É possível fazer modificações nos contratos quais modificações são permitidas?

Perguntado por: Sebastião Gabriel Baptista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (63 avaliações)

Os contratos administrativos poderão ser alterados unilateral ou bilateralmente. I. alteração unilateral: por força da prerrogativa da administração pública, que atua com supremacia, excepcionando a norma fundamental da imutabilidade dos contratos. Essa primazia vem disciplinada no artigo 58.

O que pode ser alterado em um contrato?

É importante ressaltar que, os contratos só podem ser alterados por expressa vontade dos envolvidos, e, por isso, o termo aditivo deve ser assinado por ambas as partes. Além disso, só é possível aditar contratos vigentes. Sendo assim, nos casos em que o contrato já foi extinto é necessário elaborar um novo.

Quais as espécies admitidas de alteração dos contratos administrativos?

No artigo 65 são elencadas as diferentes hipóteses de alterações nos contratos administrativos, sejam elas unilaterais (inciso I) ou consensuais (inciso II).

Como alterar contrato já assinado?

Caso esteja em uma situação como essa, você pode entrar em contato com o fornecedor para pedir a alteração, anulação ou revisão dos itens. Vale ressaltar que a anulação ou modificação de uma cláusula não invalida o contrato, exceto quando essa ação gerar um dever excessivo para qualquer uma das partes.

É possível haver alteração na quantidade do objeto contratado?

E quando o objeto da contratação é dividido em itens, o acréscimo deve respeitar a proporcionalidade de seus quantitativos, conforme já apontou o Tribunal de Contas da União: “Nenhum acréscimo ou supressão poderá exceder os limites estabelecidos pela Lei de Licitações.

CONTRATOS - PRINCÍPIO DA FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS E MODIFICAÇÕES DA LEI 13.874/2019

43 questões relacionadas encontradas

É possível alteração do contrato administrativo?

Os contratos administrativos poderão ser alterados unilateral ou bilateralmente. I. alteração unilateral: por força da prerrogativa da administração pública, que atua com supremacia, excepcionando a norma fundamental da imutabilidade dos contratos. Essa primazia vem disciplinada no artigo 58.

Pode alterar o objeto da licitação?

Porém, em hipóteses excepcionais, devidamente justificadas em face de um fato superveniente à sua celebração, tem a Administração a possibilidade de alterar o instrumento contratual, respeitados os limites definidos no ordenamento e sem desnaturar o objeto contratado. Nesse aspecto, a Lei de Licitações: “Art. 65.

Como fazer um adendo ao contrato?

Como usar o aditivo contratual? Qualquer aditivo de contrato deve conter os dados das partes envolvidas e informações sobre o que está sendo ajustado. É obrigatório informar o número da cláusula que está sendo modificada, detalhar as alterações e ainda indicar que as demais cláusulas não serão mudadas.

Qual o único documento aceitável para realizar uma mudança em um contrato assinado?

O aditivo contratual nada mais é do que um complemento ao contrato assinado inicialmente. Sempre que há uma alteração em alguma cláusula, é importante que seja documentado em forma de um termo assinado pelas partes.

Como se faz um aditivo de contrato?

Dicas para realizar um aditivo de contrato corretamente

Portanto, dados pessoas do contratante (seja pessoa física e jurídica), informações sobre a parte acrescentada ao contrato original. Além disso, devem constar o número da cláusula alterada e a indicação das demais que permanecerão intactas.

Quais são os tipos de contratos administrativos?

As modalidades dos contratos administrativos subdividem-se em cinco tipos específicos: contrato de obra pública (por empreitada ou por tarefa); contrato de serviço; contrato de fornecimento; contrato de gestão; e contrato de concessão.

Quais os tipos de contratos da Administração Pública?

Os contratos realizados com a Administração Pública podem ser divididos em 5 tipos, de acordo com o objeto da contratação: contratos de obras públicas, de prestação de serviços, de fornecimento, de gestão, de concessão e de alienação. Para entender sobre essas modalidades, abordaremos cada uma delas abaixo.

