Quando usar crase no plural?

Perguntado por: Henrique Pereira de Valente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (15 avaliações)

Crase só ocorre em expressões com palavras femininas, nunca em expressões com palavras masculinas: “Saiu às pressas”, “Pagou a prazo”. 5. Crase antes de palavras femininas no plural só ocorre se a sua forma for no plural também: “Vou às festas” ou “Vou a festas”.

Tem crase em As?

às... ocorre crase porque há uma determinação das horas. Ocorre a contração da preposição de com o artigo as antes da primeira hora (de + as = das), ocorrendo também a contração da preposição a com o artigo as antes da segunda hora (a + as = às).

Quando um a sem os de plural vem antes de um nome plural?

A crase não deve ser empregada junto a nomes apresentados na forma plural. Nas orações em que aparecem um termo regido pela preposição "a" acompanhado de nomes no plural, não se verifica a contração da preposição e o artigo, portanto o acento grave indicativo da crase não é admitido.

Quando usar a crase no a?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Quando o uso da crase é facultativo?

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Português é Possível #4 - CRASE COM PALAVRAS NO PLURAL + QUESTÕES

31 questões relacionadas encontradas

Quando o uso do artigo é facultativo?

a) É facultativo o emprego do artigo antes de nomes próprios personativos quando há ideia de familiaridade ou afetividade. Exs: O Pedro é meu primo mais velho / Cristina é amiga para todos os momentos. b) Recomenda-se o uso do artigo depois do numeral “ambos”. Ex: Ambos os colegas estão pleiteando a vaga de monitoria.

O que é um caso facultativo?

Facultativo é a qualidade daquilo que não é obrigatório. Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.

Quanto ao ou quanto a?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Não tem crase antes de plural?

4. Crase só ocorre em expressões com palavras femininas, nunca em expressões com palavras masculinas: “Saiu às pressas”, “Pagou a prazo”. 5. Crase antes de palavras femininas no plural só ocorre se a sua forma for no plural também: “Vou às festas” ou “Vou a festas”.

Qual palavra não está no plural?

Substantivos como água e paciência não admitem plural — são os chamados não-contáveis. Água só assume a forma de plural mudando de significado para designar um tipo ou uma certa qualidade dessa matéria («águas de mesa» = «marcas/qualidades de água de mesa»).

O que é plural dos nomes?

Apesar de parecer estranho, segundo a ortografia oficial, os nomes próprios estão sujeitos às mesmas regras estabelecidas para os nomes comuns. Isso significa que os nomes próprios também variam no plural. Logo, é correto escrever as Marias, os Joões, os Pedros, os Robertos, etc.

Como escrever das 8h às 12h?

Na tua pergunta, quando escreves "DAS 8h", fica claro que o artigo está presente (das é formado pela preposição de mais o artigo as); conseqüentemente, antes de 12h ele também deverá estar: " DAS 8h ÀS 12h" - com acento indicativo de crase.

Tem crase No as de horas?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

Como se utiliza as?

Já para expressar o sentido de que algo ou alguém é tanto quanto a outra coisa ou pessoa, é preciso que a sentença contenha "as...as". Veja os exemplos abaixo: He is as tall as his father.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como decorar o uso da crase?

A regra geral é não usar a crase antes do QUE. Porém, o acento grave é empregado quando houver a junção entre a preposição A com pronome demonstrativo A equivalente a AQUELA. Para não ter confusão, tente trocar o substantivo feminino antecedente por um masculino. Caso ocorrer AO QUE ou AOS QUE, haverá crase.

Por que a palavra As está no feminino plural?

O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for feminina, mas plural, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Quanto à data ou quanto à data?

A forma correta de escrita é até à data de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a contração à. Até à data advém do uso da preposição até + a [com o sentido de um tempo limite em que alguma coisa, evento etc. termina ou deve terminar] em relação a a data [data presente ou limite final temporal].

Que se refere à ou a?

Referente à é o correto. Se a palavra seguinte for masculina ficará referente AO, isso comprova que ocorre crase se a palavra for feminina. Se o caso for "referente a valores e prazos" (no que se refere a valores e prazos), não se usa crase.

Quanto ao significado?

Na opinião de (ex.: quanto a mim, Lisboa é uma das cidades mais bonitas).

O que significa facultativo na escola?

Geralmente, são datas comemorativas ou importantes para a história, mas que não fazem parte do calendário de feriados oficiais. Por isso, são decretadas como ponto facultativo, o que significa que nesses dias pode-se optar por ter ou não expediente de trabalho.

Em que casos o artigo definido pode ser usado?

Os artigos definidos (o, a, os, as) definem ou individualizam, de forma precisa, os substantivos, seja uma pessoa, objeto ou lugar. Exemplos: O garoto foi jantar na casa dos pais.

Pode usar artigo antes de nome próprio?

No Brasil, na linguagem oral, informal, o emprego do artigo antes de antropônimo ("nome próprio de pessoa") varia de região para região. No Nordeste, por exemplo, não há artigo. Lá, as pessoas vão votar "em Dilma" ou "em Serra" (ou em nenhum dos dois).

Pode usar artigo antes de pronome possessivo?

Diante dos pronomes possessivos que acompanhem substantivos, o uso do artigo é facultativo, ou seja, tanto pode ser usado quando não. Observe os seguintes exemplos: – Gosto de sua irmã. / Gosto da sua irmã. Ambas estão certas, pois o pronome possessivo sua acompanha o substantivoirmã.

Como escrever corretamente as horas?

A grafia que deve ser adotada em jornais, sentenças, acórdãos, convites, convocações, cartazes e coisas do gênero é a seguinte:
  1. Hora redonda: às 8 horas ; 10 horas ou 10 h [abreviação sem 's' e sem ponto]
  2. Hora quebrada: às 8h35min ; 10h05min ; 10h35 [sem dar espaço entre os elementos]

Artigo anterior
Como saber o pH da solução?
Artigo seguinte
Quais são os resíduos de fontes especiais?