O que é visão clínico terapêutica?
Perguntado por: Marta Leonor Rodrigues de Abreu | Última atualização: 21. April 2024Pontuação: 4.8/5 (10 avaliações)
A perspectiva clínico-terapêutica induz a uma relação direta entre as deficiências auditivas e certos problemas emocionais, sociais, lingüísticos e intelectuais como se fossem inerentes à surdez.
O que é um modelo clínico-terapêutico?
O modelo clínico-terapêutico, preocu- pado principalmente com o diagnóstico e a reabilitação, reforça a visão da educação como método reabilitador co- locado em cena a partir do diagnóstico médico, orientando a atenção para a cura do problema auditivo, correção de defeitos da fala e treinamento de habilidades como ...
O que é visão clínica da surdez?
A visão clínica enfatiza a surdez como uma deficiência, algo a ser corrigido, curado ou amenizado sempre que possível. Nesta visão o surdo tem que se adaptar à cultura ouvinte para ser considerado aceitável na sociedade.
Como a abordagem clínico terapêutica conceitua a pessoa com surdez?
A surdez pode ser vista como deficiência – o que gera um olhar “clínico-terapêutico”; ou como uma diferença – representada pelo modelo “sócioantropológico”. E essas diferentes visões e formas de representar a surdez deixaram – e ainda deixam – marcas na educação e na vida dos surdos.
Quando Difundiu-se o modelo clínico-terapêutico da surdez?
No Brasil, dos anos 2000, a educação de surdos se encontrava ainda fortemente marcadas por concepções e práticas de normalização, calcadas no modelo clínico-terapêutico da surdez (SKLIAR, 1998) que tem como principal objetivo a oralização das crianças e jovens surdos, por meio de programas, metodologias e técnicas de ...
Concepções da surdez: Clínica-patológica e Socioantropológica | Escola de Libras (eLibras)
Qual é a visão clínica médica sobre os surdos qual é a visão sócio-antropológica sobre a surdez?
Para Viviane Oliveira (2017), a visão clínica-patológica desvaloriza as capacidades do surdo e o excluí, pois trata a surdez como doença em busca de uma cura, enquanto a visão sócio-antropológica compreende o sujeito por sua diferença e não na deficiência, respeitando sua língua e cultura.
Qual concepção tinha um modelo clínico em que o surdo deveria se integrar na sociedade?
De acordo com Goldfeld (2002), essa concepção de educação enquadra-se no modelo clínico, destacando a importância da integração dos surdos na comunidade de ouvintes. Para isto ocorrer o sujeito surdo deve aprender a falar por meio de reabilitação da fala em direção à “normalidade” exigida pela sociedade.
Quais são as duas principais formas de abordar a surdez?
Existem duas vertentes dentro da filosofia Bilíngüe. Uma defende que a criança com surdez deve adquirir a língua de sinais e a modalidade oral da língua, o mais precocemente possível, separadamente.
Quais são as visões da surdez sobre a pessoa surda?
A visão sociológica do surdo percebe o sujeito enquanto pessoa e a Língua de sinais enquanto cultura, disso surge o termo cultura surda. Não há o que ser curado, nem mesmo há doença. Há alguém com características e cultura diferenciadas, por isso exigem respeito e reconhecimento de sua Língua.
Qual a visão da sociedade para com o sujeito surdo?
Historicamente, os surdos, como parte das minorias nacionais, sempre foram vistos como “sujeitos dignos de pena” pela sociedade, uma vez que são considerados “menos capazes que os 'ouvintes'”.
O que caracteriza o conceito de deficiência surda nas visões clínica e antropológica?
A visão socioantropológica da surdez traz a compreensão de que os surdos constituem um grupo minoritário, que se agrupam para discutir e opinar sobre suas vivências utilizando os sinais, pelo fato de serem seres visuais. A língua de sinais permite a comunicação e a interpretação de suas histórias e culturas.
Qual é a visão sócio antropológica sobre a surdez?
A visão sócioantropológica da surdez que caracteriza o surdo como sendo um sujeito de condição distinta, primordialmente, em seu aspecto linguístico e cultural, sustentando a defesa da LIBRAS como primeira língua a ser oferecida para as pessoas surdas.
Qual a diferença entre surdo é deficiente auditivo na visão antropológica?
As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.
Quais são as principais abordagens de ensino na educação de surdos?
O Oralismo, a Comunicação total e o Bilinguismo são as abordagens de ensino que mais influenciaram e ainda influência a concepção sobre o sujeito surdo, a língua de sinais e a cultura surda. Na abordagem oralista o foco era fazer os estudantes a oralizar, tornando-os parecidos com os ouvintes.
Qual é o dia nacional do surdo?
26 de setembro: Dia Nacional do Surdo
O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Qual a origem da libra?
A Libras, assim como várias outras Línguas de Sinais pelo mundo, possui origem na Língua de Sinais Francesa (LSF). E foi criada junto com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Quais são as 7 identidades surdas?
A seguir apresentam-se as sete identidades surdas indicadas por Perlin (1998), dentre as quais: Identidade surdas (Identidades Políticas); Identidade surdas híbridas; Identidade surda de transição; Identidade surda intermediária ou (incompleta); Identidade surda flutuante; Identidade surda embaçada e Identidade surda ...
Quais são os 5 tipos de identidade?
- Identidade de transição. ...
- Identidade inconformada. ...
- Identidade flutuante. ...
- Identidade híbrida. ...
- Identidade incompleta.
Quais são as quatro principais identidades da pessoa surda?
- 1 – Identidade surda.
- 2 – Identidade surda híbrida.
- 3 – Identidade surda de transição.
- 4 – Identidade surda flutuante.
- 5 – Identidade surda embaraçada.
Qual é a melhor forma de comunicação com o surdo?
Seja expressivo
Outro ponto fundamental é utilizar de expressões faciais e corporais, falando devagar e articulando bem a boca. Pode-se utilizar também gestos, mímicas, acenos naturais ou, até mesmo, tocar a pessoa para que ela entenda que você deseja passar uma mensagem. Só não vale tentar inventar sinais.
Quais são as três metodologias no ensino de surdos?
São elas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. De acordo com Goldfield (1997) o Oralismo ou filosofia oralista visa a integração da criança com surdez na comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral (no caso do Brasil, o português).
Qual é a melhor forma de ensinar alunos surdos?
as metodologias a serem utilizadas para ensinar alunos surdos, devem levar em conta uma variedade de formas de comunicação, devendo ainda incluir métodos visuais de comunicação, como pôsteres, vídeos legendados, comunicação por meio da linguagem de sinais.
Qual o modelo de inclusão mais defendido pelos surdos atualmente?
O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda. A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo.
Quem é o pai dos surdos?
O patrono da nossa escola é: Charles Michel de L'épée, nascido em 25 de novembro de 1712, em Versalhes, França, foi um educador filantrópico francês do século XVIII, que ficou conhecido como o “Pai dos surdos”“.
O que é o bilinguismo que as pessoas surdas usam?
Se o bilinguismo é definido como o uso de duas ou mais línguas, é possível afirmar que a maioria das pessoas surdas que usa a língua de sinais e a língua majoritária pode ser considerada bilingue.
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