Quais as hipóteses de alteração unilateral pela Administração?

I – unilateralmente pela Administração: a) quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos; b) quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei; (…)

Quando o contrato de trabalho pode ser alterado?

A CLT estabelece algumas condições lícitas em que o empregador poderá alterar o contrato de trabalho, a saber: mudança do local de trabalho desde que não se caracterize a transferência, ou seja, desde que não haja a mudança de domicílio do empregado; mudança de horário (de manhã para tarde ou de noturno para diurno);

Quais são os requisitos para alteração no contrato de trabalho?

468 da CLT, a alteração do contrato de trabalho, para ser válida, deve atender dois requisitos cumulativos fundamentais: ela deve provir de mútuo consentimento, ou seja, o empregado também deve concordar com a alteração pretendida pelo empregador, e não pode implicar em prejuízo ao trabalhador, de modo que de nada ...

Quais os requisitos para alteração do contrato de trabalho?

Em relação às mudanças que podem ser feitas no contrato de trabalho, O artigo 468 da CLT estabelece que só é licita a alteração por mútuo consentimento, e que não resulte, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado. Caso haja descumprimento do dispositivo, a cláusula pode ser anulada.

O que é documento aditivo?

Nesse caso usa-se termo aditivo, que significa um documento usado para alterar, modificar ou corrigir uma cláusula contratual.

Quando um contrato tem valor legal?

Para que um contrato tenha valor jurídico é fundamental a observância dos requisitos legais de validade dos negócios jurídicos e dos possíveis defeitos do negócio jurídico (que podem tornar o negócio jurídico nulo ou anulável).

O que é retificação de contrato?

É a ação de retificar em parte uma certidão, contrato, etc., e ratificar os demais termos não alterados. É um termo muito usado na área jurídica. Em linguagem mais simples, rerratificar é corrigir ou alterar (=retificar) parte de um documento e confirmar (=ratificar) o restante.

Quando fazer um adendo de contrato?

Quando houver modificação do projeto ou das especificações do contrato; Quando forem necessárias mudanças no valor do contrato; Quando houver acordo entre as partes sobre algum detalhe do contrato, Quando for necessária a modificação da forma de pagamento.

O que significa adendo num contrato?

Adendo é um termo utilizado contratos, manuais, dossiês, docum Um adendo é sempre acrescentado complementar ou adicionar alguma consta no texto principal. zer um novo contrato, então é feito apenas uma ulas, onde ambas as partes devem concordar.

Como fazer ressalva em contrato imobiliário?

Tanto o locador como o locatário podem fazer ressalvas no contrato imobiliário antes da assinatura do mesmo. Isto é muito útil em contratos impressos onde alguma cláusula pode não ser aceitável por uma das partes. A ressalva pode ser escrita no final do contrato, mas antes das assinaturas.

Pode haver mudança do objeto da licitação quando da renovação do contrato?

65, I, b, da Lei 8.666/93, a preferência aos limites é expressa, uma vez que os contratos podem ser alterados unilateralmente 'quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei'.

Pode a autoridade concedente alterar o objeto do contrato para incluir essas modificações?

Pode a autoridade concedente alterar o objeto do contrato, para incluir essas modificações? Sim, pelo princípio da mutabilidade dos contratos administrativos, desde que a alteração se justifique pelo interesse público, não desfigure a essência do contrato e seja mantido o seu equilíbrio econômico-financeiro.

O que são alterações qualitativas?

Alterações qualitativas são também aquelas decorrentes de modificações de projeto ou de especificações, para melhor adequação técnica aos objetivos da Admi- nistração (art. 65, I, a). Objetivo da Administração é a satisfação do interesse público.

Artigo anterior
Como ter autocuidado?
Artigo seguinte
Quantos algarismos 1 tem de 1 a 999?