagero, excessivamente, muito, muitíssimo e etc. Exemplos: Estou cheia, comi demais.

Qual a diferença entre onde é aonde?

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. A principal diferença é que, enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento.

Qual é o certo embaixo ou em Baixo?

O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto. Há algumas situações em que a palavra “baixo” é usada como adjetivo e poderá ser precedida da preposição “em”, dando origem a em baixo com grafia separada.

Estão ou estam qual o correto?

A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa. “Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Como usar se não é senão?

Senão ou se não: qual a diferença? A palavra “senão” é usada como sinônimo de “exceto”, “do contrário”, “a não ser”, “porém” ou “problema”. Já a expressão “se não” é utilizada no início de orações subordinadas adverbiais condicionais, causais ou temporais.

O que significa tarde demais?

Uma expressão usada para se referir a algo que já não dá mais para fazer. Algo como já era.

Qual é o contrário de demais?

O contrário de mais é: 1 pouco, menos, sem.

O que usar no lugar de mais?

8 além disso, ainda, também, igualmente, ademais, aliás. Exemplo: Ele não é de confiança e, mais, não estou interessada. Indica preferência: 9 melhor, antes, de preferência, preferentemente, preferencialmente, preferivelmente.

Como substituir grande quantidade?

Adjetivo
  1. cheio de.
  2. inúmeros.
  3. bastante.
  4. imenso.
  5. muito.
  6. grande.
  7. maior.
  8. pouco.

Qual é o certo em cima ou encima?

Em cima é uma locução adverbial de posição com significado de: no topo, no alto ou no cume — oposto de embaixo. Exemplo: “o livro está em cima da mesa”. Enquanto encima é uma conjugação do verbo encimar, com significado de colocar em cima ou elevar. Como: “a funcionária foi encimada gerente do restaurante”.

Qual é o correto acima ou a cima?

Espero, acima de tudo, que você se saia bem! Essa cidade está acima do nível do mar. O termo "a cima", é sinônimo de "para cima" e antônimo de "de baixo" ou "para baixo" e não leva crase. Ele significa que algo está no alto ou no topo, sendo formado pela preposição "a" mais o substantivo "cima".

Qual é a diferença entre acima e em cima?

Acima é advérbio que significa «em parte mais alta», e em cima e por cima são locuções adverbiais, respectivamente com o sentido de «na parte superior (com contacto)» e de «acima (sem contacto)».

Vai almoçar Onde ou aonde?

Essa é uma dúvida comum para quem escreve. No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.

Artigo anterior
Qual o melhor investimento hoje com pouco dinheiro?
Artigo seguinte
Como funciona a criptografia de chave assimétrica?