O que Jesus falou sobre o divórcio?

Perguntado por: Nelson Sebastião Antunes de Amaral  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (18 avaliações)

Aos discípulos, Jesus diz o seguinte: «quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério em relação a ela; e se ela, tendo-se divorciado do marido, casar com outro, comete adultério» (Marcos 10:11-12).

Quando o divórcio é permitido na Bíblia?

O divórcio é permitido em caso de adultério, abandono inevitável e morte do cônjuge.

Quem se divorciar e casar de novo e salvo?

A partir de agora é possível voltar a casar logo após um divórcio. O diploma que põe fim a este conceito legal entra em vigor esta terça-feira. A lei remonta ao início de 2017, quando o Bloco de Esquerda apresentou no Parlamento uma proposta que previa um prazo de 180 dias para voltar a casar, comum a ambos os sexos.

O que a Bíblia fala sobre o divórcio?

Deus nos diz que, independente da distância que causa a separação entre as pessoas, sempre podemos orar uns pelos outros, e sempre estaremos juntos através de Jesus, o nosso salvador. Por isso, não devemos nos deixar entristecer por momentos de separação, ainda que seja um divórcio ou morte de um ente querido.

O que a Bíblia fala sobre divórcio e novo casamento?

Em Mateus 19:9 Jesus discute o divórcio, novo casamento e adultério. Em Mateus19:18 Ele cita o sétimo mandamento: “Não cometerás adultério.” Os dois textos usam um verbo com uma raiz comum. Outra vez o casamento é muito importante para Jesus.

Revelando a verdade sobre o Divórcio

19 questões relacionadas encontradas

Quando Deus separa um casal?

Alguns cristãos afirmam que a única justificativa para que uma separação aconteça é o adultério. Existem varias razões para se recorrer ao divórcio sem que isso seja visto como uma violação dos votos sagrados que o casal fez perante Deus.

Pode casar com quem já foi casado?

A única possibilidade do casado voltar a ser solteiro, é tendo o seu casamento anulado judicialmente. Isso significa que o casamento nunca existiu e portanto o indivíduo nunca foi casado. Neste caso, se era solteiro antes, volta a ser solteiro como estado civil.”

Quem casou pode casar de novo?

A resposta é não. A separação judicial põe fim apenas à sociedade conjugal. Ou seja, o vínculo jurídico criado pelo casamento só pode ser desfeito pela morte de um dos cônjuges, pelo divórcio ou pela sentença que declara nulidade do mesmo.

Quanto tempo depois do divórcio a pessoa pode se casar novamente?

O prazo internupcial atualmente previsto no Código Civil impede o segundo casamento num prazo de 180 dias após o divórcio ou viuvez, no caso dos homens, e de 300 dias no caso das mulheres (180 dias se apresentarem um atestado médico em como não estão grávidas), uma disposição que consta da lei desde 1966.

Sou divorciado posso casar novamente na Igreja?

Após o decreto do divórcio não é preciso esperar para se casar novamente. É simples, não há prazo. Basta estar com sua certidão de casamento averbada em mãos e na sequência, dar início ao procedimento no cartório para se casar.

Porque o divórcio é permitido na Lei de Moisés?

Eis a explicação de Jesus: Moisés não deu qualquer permissão para divorciar. O divórcio existia muito antes do que ele. Ele somente estabeleceu regras e limites para uma situação problemática que sempre existiu e era aceita por todos. Não exigiu dos israelitas um comportamento superior ao dos outros povos.

Como casar com a mesma pessoa depois do divórcio?

Desta forma, este restabelecimento deverá ser feito através de uma ação judicial na qual o casal poderá solicitar que sua relação seja novamente reconhecida, sem que seja necessário um novo casamento.

É crime casar duas vezes?

O delito de bigamia está previsto no art. 235 do Código Penal, punindo tanto o agente casado que contrai novo casamento (caput), quanto o cônjuge solteiro que convola núpcias com pessoa casada, ciente desse fato (§ 1o).

