Como funciona a criptografia de chave assimétrica?

Perguntado por: Matilde Vera Matias Guerreiro Cunha  |  Última atualização: 27. Juli 2024
Pontuação: 4.3/5 (54 avaliações)

Existem dois lados em uma comunicação criptografada: o remetente, que criptografa os dados e o destinatário, que os descriptografa. Como o nome indica, a criptografia assimétrica é diferente em cada lado; o remetente e o destinatário usam duas chaves diferentes.

Como funciona a criptografia assimétrica?

A criptografia assimétrica ou criptografia de chave pública ou de dois fatores utiliza um par de chaves: uma pública e uma privada. A chave pública pode ser divulgada livremente para qualquer pessoa, enquanto a chave privada deve ser mantida em sigilo pelo seu dono.

Como funciona o método de chaves simétricas?

Algoritmos de chave simétrica são algoritmos para criptografia que usam a mesma chave criptográfica para encriptação de texto puro e decriptação de texto cifrado. A chave, na prática, representa um segredo compartilhado entre duas ou mais partes que pode ser usado para manter uma ligação de informação privada.

Como funciona a criptografia de chaves?

Sistemas de criptografia de chave privada usam uma chave única que é compartilhada entre o emissor e o receptor. Ambos devem possuir a chave; o emissor criptografa a mensagem utilizando a chave e o receptor decriptografa a mensagem utilizando a mesma chave.

Como funciona o certificado digital com criptografia assimétrica?

Criptografia assimétrica, ou de chave pública, é aquela que utiliza duas chaves diferentes para codificar e decodificar informações. (Foto: Freepik) A assinatura assimétrica utiliza duas chaves, uma pública e outra privada. Esse esquema faz com que a codificação seja fácil, mas a decodificação não.

Criptografia Assimétrica - Segurança da Informação - Dicionário de Informática

39 questões relacionadas encontradas

Qual criptografia é mais segura simétrica ou assimétrica?

Vantagens e desvantagens da criptografia assimétrica

A grande vantagem da criptografia assimétrica é que, por exigir duas chaves, a que dá acesso aos dados (no sentido de permitir alterações) nunca precisa ser divulgada. Por essa razão, essa técnica de segurança criptográfica é considerada mais segura.

Quais as vantagens e desvantagens da criptografia simétrica?

Portanto, a criptografia simétrica é adequada à criptografia e à descriptografia de uma grande quantidade de dados. Uma das principais desvantagens da criptografia simétrica é o uso da mesma chave tanto para criptografar como para descriptografar os dados.

Qual a diferença de chave simétrica e assimétrica?

A criptografia simétrica utiliza uma única chave para criptografar e descriptografar emails. A criptografia assimétrica, por outro lado, utiliza duas chaves diferentes: uma chave pública para criptografar a mensagem e uma chave privada correspondente para descriptografá-la.

Qual é a criptografia mais usada?

A simétrica é o tipo mais tradicional e provavelmente o sistema que as pessoas estão mais familiarizadas. Nele, a criptografia é realizada com base em uma única chave — que é utilizada para criptografar e também descriptografar uma mensagem.

São métodos de criptografia de chave simétrica?

Os principais algoritmos de criptografia simétrica são DES (Data Encryption Standard), 3DES (Triple DES), IDEA (International Data Encryption Algorithm), RC2 e RC4 e AES (Advanced Encryption Standard).

Quanto ao uso de chaves assimétricas?

A criptografia assimétrica é usada principalmente para criptografar e descriptografar chaves de sessão e assinaturas digitais. A criptografia assimétrica usa algoritmos de criptografia de chave pública . Os algoritmos de chave pública usam duas chaves diferentes: uma chave pública e uma chave privada.

Quais as desvantagens da criptografia assimétrica?

A desvantagem da criptografia assimétrica está no custo e no tempo. Por trabalhar com chaves muito grandes, o processamento das chaves para codificar e decifrar as informações pode demorar muito.