Quando saber que o casamento chegou ao fim?

O fim do casamento pode representar o fim de planos, expectativas e projetos de futuro. Algumas pessoas se veem perdidas quando precisam de repensar suas rotinas e prioridades. Mas esta fase pode ser percebida como um momento de oportunidade para se "redesenhar" e criar novos planos e estratégias.

O que Deus quer para o casal?

O casal deve focar os mesmos objetivos para se dar bem, triunfar, ser feliz, estabelecendo o casamento testemunhando a Jesus. O que um quer do outro é: respeito, atenção, carinho e amor.

É pecado namorar antes do divórcio?

O artigo 1.723, § 1º do Código Civil, prevê que a união estável não poderá ser constituída se houver algum impedimento, o que não é o caso da separação de fato e ainda não houve divórcio, pois se já separados de fato o casal não vive mais junto e não há mais a coabitação e o dever de respeito entre ambos.

Pode se casar mais de uma vez no civil?

As pessoas podem se casar quantas vezes quiserem. E o prazo mínimo para pedir separação judicial caiu para um ano após o casamento, em vez de dois. O divórcio agora é possível dois anos após a separação de fato (e não cinco) ou um ano depois da judicial. ... O casamento civil é gratuito para todos que se declararem pobres.

Quando bigamia deixou de ser crime?

O crime de bigamia ainda existe. O que foi revogado foi o crime de adultério em 2005. Nos termos do Código Penal, o crime de bigamia está tipificado em seu artigo 235: Art.

Como provar bigamia?

IV - declaração do estado civil, do domicílio e da residência atual dos contraentes e de seus pais, se forem conhecidos; V - certidão de óbito do cônjuge falecido, de sentença declaratória de nulidade ou de anulação de casamento, transitada em julgado, ou do registro da sentença de divórcio.

É possível anular o divórcio?

O divórcio pode ser anulado? Em regra, a resposta a essa pergunta é não. Uma vez decretado o divórcio e já transitada em julgado a sentença, não é possível a sua anulação, uma vez que já houve total dissolução do vínculo matrimonial.

Tem como desistir do divórcio?

Para divórcios litigiosos, pode-se solicitar a desistência, desde que o outro cônjuge não tenha sido citado. Com a ocorrência da citação, a outra parte deverá concordar com o pedido de desistência, ou seja, caso a parte contrária já tenha oferecido defesa, a desistência, neste caso, dependerá da sua concordância.

Qual igreja aceita casamento de divorciados?

Outra, de rito católico latino, que aceita o casamento de divorciados é a Igreja Católica Apostólica Brasileira, conhecida como Igreja Brasileira, fundada na década de 1940, a partir de um cisma na Igreja Católica Apostólica Romana, liderado pelo bispo Dom Carlos Duarte Costa, o Bispo de Maura.

Sou divorciado posso ser padre?

A Igreja é, para Bergoglio, “a casa paterna na qual há espaço para todos” e da qual os divorciados também “podem fazer parte”. É o primeiro Papa que afirma que os divorciados não devem ser afastados da comunhão, uma ideia que Francisco tinha sugerido em outras ocasiões.

O que os casais de segunda união pode fazer na Igreja?

O Bom Pastor é um movimento aberto, onde pode fazer parte qualquer casal em que pelo menos um dos dois tenha sido casado, e que através dessa segunda união tenha formado uma nova família. Para participar basta procurar uma das paróquias da diocese de Torres, deixando o nome do casal e telefone para contato.

É possível modificar partilha já homologada?

A homologação de um acordo diverso daquele já homologado e transitado em julgado em ação de divórcio consensual é possível mesmo nos casos em que o novo ajuste envolve partilha de bens diferente da que havia sido estabelecida inicialmente entre as partes.

Artigo anterior
Estou tossindo muito o que devo tomar?
Artigo seguinte
Como atualizar a maquininha moderninha Pro 2?