Quais são os três protocolos que usam algoritmos de chave assimétrica?

Exemplos de protocolos usando algoritmos de chave assimétrica incluem:
  • S/MIME.
  • GPG, uma implementação de OpenPGP.
  • Troca de chave pela Internet.
  • PGP.
  • ZRTP, um protocolo seguro VoIP.
  • Secure Socket Layer, agora codificado como o padrão IETF.
  • Segurança de camada de transporte (TLS)
  • SILC.

Quais os principais algoritmos de criptografia de chave simétrica e assimétrica?

Algoritmos suportados: hashing: MD5, SHA-1 - simétricos: CAST-128, IDEA e 3DES - assimétricos: RSA, Diffie-Hellman e DSS.

Qual é a criptografia mais forte?

AES é a criptografia avançada, reconhecidamente o melhor método que há atualmente. Em 128 bits, a criptografia se torna mais forte porque também é receptiva às chaves de 192 e 256 bits.

Qual método de criptografia é mais seguro?

Qual Método de Criptografia é o mais Seguro? Muitos consideram o Advanced Encryption Standard (AES) como o algoritmo mais seguro para criptografia simétrica.

Qual o método de criptografia mais seguro?

Bastante popular entre as empresas de tecnologia, o AES é um dos algoritmos mais seguros da atualidade. A criptografia AES é disponibilizada em três opções de tamanho: 128 bits, 192 bits e 256 bits.

São exemplos de criptografia assimétrica?

Exemplo de caso de uso para criptografia assimétrica

Nesse cenário, qualquer pessoa com acesso à chave pública pode criptografar a chave de criptografia de dados (DEK, na sigla em inglês). Somente o Cloud KMS pode descriptografar a DEK criptografada em nome do proprietário da chave assimétrica.

Qual a desvantagem de usar chave simétrica?

A vantagem da criptografia simétrica é que ela é rápida e eficiente, podendo processar grandes volumes de dados. A desvantagem é que a chave deve ser mantida em sigilo e transmitida de forma segura, o que pode ser difícil em alguns casos.

Qual é o tamanho mínimo das chaves usadas atualmente na criptografia assimétrica?

A partir de 2002, uma chave assimétrica de 1024 bits de comprimento foi geralmente considerada o mínimo necessário para o algoritmo de encriptação RSA.

Quais são os 4 principais objetivos da criptografia?

Confidencialidade: disponibiliza as informações somente para usuários autorizados. Integridade: garante que as informações não tenham sido manipuladas. Autenticação: confirma a autenticidade das informações ou a identidade de um usuário. Não repúdio: impede que um usuário negue compromissos ou ações anteriores.

Onde é usada a criptografia simétrica?

Algoritmos de criptografia simétricas

Também é usado em sistemas corporativos ou controlados, em que as partes envolvidas podem compartilhar a mesma chave de forma segura (redes corporativas, comunicação entre servidores, sistemas de backup, dentre outros).

Qual pessoa fica com a chave pública e a privada na criptografia assimétrica?

A solução é usar a criptografia assimétrica. Assim, a sua mensagem é cifrada com a chave pública do destinatário, que pode divulgar sem problemas. Assim, só ele poderá decifrar a mensagem com sua chave privada, que guardará em segredo.

O que acontece se uma pessoa perde a sua chave privada em um sistema de criptografia assimétrica?

O que acontece se eu perder a chave de criptografia? Como os arquivos criptografados só podem ser acessados com a chave de criptografia, a perda dela pode resultar em perda permanente de dados.

Qual a relação entre Assinatura digital e criptografia de chave assimétrica?

Com tudo isso, a criptografia assimétrica usado nos Certificados digitais da Certisign garante que a informação trafegada seja à prova de interceptações ou fraudes. Dessa forma, a integridade dos dados é garantida, o que garante a autenticidade do documento e, consequentemente, sua validade jurídica.

Artigo anterior
Quando usar demais?
Artigo seguinte
Como calcular o volume de uma caixa d'água?